Fatores de risco para apneia do sono em crianças

Crianças, assim como adultos, também podem sofrer de distúrbios do sono. Especificamente, a apneia obstrutiva é um problema frequentemente não reconhecido durante a infância. No entanto, é fundamental reconhecê-la para que o desenvolvimento da criança não seja prejudicado. 

O que é a apneia e como ela atinge crianças?

A apneia obstrutiva caracteriza-se pela para parada respiratória de pelo menos 10 segundos. Assim como ocorre em adultos, uma criança com apneia obstrutiva tem momentos durante o sono quando o ar não consegue passar normalmente para dentro dos pulmões. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), cerca de 10% das crianças roncam, mas somente cerca 1 a 3% delas têm apneia do sono.

A apneia pode afetar a qualidade de vida da criança. Por exemplo, pode elevar a pressão arterial (hipertensão) e aumentar o risco de doença cardíaca e de morte. Além disso, por prejudicar o sono, a criança pode acabar indo mal na escola, perder o interesse em atividades que gosta, sofrer alterações de humor, etc.

Quais são os fatores de risco?

Alguns aspectos tornam a apneia obstrutiva mais propensa em surgir nas crianças. São eles:

Amígdalas e/ou adenoides grandes. O fator de risco mais comum, amígdalas e/ou adenoides grandes podem bloquear a via aérea. Elas podem crescer e causar bloqueio na parte de trás da garganta, prejudicando a respiração.

Obesidade. Assim como adultos, crianças sobrepeso também são mais propensas a desenvolverem apneia obstrutiva.

Problemas de tônus muscular. Os músculos da garganta podem relaxar e bloquear a passagem de ar. Geralmente, pessoas (tanto adultos quanto crianças) com condições de distrofia muscular ou paralisia cerebral podem ser prejudicadas por este fator.

Síndromes genéticas. Crianças com síndrome de Down e Prader-Willi também são mais propensas a desenvolver apneia obstrutiva. Uma das possíveis causas para isso é o fato de que crianças que apresentam a trissomia passam períodos diferentes em cada estágio do sono.

+ Entenda como a máscara CPAP pode ajudar crianças com Síndrome de Down

Anormalidades da face ou garganta. O formato da face ou da garganta influenciam na respiração. Por exemplo, queixou ou garganta pequenos, língua grande ou uma fenda no céu da boca podem provocar a apneia obstrutiva.

Problemas no controle da respiração e histórico familiar. Problemas neurológicos podem afetar a respiração durante o sono, assim como o histórico familiar também pode dizer se a criança tem a tendência de desenvolver a apneia obstrutiva.

Qual a máscara CPAP ideal para crianças?

A máscara nasal Wisp Pediátrica é uma versão pediátrica da popular máscara Wisp da Philips Respironics, com design de girafa para ajudar as crianças a se acostumarem melhor à terapia CPAP. Esta máscara é projetada para atender crianças a partir de 10kg. Três tamanhos de almofadas estão incluídas: pequeno, médio e grande.

LEIA TAMBÉM

+ 5 dicas para parar de roncar

+ Quem ronca tem apneia do sono?

Comentários

  1. Avatar de Suzana Santana Rodrigues
    Suzana Santana Rodrigues

    Olá boa tarde ,me chamo Suzana ,gostaria de agendar uma consulta com um otorrino ,vcs me i ficam.um,.estou prestes a perder meu casamento

    1. Avatar de Júlia

      Olá Suzana, como vai?

      Como a CPAPS não é uma clínica, não possuímos uma indicação de otorrinolaringologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *