Devido ao atual cenário de pandemia, inúmeras empresas adotaram o regime de home office para diminuir os riscos de contágio pela Covid-19 entre os funcionários. De acordo com uma pesquisa realizada pelo jornal Valor Econômico, 43% das empresas brasileiras aderiram ao trabalho remoto. Na maioria delas, o formato será permanente. Com essa mudança inesperada de rotina, a qualidade do sono é prejudicada, o que pode impactar diretamente a produtividade durante as horas de trabalho. No post de hoje, o blog da CPAPS preparou um conteúdo especial para explicar mais sobre essa relação.
Veja também! Pandemia aumentou o número de pessoas com distúrbios do sono
Qual é a relação entre sono e produtividade?
Dormir bem é muito importante para dias mais produtivos, já que a privação do sono pode causar desatenção e sonolência diurna, o que pode interferir em todas as atividades diárias e prejudicar a produtividade no trabalho. Isso acontece porque, durante as fases do sono, o corpo descansa e se recupera para o próximo dia. Além disso, existem hormônios que são liberados exclusivamente durante a noite, como o do crescimento e a leptina, que atua no combate ao apetite.
Conhecida pela sigla REM (em português, Movimento Rápido dos Olhos), a fase mais profunda do sono abrange cerca de 20% da noite. É nela em que ocorrem os sonhos e a consolidação do aprendizado e da memória. Por isso, é importante que as pessoas durmam um sono completo.
Caso isso não aconteça, os afazeres do trabalho podem ficar comprometidos.
Luz azul das telas

Com a adoção do home office, muitos têm encontrado dificuldade para dormir, uma vez que passam mais tempo em frente a telas eletrônicas, como computadores e smartphones. De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, quando utilizamos algum aparelho eletrônico à noite, o nosso corpo se engana com a luz azul emitida por eles. E, assim, passamos mais tempo acordados.
Como melhorar a saúde do sono?
Para evitar impactos negativos em sua produtividade durante o home office, é fundamental cuidar da saúde do sono, por meio da higiene do sono, ou seja, com a adoção de atividades rotineiras que auxiliam a dormir melhor. Algumas delas são: estabelecer e respeitar um horário para dormir e acordar, que contemplando ao menos 7 horas por noite; manter uma temperatura agradável no quarto, com luzes apagadas e sem ruídos; evitar consumo de bebidas com cafeína tarde da noite e se desconectar dos aparelhos eletrônicos pelo menos 30 minutos antes de deitar.
Dicas para acabar com a sonolência no trabalho
Além de uma boa noite de sono, alguns hábitos podem te ajudar a evitar sonolência no trabalho, que pode influenciar, de forma negativa, sua produtividade. Listamos alguns deles:
- Fazer lanches nutritivos (como iogurte com aveia, frutas secas e leite com mel, por exemplo);
- Beber mais água;
- Dar uma pausa nas atividades para se alongar.
Conheça a CPAPS
Aqui, no blog da CPAPS, você encontra os melhores conteúdos sobre saúde do sono. Confira outros conteúdos que podem te interessar:
5 dicas para acabar com o sono no trabalho
Sono na quarentena: veja como dormir melhor
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F.
Deixe um comentário