As amígdalas são órgãos localizados na garganta, que ficam entre o sistema respiratório e digestivo, logo atrás de onde está a úvula. Elas possuem a função de ajudar no combate das bactérias e germes causadores de infecção. Mas afinal qual a ligação entre as amígdalas e a apneia do sono? Continue a leitura e descubra a relação entre elas!
As amígdalas inflamadas intensificam a apneia?
A resposta é sim! Devido às amígdalas inchadas causadas pela inflamação na região, o espaço de passagem do ar nas vias aéreas acaba se tornando mais estreito.
Consequentemente, devido às amígdalas grandes, há uma intensificação da apneia e do ronco durante a noite. Isso pode dificultar o seu tratamento da doença e, em si, atrapalhar diretamente na qualidade do seu sono.
Como dissemos acima, com o inchaço das amígdalas, elas dificultam a respiração e por consequência causam o ronco, respiração insuficiente durante o sono e possíveis pausas respiratórias. No caso das crianças, as amígdalas inflamadas e infeccionadas são uma das principais causas da apneia do sono durante a fase de crescimento.
Com isso, há a necessidade de buscar o tratamento para as amígdalas com um especialista do sono, a fim de encontrar uma forma de diminuir e resolver o problema.
Confira mais algumas informações sobre o que são as amígdalas inflamadas, quais seus sintomas e como tratar o problema:
O que causa a inflamação das amígdalas?

A amigdalite (inflamação das amígdalas) é um problema causado pelas bactérias e vírus aos quais as amígdalas estão expostas. Como ficam no caminho da passagem de ar, bebida e comida, elas se tornam alvos fáceis desses micro-organismos e, ao tentarem combatê-los, o corpo inicia um processo inflamatório. No caso de infecções bacterianas as amígdalas começam a ficar inchadas, podendo até mesmo a produzir pus.
Geralmente, a amigdalite é um problema que se resolve entre cinco e sete dias quando tratada. No entanto, é necessário que se tenha atenção ao mesmo, já que pode causar complicações respiratórias durante a noite.
Quais são os sintomas da amigdalite?
Comumente, o primeiro sintoma que se apresenta é a garganta inflamada, que causa dor na região e, por consequência, dificuldades para engolir. Contudo, esses não são os únicos sintomas das amígdalas inflamadas, confira mais alguns aos quais precisa se atentar:
- Inchaço das amígdalas;
- Dor de garganta aguda;
- Mal-estar geral;
- Dores de cabeça;
- Febre;
- Dor no ouvido;
- Alteração na voz;
- Mau hálito.
Como tratar a amigdalite?
O tratamento da doença pode ser feito de várias formas, tudo dependerá do grau do problema. Confira alguns tipos de tratamentos possíveis para o problema:
- Em casos mais brandos, a amigdalite pode ser tratada com analgésicos e anti-inflamatórios. Nesse momento, é necessário se atentar ao cuidado diário também, se hidratar bastante e realizar repouso até a melhora.
- Já em casos mais graves, podem ser usadas injeções intramusculares e endovenosas para o tratamento da inflamação. Nesses casos, é necessário ter atenção redobrada quanto aos cuidados e repouso.
- Outra possibilidade de tratamento é a cirurgia, que comumente é indicada apenas para casos recorrentes de inflamação. A amigdalectomia (nome da cirurgia) se dá pela remoção completa dos órgãos.
Lembre-se que em qualquer um dos três tipos de tratamentos é necessário o acompanhamento médico.
Deixe um comentário