Aromaterapia: entenda como ela pode te ajudar a dormir melhor

Conhecida pelos óleos essenciais, a aromaterapia vai muito além do perfume agradável no ambiente. Com propriedades calmantes, esse método tem a capacidade de aliviar sintomas de ansiedade, insônia, depressão, e até mesmo melhorar a qualidade do sono. 

Segundo especialistas, a aromaterapia é uma forma natural de realizar tratamentos, uma vez que estimula diferentes partes do cérebro por meio das partículas liberadas. Para entender um pouco mais sobre isso, a CPAPS tira todas as suas dúvidas sobre o que é aromaterapia.

Para que serve a aromaterapia?

Com ajuda de óleos essenciais, a aromaterapia vem da fitoterapia (que realiza estudos de tratamentos médicos com ajuda de plantas medicinais). Essa é uma prática milenar, e, de acordo com registros históricos, surgiu na China por volta de 3.000 a.C, quando foi experimentado o tratamento com cânfora.

Considerada uma pseudociência, um dos principais benefícios da aromaterapia é a capacidade calmante sem a necessidade da ingestão de remédios (especialmente para quem enfrenta, por exemplo, intolerâncias a determinados medicamentos). 

No entanto, é válido ressaltar que esse tratamento não substitui o acompanhamento médico, e sim age como uma medida paliativa e que proporciona mais bem-estar para o tratamento de saúde.

Óleos essenciais

O principal veículo para se realizar a aromaterapia é por meio dos óleos essenciais, provenientes de plantas e flores. Assim como os florais (muito usados na homeopatia), os óleos essenciais também possuem propriedades calmantes e relaxantes, que estimulam nosso cérebro e nosso corpo para nos sentirmos mais confortáveis na hora de dormir.

Em associação com outros tratamentos e hábitos (como o apoio psicológico, uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos), esses óleos essenciais podem até mesmo auxiliar quem lida com a insônia, ou tem problemas para pegar no sono. Dentre os melhores óleos essenciais utilizados para dormir melhor, estão:

1. Ylang Ylang

Óleo essencial de Ylang Ylang

Composto pela flor de mesmo nome, essa essência auxilia no tratamento e controle da insônia, do estresse, além de outras questões emocionais (como a depressão e a ansiedade).

2. LavandaÓleo essencial de lavanda

Um dos mais populares no mercado, a lavanda é utilizada há décadas na aromaterapia. Suave e delicado, essa essência propicia a sensação de bem-estar, sendo ideal para tratar a insônia e a ansiedade. Ela também pode ser utilizada durante todo o dia, afastando o estresse dos ambientes (especialmente para pessoas que trabalham em casa, nesse período de pandemia).

3. Bergamota

Óleo essencial de bergamota

Também encontrada pelo nome de tangerina, a essência de bergamota tem um aroma mais cítrico, despertando a sensação relaxante e sendo um antidepressivo natural. É indicada especialmente para o tratamento de tensão nervosa e estresse.

4. Pimenta-hortelã

Óleo essencial de pimenta-hortelã

O óleo essencial de pimenta-hortelã é sempre recomendado por seus inúmeros benefícios. Além de relaxar, ela também ajuda na respiração, uma vez que atua como expectorante natural. É ideal para o tratamento de gripes e resfriados, proporcionando maior facilidade de respirar ao dormir (que pode ser mais difícil nesses casos, pelo congestionamento nasal).

Para fazer o uso de qualquer óleo essencial, você pode experimentar diferentes métodos. O mais conhecido é diluir com água em um borrifador, e aplicar alguns sprays da mistura em cortinas e toalhas. Outra forma de obter o benefício é pingando algumas gotas (aproximadamente 2 ou 3) no seu próprio travesseiro.

Mas, se você deseja utilizar durante todo o dia, e transformar a prática em algo para além da hora de dormir (o que pode deixá-lo mais tranquilo e favorecer na hora que realmente for se deitar), experimente pingar algumas gotinhas em pontos estratégicos da sua roupa, como a gola da camisa ou nos pulsos, para que o aroma esteja sempre surtindo o efeito desejado e próximo de você.

LEIA TAMBÉM

Conheça a CPAPS

Em nossa loja online, você encontra as melhores opções para a sua terapia respiratória. Temos todos os produtos que precisa para tratar a apneia e ter boas noites de desconto. Em caso de dúvidas, temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato conosco pelo WhatsApp no (27) 99575-6948.

Fonte:

Unimed Fortaleza

Comentários

  1. Avatar de Rogéria Costa
    Rogéria Costa

    Posso usar óleo essencial no Cpap?

    1. Avatar de Júlia

      Olá Rogéria, bom dia! Como vai? Agradecemos por entrar em contato. O umidificador exige água destilada (também conhecida como água de injeção) para bom funcionamento, e pode ser trocada a cada 2 dias. Caso não tenha a solução indicada, experimente água filtrada ou fervida, sempre em temperatura ambiente, nunca utilize soro fisiológico, e devem ser trocados diariamente. Para maiores informações, estamos à disposição!

  2. Avatar de Franklin
    Franklin

    Como posso ter um bom proveito da aromaterapia no sono se a máscara do CPAP me impede de sentir aromas, ainda mais com o aparelho tendo um filtro de ar? Se pingar no travesseiro não dá pra sentir o aroma. O que é possível fazer? Pingar na água do umidificador?

    1. Avatar de Júlia

      Olá Franklin, como vai? A aromaterapia age como uma medida paliativa. Os óleos essenciais podem ser usados de três modos: aromático, tópico e interno. No modo Aromático seria através da inalação direta, ou seja passar o óleo nas mãos e inspirar, ou por meio de difusores, que são dispositivos que vaporizam o óleo essencial. No modo Tópico seria através da absorção da pela, podendo ser usado diretamente no corpo, ou no caso de massagens, podem ser misturados a um óleo base, como o óleo de semente de uva ou de coco fracionado, para melhorar os movimentos. E no modo Interno podem ser consumidas pequenas quantidades de óleos essenciais na água, chás ou na comida. É de suma importância buscar um terapeuta profissional para receber a indicação de um modo que atenderá de uma melhor maneira, as suas necessidades.

  3. Avatar de Armindo Lopes Ferreira

    Faço uso de óleos essências
    Por obséquio como poderei comprar vosos produtos. Sou de Pôrto Alegre-RS
    Atenciosamente
    Armindo

    1. Avatar de Júlia

      Olá Armindo, bom dia! Como vai? Nós aqui da CPAPS somos uma especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória! Não comercializamos produtos para aromaterapia. Permanecemos à disposição!

  4. Avatar de Marioneide Schwengber
    Marioneide Schwengber

    Li todas as respostas e não concluí: afinal, pode botar óleo essencial no umidificador do cpap?

    1. Avatar de Andreza Dalmazio
      Andreza Dalmazio

      Olá Marioneide, como vai? O óleo essencial não pode ser colocado na água utilizada no umidificador do seu aparelho CPAP. No entanto, para fazer o uso de qualquer óleo essencial, você pode experimentar diferentes métodos, o mais conhecido é diluir com água em um borrifador, e aplicar alguns sprays da mistura em cortinas e toalhas. Outra forma de obter o benefício é pingando algumas gotas (aproximadamente 2 ou 3) no seu próprio travesseiro!

  5. Avatar de Adelaide Maria
    Adelaide Maria

    Boa Tarde!

    Após leitura deste site fiquei preocupada, tenho acordado várias vezes, acordo cansada e as vezes fico impaciente durante o dia . Qual o médico que devo procurar para confirmar ou descartar a apneia do sono?

    Grata,

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Adelaide, como vai?

      Para verificar se esses sintomas possuem relação com a apneia do sono, é muito importante buscar uma clínica especializada ou um profissional do sono, afim de realizar exames para verificar se possui algum distúrbio do sono e quais são os melhores tratamentos. Estamos à disposição!

  6. Avatar de Mitsuo Misaka
    Mitsuo Misaka

    Meu problema disse o médico de sono. É apnéia segundo o médico. Acordo muito cedo cerca das 2 da madrugada. Acordo por necessidade às 5:30 . Logo durmo muito pouco.
    Trabalho o dia todo das 8:00 Hs até às 5 da tarde. Estudo também faço universidade bem difícil em curso de pós graduação. O sono que dá durante o dia tira toda concentração nas explicações do professor. Nas realizações das tarefas em casa, o sono pertuba um bocado. Já conversei com o médico, porém ele não me receitou nada. Agora única alternativa que tenho é pedir opiniões de voc^ss de como fazer ´para ter mais sono tranquilo, dormindo o tempo normal de sono bem dormido.

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Mitsuo, como vai?

      A sonolência durante o dia traz malefícios para o bem-estar e saúde daqueles que têm uma noite mal dormida, já que desânimo prejudica a execução de tarefas diárias. Em geral, especialistas recomendam a um adulto de 07h a 09h de descanso, mas, muitas vezes, mesmo quem consegue dormir a quantidade recomendada pode sofrer de cansaço ao longo do dia. Para evitar esta sonolência e melhorar o rendimento durante o dia, algumas dicas importantes são de gastar a energia durante o dia, organizar-se para o dia seguinte, se preparar para dormir, respeitar o seu relógio biológico dormindo e acordando no mesmo horário, e escolher bem os alimentos e bebidas na hora de dormir, não durma com fome e nem abuse dos alimentos. Antes de dormir, prefira frutas e verduras, leite e chás, bons para acalmar. Mas se o problema estiver realmente atrelado a apneia, o ideal é consultar um médico do sono para verificar quais são os melhores tratamentos. Estamos à disposição!

  7. Avatar de Ana Lúcia
    Ana Lúcia

    Uso CEPAP Resmed a mais ou menos 3 meses tem algum problema usar o Difusor Aromático Ultrassônico ao mesmo tempo?
    Uso o Difusor para umidificador o ar do quarto.
    Muito obrigada

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Ana, como vai?

      O difusor aromático pode ser utilizado ao mesmo tempo do uso do CPAP, no entanto, não é indicado colocar qualquer tipo de substância no aparelho, sendo recomendado somente o uso de água. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *