Espasmos noturnos: você sente o corpo “saltar” enquanto dorme?

Você já sentiu suas pernas balançando antes de dormir, mesmo quando você não está se mexendo? Ou uma sensação estranha, como um puxão ou como se o corpo estivesse saltando? Essa é uma sensação um tanto comum para quem enfrenta a mioclonia do sono, popularmente conhecido como espasmos noturnos. Hoje, a CPAPS vai te ajudar a entender sobre!

Os espasmos noturnos, ou mioclonias, consistem em movimentos breves, rápidos, involuntários e bruscos. Esses episódios ocorrem durante o sono, ou quando a pessoa está prestes a dormir. Na maioria dos casos, não há motivos para se preocupar, pois é uma reação fisiológica (ou seja, natural do corpo) e que não prejudica o bem-estar ou a qualidade de vida do paciente.

No entanto, a mioclonia também pode indicar distúrbios do sistema nervoso central, como epilepsia, problemas metabólicos ou reação a medicamentos. Quando oferece riscos para o indivíduo, deve-se buscar a orientação de um médico especialista, que irá indicar as melhores formas de tratamento.

Leia também:

+ Os 3 fatores que mais atrapalham na hora de dormir

+ Entenda como ir ao nutricionista te ajuda a dormir melhor

+ Acidentes de trânsito x apneia do sono

Os espasmos noturnos, ou mioclonia noturna, pode causar a movimentação das pernas (ou de outras partes do corpo) de maneira involuntária durante o sono
Os espasmos noturnos, ou mioclonia noturna, pode causar a movimentação das pernas (ou de outras partes do corpo) de maneira involuntária durante o sono

Tipos de mioclonia noturna

Chamada de mioclonia do sono, essa condição envolve pequenos espasmos e tremedeiras repentinas que acontecem enquanto a pessoa dorme. É um sintoma involuntário, que pode ocorrer afetando músculos menores e causando movimentos principalmente dos braços ou das pernas, assemelhando-se a espasmos musculares.

Um exemplo muito usado para identificar a mioclonia é o sonho vívido. Ela pode resultar na sensação de estar caindo, ou prestes a cair, que faz a pessoa despertar de repente antes da ação acontecer. É um tipo de reação ainda sem muita explicação, não sabendo-se exatamente a origem desses movimentos.

Segundo especialistas, esse fenômeno consiste em uma espécie de conflito cerebral. O sistema que mantém a pessoa desperta interfere no que induz o sono. Isso pode acontecer porque, mesmo durante o sono, o sistema motor ainda possui um certo controle sobre o corpo.

Existem diferentes tipos de mioclonia, sendo a fisiológica, a idiopática, a epilética e a secundária, além da própria mioclonia noturna. Conheça agora os 4 tipos de mioclonia:

1. Mioclonia fisiológica

Esse é o tipo de mioclonia considerada comum, que pode acometer pessoas saudáveis. Ela não necessita de nenhum tipo de tratamento específico. Um exemplo de mioclonia fisiológica é o soluço, um espasmo involuntário do diafragma.

Além disso, os tremores ou espasmos no início do sono e após a alimentação também são comuns (este último, especialmente em crianças).

2. Mioclonia idiopática

Neste tipo de mioclonia, o espasmo acontece espontaneamente, sem estar relacionado diretamente com alguma atividade, sendo imprevisíveis. Não associado com outros sintomas ou doenças, pode interferir e oferecer sérios riscos no dia a dia do indivíduo, como em casos de motoristas e operadores de máquinas. Em alguns casos, está associado com fatores hereditários, ou seja, o histórico familiar.

3. Mioclonia epiléptica

Como o próprio nome sugere, a mioclonia epiléptica está relacionada com distúrbios de epilepsia (epilepsia mioclônica juvenil, doença de Creutzfeldt, doença de Parkinson e doença de Alzheimer, por exemplo). A pessoa lida com convulsões, movimentos rápidos em diferentes partes do corpo, como braços e pernas.

Neste caso, pode ser indicado por um especialista um tratamento com uso de medicamentos, que irão controlar esses reflexos involuntários, além da análise das doenças que causam a mioclonia como principal sintoma.

4. Mioclonia secundária

A mioclonia secundária, também podendo ser chamada de “mioclonia sintomática”, tem como associação outras doenças ou condições médicas. Alguns exemplos são concussões, lesões na medula espinhal, infecções, asfixia, doenças autoimunes e metabólicas. 

Existe tratamento para os espasmos noturnos?

Dependendo do tipo de espasmo que a pessoa vivencia, pode existir a necessidade de iniciar um tratamento. Atualmente, tranquilizantes costumam ser os mais prescritos nestes casos, combatendo os sintomas. A terapia ocupacional também pode ser uma saída, uma vez que os espasmos podem estar relacionados com situações de estresse no cotidiano.

Outra opção que pode ser recomendada por médicos é a utilização de anticonvulsivantes, dependendo do nível de gravidade da mioclonia. Quando o problema é fisiológico, causado por tumores ou lesões no cérebro ou na medula espinhal, a solução pode ser a cirurgia.

Comentários

  1. Avatar de Gicelma
    Gicelma

    Quando uma crianca6 de 2 anos passa a noite inteira com espasmos ou tremedeira já fez Eletrocefalograma é não deu nada o que posso fazer?

    1. Avatar de Júlia

      Olá Gicelma, como vai?

      Seria muito importante que buscasse uma clínica ou profissional especializado no sono, afim de realizar um exame de polissonografia para identificar qual distúrbio do sono possui e quais são os melhores métodos para o tratamento.

  2. Avatar de Helder Martins da Silva
    Helder Martins da Silva

    Pode me ajudar. Tudo começou no braço esquerdo à noite em meu sono profundo ele repuxava e eu não conseguia controla- lo e depois passava. Agora passou , para perna é muito mais forte parece que o nervo está repuxando é tão forte que sinto uma dor que parece que vou morrer. Acho que que por duas vezes desmanhei, pois acordei no chão do meu quarto. Para pode dormir, estou tomando Pregabalina e 5 gotas de Clonazepan é a única coisa que alívio.

  3. Avatar de Helder
    Helder

    Pode me ajudar. Tudo começou no braço esquerdo à noite em meu sono profundo ele repuxava e eu não conseguia controla- lo e depois passava. Agora passou , para perna é muito mais forte parece que o nervo está repuxando é tão forte que sinto uma dor que parece que vou morrer. Acho que que por duas vezes desmanhei, pois acordei no chão do meu quarto. Para pode dormir, estou tomando Pregabalina e 5 gotas de Clonazepan é a única coisa que alívio.

  4. Avatar de Nilda Assunção

    Tenho.esse problema..QUANDO.dorno.acordo..as vezes caindo..me assusto..as vezes me tremendo..o que e isso.tem tratamento

    1. Avatar de Júlia

      Olá Nilda, como vai?

      Para identificar qual distúrbio do sono possui é preciso buscar uma clínica ou profissional especializado em sono, afim de realizar os exames de polissonografia. A partir do resultado desse exame, a senhora será orientada para o tratamento.

  5. Avatar de jose roberto berto da Silva
    jose roberto berto da Silva

    boa noite precioso de ajuda sou do interior di Buenos Aires Pernambuco meu irmão tem um ploblema sério de saúde. nervo não dormi tremi anoite toda já não anda a 15 dia tava andando mais agora não fica mais em pe não dormi

  6. Avatar de Noemia Santos
    Noemia Santos

    Olá tudo bom acordei com o braço direito batendo na cama,e meu pé direito formigando pode me ajudar.

  7. Avatar de Nicolle
    Nicolle

    Oi eu tenho problema quando eu estou perto de dormir ,parece que algo vai toca em mim e dar tipo um choquezinho sla e do nd minhas pernas se bate sozinha

  8. Avatar de Nicolle

    Oi eu tenho um problema quando eu estou perto de dormir me dá uma sensação que algo vai me tocar e dá tipo um choquezinho e minha perna da tipo impulso tem como vc me ajudar

  9. Avatar de Luciane
    Luciane

    Nossa estou com a mesma coisa, será que alguém vai nos responder?

  10. Avatar de Adonys
    Adonys

    Olá últimamente estou acordando tipo balançando (imagina uma pessoa que coloca a mão em um fio e fica tomando choque balançando por uns 5 segundos) eu não sei o motivo, tem alguma explicação?

  11. Avatar de Jaqueline
    Jaqueline

    Oi, tem noites que estou dormindo tenho sensação de que minha cabeça está afundando no travesseiro, treme tudo a Hora que eu abro os olhos parece q as paredes estão tremendo também… Sensação horrível, acabo ficando com medo de dormir.

  12. Avatar de Bruno

    Jaqueline isso pode ser nistagmo, que é o movimento involuntário dos olhos, no qual se perde momentanemente o controle sobre eles.

  13. Avatar de Gabriela Lemon
    Gabriela Lemon

    Eu durmo super bem e não acordo, meu sono inclusive é muito profundo e eu demoro pra acordar, uma das coisas mais difíceis pra mim
    Meu namorado dorme comigo e ele diz que eu tenho muitos espasmos (pulinhos) enquanto eu durmo. Tipo muitos, uns 10.

  14. Avatar de Lazivan

    Olá eu fico mexendo muito minhas pernas durante o sono a minha esposa ver tudo eu não vejo nada isso tá me deixando preocupado o que eu posso fazer qual o médico eu procuro

  15. Avatar de Blacksmith

    Boa noite!
    Achei interessante esse assunto, comecei a sentir esses tremores neste mês de junho, já ocorreu duas vezes.
    Na primeira vez pensei que fosse um terremoto, parecia que a cama estava balançando.
    Após+/- 15 dias, ou seja, na segunda vez foi mais forte.
    Comentei com a minha esposa sobre o ocorrido, então me arrisquei a perguntar para o Google: “O que significa ao estar dormindo sentir a cama balançar?”
    Cai de paraquedas no seu site, cheguei a na seguinte conclusão, não estou sozinho nesta estrada, interessante.
    Acredito que a minha situação seje essa: Mioclonia idiopática. Mas isso não me assusta, estou dormindo mesmo.

  16. Avatar de Simone de Carvalho Lima
    Simone de Carvalho Lima

    Quando durmo fico chutando as pernas, então tenho mioclonia noturna??

    1. Avatar de Júlia

      Olá Simone, como vai? Para identificar qual distúrbio do sono possui é preciso buscar uma clínica ou profissional especializado em sono, afim de realizar os exames de polissonografia. A partir do resultado desse exame, a senhora será orientada para o tratamento. Permanecemos à disposição!

  17. Avatar de RODRIGO DE ARAUJO PACHECO
    RODRIGO DE ARAUJO PACHECO

    Bom dia.
    Ao dormir, sinto a minha cabeça tremendo muito. Que tipo de distúrbio pode ser esse?

  18. Avatar de Jarinete De Sousa Silva

    Em quanto eu durmo e tenho sonhos com demônios eu sinto Augo se contorcendo e se mechendo dentro da minha barriga como se quiserce sai, Augo muito forte, e começa sempre com um sonho ruim de aparições estranhas de demônios, sinto augo muito forte como que não deichase eu acorda, e quando eu acordo ainda sinto a quela coisa na barriga, e já está com guase dois anos, que estou sentindo isso, mais tem tempos que vem mais forte, eu sempre durmo com a luz acesa, e quando durmo com as luzes apagadas eu tenho essas sensações terríveis, não sei mais onde procurar resposta .

    1. Avatar de Priscilla Vasconcellos
      Priscilla Vasconcellos

      Olá Jarinete, como vai? Ter sonhos ruins de vez em quando é normal, mas quando se tornam frequentes ao ponto de trazer essa angústia relatada é interessante buscar a ajuda de um profissional, como os do sono ou psicólogos. Esse ocorrido pode estar ligado a uma ansiedade, estresse, efeito colateral de um remédio, uma má higiene do sono ou até mesmo com algo que está ocorrendo durante o seu dia que reflete em seu momento de descanso, esses profissionais vão conseguir identificar e ajudar entender melhor o que está acontecendo. Espero ter lhe ajudado, nos mantémos à disposição sempre que precisar 😁

  19. Avatar de Nathalia
    Nathalia

    Minha irmã vem tendo espasmos involuntário que joga ela no chão literalmente. Na primeira crise teve vários espasmos e em seguida uma convulsão . Na segunda vez ela bateu com a cabeça em uma barra de ferro do mercado após um outro espasmo. Eu não sei o que fazer, já que fez vários exames e não deu absolutamente nada.

    1. Avatar de Júlia

      Olá Nathalia, como vai? Para identificar qual distúrbio do sono possui, é preciso buscar uma clínica ou profissional de saúde especializado em terapia do sono, a fim de realizar os exames de polissonagrafia. Neste exame é avaliado qualquer anormalidade na saúde do sono e várias condições fisiológicos, Por isso, eletrodos são posicionados em pontos estratégicos, para capturar o início e duração de cada estágio do sono, atividade cerebral enquanto dorme, movimento dos olhos, e entre outros fatores comportamentais no sono, que podem indicar algum distúrbio. Além disso, existem as faixas posicionadas no tórax e no abdômen, para registrar o esforço respiratório através do movimento repetitivo e intenso desses membros. Toda e qualquer anormalidade dessas condições são registradas pelo aparelho de polissonografia e acompanhadas por um técnico capacitado, no decorrer de toda a duração do exame do sono. As especificações são detalhadas no laudo, para que o médico possa indicar o melhor tratamento ao distúrbio do sono. Permanecemos à disposição!!

  20. Avatar de Fábio Junior de Oliveira
    Fábio Junior de Oliveira

    Desculpa minha “ignorância”… Minha esposa sofre com esses espasmos… O que me fez fazer muitas pesquisas pra tentar ajudá-la… Atualmente, fico monitorando o sono dela e massageando suas pernas quando acontecem os espasmos…. Segundo ela, alivia… Mas Coincidentemente, toda vez que transamos, ela dorme super bem naquela noite… Então eu pergunto: os hormônios liberados pelo orgasmo podem ajudar a diminuir tais espasmos? Ou não existe relação?

  21. Avatar de Jeferson

    Oi me explica melhor como ficar tranquilo para dormir

    1. Avatar de Júlia

      Olá Jeferson, como vai? É interessante realizar uma higiene do sono antes de dormir, procure ir para o quarto 30 minutos antes da hora de dormir. Deixe o quarto escuro e fresco, cole uma música suave, feche as cortinas e não leve aparelhos eletrônicos com você para a cama. Procure relaxar os músculos e a mente antes de deitar. Essa prática trará um sono menos agitado. Caso permaneça qualquer dúvida, permanecemos à disposição!

  22. Avatar de VILMA CARMEM SILVA
    VILMA CARMEM SILVA

    Oi. As vezes, quando estou quase dormindo, sinto um movimento involuntário na minha perna, como se ela tremesse rapidamente. Inclusive, quando eu fui terno meu bebê, eu já estava anestesiada, a minha perna tremeu é, a médica percebeu é ficou preocupada . Por que tenho isso?

    1. Avatar de Júlia

      Olá Vilma, bom dia! Tudo bem? Agradecemos por entrar em contato. Para identificar o que pode ter causado esse ocorrido é de suma importância que realize alguns exames. As clínicas do sono realizam a Polissonografia que é um exame que diagnostica todos os distúrbios que podem ocorrer durante a noite, como: Apneia, sonambulismo, insônia e etc. Assim vai ser possível entender melhor e então realizar o tratamento mais indicado. Qualquer dúvida, não deixe de nos contatar 😉

  23. Avatar de Mari
    Mari

    No 5 dia apos tomar a vacina Pfizer comecei a ter prurido no corpo todo, da cabeca aos pés! Diminuiu muito, no 10 dia, quase não sinto mais. Porém , no 11 dia e hoje (12 dia da vacina) estou tendo espasmos musculares nas pernas, braços e abdomen à noite! Alem disso, minha ATM inflamou como nunca antes, esta super atacada, e meu pulso, onde tenho sindrome do carpo, esta super inflamado!

  24. Avatar de Ernando da conceiçao silva
    Ernando da conceiçao silva

    Estou sentindo vários espasmos noturnos,foi depois que peguei o covid 19,balanço as pernas,ou o corpo dar umas temidas forte,tenho que falar com os médicos que acompanho,neura,endócrino, cardiologia,pisciquiatra

    Tenho 50 anos

  25. Avatar de Laercio
    Laercio

    Podem me ajudar dar eu tenho essa tremedeira no corpo toda noite eu sinto as vezes mais minha esposa não consegue dormir ela fala que eu acordo ela toda noite várias e várias vezes mais eu não sinto isso o que fazer

    1. Avatar de Júlia

      Olá Laercio, como vai? Nesse caso, seria interessante buscar uma Clínica do Sono para realizar o exame de Polissonografia que identifica vários distúrbios que podem estar ocorrendo durante o sono para poder tratar da melhor forma, afinal, a saúde começa com uma boa noite de sono. Qualquer dúvida, não deixe de nos contatar, ficamos à disposição 😀

  26. Avatar de Matibel

    Oi pode mim ajudar meu filho quando dormi ele mexe muito com o braço EA pernas como se fosse choque já fez tomografia e deu normal

  27. Avatar de Maribel
    Maribel

    Oi pode mim ajudar meu filho quando dormi ele mexe muito com o braço EA pernas como se fosse choque já fez tomografia e deu normal

  28. Avatar de Arlete dê Oliveira
    Arlete dê Oliveira

    Olá , meu nome é Arlete tenho 63 anos sou depressiva, faço tratamento da síndrome dê pânico e tenho fibromialgia, a muitos anos porém de umas duas semanas pra cá qdo eu estou quase dormindo eu sinto um choque que chego a gritar e pular na cama de desespero, são mais de 3:00 hrs da manhã estou no sofá sentada medo de dormir durante o dia não sinto nada a tormenta é qdo vou dormir , estou com medo de de repente dar um choque tão forte e eu perder o controle e acontecer o pior, me ajuda a entender, se fico acordada não tenho choque a noite, me ajuda estou com medo antes de mais nada muito obrigada se vc puder me ajudar a entender e uma maneira de ter uma melhor qualidade de sono, com esses meus problemas desde os 25 anos de idade meus sofreram muito comigo e depois de adultos e casados continuam sofrendo com os meus problemas sem entender oq fazer para me ajudar. ( 30/04/22 ) .

    1. Avatar de Júlia

      Olá Arlete, como vai? É interessante buscar a ajuda de um profissional, como os do sono ou psicólogos. Esse ocorrido pode estar ligado a uma ansiedade, estresse, efeito colateral de um remédio, uma má higiene do sono ou até mesmo com algo que está ocorrendo durante o seu dia que reflete em seu momento de descanso, esses profissionais vão conseguir identificar e ajudar entender melhor o que está acontecendo para poder desfrutar de melhores noite de sono. Qualquer dúvida, permanecemos à disposição!

  29. Avatar de Renato
    Renato

    Eu tenho espasmo tão forte que não deixa eu dormir, já tomei todo tipo de calmante ( os que vende na farmácia sem receita ) oq eu devo fazer ??

  30. Avatar de Jose Carneiro
    Jose Carneiro

    Esta semana, eu dormi de camiseta e quando acordei, estava sem, fiquei um tanto preocupado com minha atividade onírica, na noite seguindo coloquei uma câmera para filmar meu comportamento durante o sono, foi aí que descobri, que a cada 3 minutos em média, tenho espasmo, principalmente, pernas, braços e ombros e que se repete durante todo o sono e eu não sabia

  31. Avatar de Ebe Cardoso
    Ebe Cardoso

    Meu marido usa o cpap airense 10, pressão 6.
    Após o uso do cpap , tem noites que tem esses espasmos por todo o corpo, dura alguns segundos e não é toda noite.
    É normal em uso de cpap ou um efeito colateral,?

    1. Avatar de Júlia

      Olá Ebe, como vai? A quantidade de pressão para evitar ronco e apneia pode mudar diariamente. Se o CPAP estiver mal regulado ou desatualizado pode acabar sendo ineficaz. Seria de suma importância analisarmos as configurações do seu aparelho CPAP e o relatório clínico para verificamos o comportamento de sua terapia. Entre em contato com o nosso time de especialistas no 0800 601 9922! 😘

  32. Avatar de Rafaela
    Rafaela

    Boa noite meu filho vem apresentando movimentos involuntários nas pernas logo quando começa a dormi interessante que são mais na parte da noite ! Levei o pediatra e ela falou que poderia ser um remédio (bromoprida)que ele vinha tomando por uma semana. Mais ele já parou de tomar já faz mais de 5 dias e até agora ainda continua tendo os espamos. Porém diminuíram pode ter sido o remédio mesmo ?

  33. Avatar de Maria C C Oliveira
    Maria C C Oliveira

    Tbm tenho isso quando estou durmindo ou quase durmindo
    Meu corpo treme ,dando tipo um choque slr

  34. Avatar de Maria Cristina
    Maria Cristina

    Cristina eu tenho esses espasmos a MS de 30anos..Eu trabalhei a vida toda no Salto Alto e andando muito a pé..Pensava q seria esse motivo das pernas tremer e repuxar músculos .MS hj tenho 62e agora tremor pega corpo até os braços.fasso natação ginástica..Agora sinto cansaço porque não durmo MS..Sou muito perfeccionista não aceito ficar assim..Não tenho doença nenhuma..MS isso me deixa triste.preoculpada será q chega ao derrame..Quero viver muito..Devo fazer o exame..obrigo..

  35. Avatar de Juliana
    Juliana

    Tenho 23 anos, sou saudável, mas todas as noites meus braços e pernas tremem e eu ao acordar não lembro de nada, só sei pq minha filha de 7 anos me fala e o meu namorado tbm já viu, o que eu preciso fazer? Estou muito preocupada.

    1. Avatar de Andreza Dalmazio
      Andreza Dalmazio

      Olá Juliana, como vai? Seria muito importante que buscasse uma clínica ou profissional especializado no sono, afim de realizar um exame de polissonografia para identificar qual distúrbio do sono possui e quais são os melhores métodos para o tratamento. Estamos à disposição!

  36. Avatar de Fabiane
    Fabiane

    Bom dia
    Faço uso contínuo, dos medicamentos, é haldol, crisapina e zetrol.
    Mediante a estes sintomas, ronco execivo, fica um pouco de tempo de respirar, susto e espasmo ao dormir, será quem haver com os medicamentos que eu tomo? Ou poderia me orientar qual profissional eu deveria procurar?

    1. Avatar de Andreza Dalmazio
      Andreza Dalmazio

      Olá Fabiane, como vai? Os remédios para dormir e outros que contenham relaxante, podem favorecer o relaxamento das vias aéreas, ocasionar o ronco e, consequentemente, agravar as ocorrências de apneia do sono. De qualquer forma, o ideal é buscar auxílio de um profissional, que avaliará os efeitos que o uso do remédio causará para a saúde do paciente. Estamos à disposição!

  37. Avatar de Lucas Junior
    Lucas Junior

    Opa boa noite, Toda vez q eu quero relaxar para dormir, meu corpo começa meio que se mecher sozinho, tipo como um susto, meio que da impressão de como a gente vai cair, as vezes tmbm eu estou de olho fechado tentando dormir e minha perna ou braço de meche sem eu querer, oq pode ser ? tenho 14 anos, e isso começou a uns dias atrás, prfvr me ajuda eu n aguento mais terq ficar acordado ate tarde

    1. Avatar de Andreza Dalmazio
      Andreza Dalmazio

      Olá Lucas, como vai? Por consequência da Síndrome das pernas inquietas, algumas pessoas podem sentir, geralmente no final do dia, uma vontade incontrolável de movimentar os membros inferiores. Isso costuma ser causado por incômodos, formigamento ou queimação que acontecem bem antes da hora de dormir ou em outros estágios do sono. O tratamento envolve melhora nos hábitos de vida do paciente, quando isso não é suficiente, é necessário a procura do médico para analisar e entrar com uma medicação especificação. Estamos à disposição!

  38. Avatar de Isabel Mariano
    Isabel Mariano

    Olá, meu esposo dorme e começa mexer os pés do tornozelo para baixo, tem dias que mexe numa proporção menor já outros dias é tão forte que chega a balançar a cama, é muito estranho, já até pensei que fosse algo querendo perturbar o seu sono, diante de tantos relatos percebo que ele não é o único. Pode me dizer algo sobre dormir e tremer do tornozelo para baixo?

    1. Avatar de Andreza Dalmazio
      Andreza Dalmazio

      Olá Isabel, como vai?

      Algumas pessoas podem sentir, geralmente no final do dia, uma vontade incontrolável de movimentar os membros inferiores. Isso costuma ser causado por incômodos, formigamento ou queimação que acontecem bem antes da hora de dormir ou em outros estágios do sono. O constante movimento das pernas pode a princípio parecer nervosismo, mas existem outros fatores que podem indicar esse sintoma. Para verificar se é algo relacionado ao sono, é muito importante buscar uma clínica especializada afim de realizar exames para identificar se possui algum distúrbio do sono e quais são os melhores tratamentos. Seria ideal também, entrar em contato com um profissional médico para verificar se esse sintoma pode estar relacionado à outros fatores!

  39. Avatar de Sra Lima
    Sra Lima

    Boa tarde,
    Meu irmão é usuário de cocaína, e percebi que quando ele dorme tem MUITOS espasmos musculares, a noite inteira.
    Isso seria por causa da droga? É preocupante?
    Há tratamento?

    1. Avatar de Andreza Dalmazio
      Andreza Dalmazio

      Olá Patricia, como vai?

      A intoxicação aguda por cocaína causa quadro clínico marcado por sintomas como ansiedade, delírios, tremores, espasmos musculares etc. Portanto o ideal é que busque ajuda especializada por profissionais da saúde, para verificar quais seriam os melhores tratamentos!

  40. Avatar de Leandra

    Bom dia meu nome é Leandra e tenho sensação q alguem mexe com minha coberta nos pés oque será

    1. Avatar de Andreza Dalmazio
      Andreza Dalmazio

      Olá Leandra, como vai? Os espasmos noturnos são movimentos breves, rápidos, involuntários e bruscos. Esses episódios ocorrem durante o sono, ou quando a pessoa está prestes a dormir. Na maioria dos casos, não há motivos para se preocupar, pois é uma reação natural do corpo e que não prejudica o bem-estar, ou a qualidade de vida do paciente. A sensação pode ser de suas pernas balançando, mesmo quando você não está se mexendo, ou uma sensação estranha como um puxão, e até mesmo como se o corpo estivesse saltando. Caso esses episódios estejam sendo incômodos, deve-se buscar a orientação de um profissional médico, que irá indicar as melhores formas de tratamento!

  41. Avatar de Nayane
    Nayane

    Boa noite. Tenho uma filha de 7 anos.Ela não tem problema em dormir, assim que deita já apaga em minutos, mas, eu percebo que desde novinha, depois que ela dorme, o corpo fica dando espasmos. No começo eu me assustava. Agora já até sei que se começou os reflexos do corpo dela é pq ela tá dormindo. Mas isso me deixa preocupada, não sei se é algo sério, ou apenas o sistema nervoso dela. Pode me ajudar ?

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Nayane, como vai?

      Dependendo do tipo de espasmo que a pessoa vivencia, pode existir a necessidade de iniciar um tratamento, por isso, é muito importante buscar um profissional médico especializado para verificar a origem dos sintomas relatados e identificar os melhores tratamentos conforme o caso. Estamos à disposição!

  42. Avatar de Renata Oliveira
    Renata Oliveira

    Boa tarde,meu Filho tem 3 anos está com estomatite e percebi que por duas noites seguidas está tendo espasmos e acorda de 2 em duas horas e após esses episódios tem medo de tudo ,medo de cair do colo ,medi de subir na cadeirinha e bicicleta e inclusive chega gritar pedindo pra tirar ele ,não ei se tem alguma relação com a estomatite,mais gostaria que me orientasse por favor 🙏

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Renata, como vai?

      É muito importante buscar um profissional especializado para poder verificar a origem dos sintomas relatados e identificar quais são os melhores tratamentos. Estamos à disposição!

  43. Avatar de Maria Aparecida
    Maria Aparecida

    Eu preciso de ajuda toda noite eu vou dormir e acordo assustada no susto eu puxo meu esposo com força esses dias puxei tão forte que arranquei o coro das costas dele e ontem bati no olho acordei com grito dele. Eu Tb já puxei meu filho com essa coisa sem explicação é terrível o coração falta sair pela boca. Eu trabalho 12/36 a noite no hospital durmo uma noite sim outra não.

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Maria, como vai?

      É muito importante buscar um profissional especializado, pois dependendo do tipo de espasmo que a pessoa vivencia, pode existir a necessidade de iniciar um tratamento. Atualmente, tranquilizantes costumam ser os mais prescritos nestes casos, combatendo os sintomas. A terapia ocupacional também pode ser uma saída, uma vez que os espasmos podem estar relacionados com situações de estresse no cotidiano. Estamos à disposição!

  44. Avatar de Nair Wollmer
    Nair Wollmer

    Preciso de ajuda !!!
    Tenho espasmos nas pernas 24 hrs por dia, a noite quando adormeço acordo com a patela repuxando e os pés entortando, as vezes tenho até dificuldade de colocar os pés no chão e com muita dificuldade vou forçando até passar, o que eu faço????

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Nair, como vai?

      Os espasmos noturnos podem indicar distúrbios do sistema nervoso central, como epilepsia, problemas metabólicos ou reação a medicamentos. Quando oferece riscos para o indivíduo, o ideal é buscar a orientação de um médico especialista, que irá indicar as melhores formas de tratamento. Estamos à disposição!

  45. Avatar de Cleide Gomes navarro
    Cleide Gomes navarro

    Eu não consigo dormir sempre que começo a dormir acordo assustada ouço barulhos ou me assusto tá difícil me ajude por favor .

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Cleide, como vai?

      Além de procurar a ajuda de um especialista em medicina do sono (que é o que deve ser feito em qualquer caso de irregularidade ou desconforto ao dormir), algumas técnicas de relaxamento podem auxiliar a mente a entrar em estado de repouso. Promover o relaxamento mental e muscular são muito úteis para evitar o problema. Estamos à disposição!

  46. Avatar de Fabio Lucio
    Fabio Lucio

    Houve comigo a primeira crise de epilepsia ha um ano. Comecei a ser medicado após a segunda crise tres meses apos a primeira. Com a terceira crise em fevereiro desse ano ( 2023) foi aumentada a medicação . Porem, agora tenho espasmos quando estou dormindo. Qual seria a causa? Desde já, , grato.

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Fabio, como vai?

      É muito importante buscar um profissional especializado para identificar a origem dos espasmos relatados, e se possuem alguma relação com as crises anteriores. Estamos à disposição!

  47. Avatar de Eduardo Tabosa Casotto
    Eduardo Tabosa Casotto

    Não tenho facilidade pra dormir as vezes nem com muito Rivotril, determinadas épocas quando passo situações de muito aborrecimentos quando estou no começo do sono já quase dormindo,minhas pernas saltam, e quando passo por uma situação de estresse e de esforço físico muito grande, minhas pernas e mãos ficam trêmulas desde de criança essa parte. O que faço já me tratei com psiquiatra e não mudou muita coisa e com terapia menos?

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Eduardo, como vai?

      Dependendo do tipo de espasmo que a pessoa vivencia, pode existir a necessidade de iniciar um tratamento. Atualmente, tranquilizantes costumam ser os mais prescritos nestes casos, combatendo os sintomas. A terapia ocupacional também pode ser uma saída, uma vez que os espasmos podem estar relacionados com situações de estresse no cotidiano. Outra opção que pode ser recomendada por médicos é a utilização de anticonvulsivantes, dependendo do nível de gravidade da mioclonia. Quando o problema é fisiológico, causado por tumores ou lesões no cérebro, ou na medula espinhal, a solução pode ser a cirurgia. Estamos à disposição!

  48. Avatar de Dai
    Dai

    Bom notei que meu marido fica assim a noite com espasmo em vários lugares do corpo que até pula,ele bebe muito tá a 2 dias sem beber pode ter relação com abstinência?

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Dai, como vai?

      Dependendo do tipo de espasmo que a pessoa vivencia, pode existir a necessidade de iniciar um tratamento. Atualmente, tranquilizantes costumam ser os mais prescritos nestes casos, combatendo os sintomas. A terapia ocupacional também pode ser uma saída, uma vez que os espasmos podem estar relacionados com situações de estresse no cotidiano. Estamos à disposição!

  49. Avatar de Marcella
    Marcella

    Olá, eu tenho 33 anos e exerço um cargo de muita exigência e pressão, eu passei por momentos de muita ansiedade causado por problemas pessoais e a 2 noites venho tendo episódios de “saltos” ou movimentos involuntários um pouco antes de pegar no sono, mas são muitas vezes, na primeira noite por exemplo eu demorei 2h para conseguir dormir, já na segunda noite pouco menos de 1h já peguei no sono. Isso me preocupou um pouco, neste caso o que vcs indicam?

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Marcella, como vai?

      Dependendo do tipo de espasmo que a pessoa vivencia, pode existir a necessidade de iniciar um tratamento. Atualmente, tranquilizantes costumam ser os mais prescritos nestes casos, combatendo os sintomas. A terapia ocupacional também pode ser uma saída, uma vez que os espasmos podem estar relacionados com situações de estresse no cotidiano. Estamos à disposição!

  50. Avatar de Diana

    Olá meu nome é Diane e faz dois dias que eu vou dormir e quando eu estou quase pegando no sono o meu braço mexe sozhinho ou a perna e ai wu demoro pegar no sono o que poderia ser?

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Diana, como vai?

      Chamada de mioclonia do sono, essa condição envolve pequenos espasmos e tremedeiras repentinas que acontecem enquanto a pessoa dorme. É um sintoma involuntário, que pode ocorrer afetando músculos menores e causando movimentos principalmente dos braços ou das pernas, assemelhando-se a espasmos musculares. Dependendo do tipo de espasmo que a pessoa vivencia, pode existir a necessidade de iniciar um tratamento. Atualmente, tranquilizantes costumam ser os mais prescritos nestes casos, combatendo os sintomas. A terapia ocupacional também pode ser uma saída, uma vez que os espasmos podem estar relacionados com situações de estresse no cotidiano. Estamos à disposição!

  51. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Boa noite!! Tenho espasmos frequentes na perna e braço à noite ! Sempre do mesmo lado!! Direito ou esquerdo! E PULO na cama dormindo! Espasmos no abdômen tb as vezes!tem dia q custo a dormir!! O q poderia ser?

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Rodrigo, como vai?

      Dependendo do tipo de espasmo que a pessoa vivencia, pode existir a necessidade de iniciar um tratamento. Atualmente, tranquilizantes costumam ser os mais prescritos nestes casos, combatendo os sintomas. A terapia ocupacional também pode ser uma saída, uma vez que os espasmos podem estar relacionados com situações de estresse no cotidiano. Estamos à disposição!

  52. Avatar de Leonardo

    Eu as vezes quando estou dormindo sinto minha perna repusha eu me acordo com ela levantando sozinha

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Leonardo, como vai?

      Dependendo do tipo de espasmo que a pessoa vivencia, pode existir a necessidade de iniciar um tratamento. Atualmente, tranquilizantes costumam ser os mais prescritos nestes casos, combatendo os sintomas. A terapia ocupacional também pode ser uma saída, uma vez que os espasmos podem estar relacionados com situações de estresse no cotidiano. Estamos à disposição!

  53. Avatar de Jeferson
    Jeferson

    Estou com um problema parecido. Quando começo a cair no sono sinto como se eu estivesse sendo puxado do sonho. Tenho paralisia do sono recorentes, mas isso de agora é completamente diferente. Não sei se devo procurar algum especialista ou se é “normal”.

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Jeferson, como vai?

      Dependendo do tipo de espasmo que a pessoa vivencia, pode existir a necessidade de iniciar um tratamento. Atualmente, tranquilizantes costumam ser os mais prescritos nestes casos, combatendo os sintomas. A terapia ocupacional também pode ser uma saída, uma vez que os espasmos podem estar relacionados com situações de estresse no cotidiano. Estamos à disposição!

  54. Avatar de Cicera
    Cicera

    Eu sempre sinto isso quando estou dormindo .e não e só puxões sinto meu braço levantar sinto a perna levantar ao dormi e quando estou deitada d lado sinto como s fosse alguém me virando .as vezes acho que estou ficando louca outra vezes acordo assustada como s eu estivesse caindo .e isso TD e com MT frequência as vezes perco até o sono ou fico cm medo de durmi pq isso acontece cm MT frequência

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Cicera, como vai?

      Dependendo do tipo de espasmo que a pessoa vivencia, pode existir a necessidade de iniciar um tratamento. Atualmente, tranquilizantes costumam ser os mais prescritos nestes casos, combatendo os sintomas. A terapia ocupacional também pode ser uma saída, uma vez que os espasmos podem estar relacionados com situações de estresse no cotidiano. Estamos à disposição!

  55. Avatar de Hudson
    Hudson

    Sempre quando estou com sono todo o meu corpo pula acontece constantemente

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Hudson, como vai?

      Se você está experimentando episódios em que seu corpo pula ou tem contrações involuntárias quando está com sono, pode ser útil consultar um profissional de saúde para uma avaliação adequada. Esses episódios podem ser causados por uma condição chamada mioclonia do sono, caracterizada por movimentos musculares involuntários durante o sono.

      A mioclonia do sono pode ter várias causas, incluindo estresse, ansiedade, privação de sono, consumo excessivo de cafeína ou certos medicamentos. Um profissional de saúde poderá realizar uma avaliação completa, considerando seus sintomas e histórico médico, para determinar a causa subjacente e recomendar o tratamento apropriado.

      Enquanto isso, algumas medidas que podem ajudar a melhorar a qualidade do sono incluem estabelecer uma rotina regular de sono, criar um ambiente propício para o sono, evitar estimulantes antes de dormir e praticar técnicas de relaxamento. Estamos à disposição!

  56. Avatar de Andrea
    Andrea

    Boa noite guando eu durmo dou cada pulo e aí acabo acordando

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Andrea, como vai?

      Se você está experimentando episódios em que seu corpo pula ou tem contrações involuntárias quando está com sono, pode ser útil consultar um profissional de saúde para uma avaliação adequada. Esses episódios podem ser causados por uma condição chamada mioclonia do sono, caracterizada por movimentos musculares involuntários durante o sono. Estamos à disposição!

  57. Avatar de Marco Antonio Cruz
    Marco Antonio Cruz

    As vezes tenho espasmos sonhando com cachorro bravo me atacando ou eu lutando com alguém em uma aventura fictícia.Para me defender reajo com chutes e socos,acertando a companheira que dorme ao meu lado já aconteceram umas 6 vezes e isso está me deixando preocupado. O que faço para resolver isso? Qual seria o especialista para cuidar?

    1. Avatar de Júlia

      Olá, Marco Antônio! Entendo sua preocupação com esses espasmos durante o sono. O que você está descrevendo pode ser um distúrbio do sono, como o transtorno comportamental do sono REM, onde os sonhos são “atuados” fisicamente. É importante procurar a orientação de um especialista para avaliar sua situação. O profissional mais indicado para tratar distúrbios do sono é um médico especialista em medicina do sono, que pode ser um neurologista ou um psiquiatra com essa especialização. Eles poderão realizar uma avaliação detalhada e, se necessário, solicitar exames como a polissonografia para entender melhor o que está acontecendo durante o seu sono. Enquanto isso, tente manter um ambiente de sono seguro, removendo objetos que possam causar ferimentos e, se possível, converse com sua companheira sobre a situação para que ela também esteja ciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *