É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre a apneia do sono, certo? Embora muitas pessoas saibam sobre a existência da doença, é comum que várias delas tenham dúvidas sobre como lidar com esse distúrbio do sono e quais os aparelhos para apneia do sono. Contudo, saiba que, sim, há uma forma de tratamento para o problema e muitas opções de aparelhos disponíveis para você.
A apneia é um distúrbio do sono muito comum, por mais que nem todos que sofram com o problema tenham consciência disso. Por isso, antes de saber sobre qual o aparelho certo para você, é necessário, caso não tenha certeza, confirmar que sofre com a doença. Neste post vamos te falar sobre os sinais (sintomas) que a doença apresenta, bem como qual o aparelho para tratar apneia do sono. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
O que é a apneia do sono?
A apneia do sono é um distúrbio do sono que causa paradas respiratórias momentâneas durante a noite ou, em certos casos, apresenta uma respiração superficial durante o sono. O problema se desenvolve por meio da obstrução completa ou parcial das vias aéreas, o que dificulta uma respiração adequada e causa ronco durante o sono.
Contudo, além de causar o ronco, a doença demonstra outros sinais aos quais deve se atentar, caso ainda não tenha certeza se sofre ou não com o problema. Confira abaixo alguns sintomas comuns que as pessoas que convivem com a apneia apresentam durante o sono e, às vezes, até mesmo durante o dia:
- Sonolência durante o dia;
- Ronco alto com paradas durante a noite;
- Engasgos noturnos;
- Dores de cabeça regulares;
- Garganta seca ao acordar;
- Sensação de boca seca matinal;
- Irritabilidade durante o dia;
- Acordar diversas vezes durante a noite;
- Dificuldade para se concentrar, baixa no rendimento dos estudos ou trabalho;
- Desenvolvimento ou agravamento da depressão;
- Impotência sexual.
Leia também:
+ Entenda como a apneia do sono pode interferir em seu trabalho
+ Engasgo ao dormir: o que é e como está relacionado à apneia do sono
+ Quais são os tipos de apneia do sono?
Esse distúrbio do sono costuma ser mais comum entre as pessoas com mais de 50 anos. Contudo, a idade não é uma regra, já que pessoas mais novas também podem conviver com o problema. O número de sintomas e a intensidade deles também pode variar de caso para caso e, caso identifique algum sintoma, não significa que tenha apneia, é apenas um ponto de atenção.
Para confirmar a doença é necessário consultar um médico especialista, que ajudará a realizar o diagnóstico do distúrbio. Para isso, é necessária a realização de alguns exames que podem comprovar a incidência do problema. A partir daí, com o diagnóstico em mãos, pode-se começar a falar sobre qual o tratamento para apneia do sono.
Diagnóstico da apneia do sono
Em primeiro lugar, caso sofra com algum dos sintomas do problema, é necessário procurar um médico do sono para, juntos, falarem sobre o diagnóstico da doença. Ele saberá interpretar os sintomas e indicará você para o tipo de exame correto.
O exame utilizado para o diagnóstico definitivo da doença é feito por meio da polissonografia basal. Esse teste é feito por meio de uma análise do sono. Alguns sensores são colocados sobre a pele para poderem, durante o sono, medir o nível de oxigênio do sangue, ondas cerebrais e frequência cardíaca.
Leia também:
+ Polissonografia basal: o que é e como melhora a sua saúde?
+ Qual médico trata apneia do sono?
Apneia do sono: tratamento
O tratamento mais eficaz para a apneia do sono é o utilizando o aparelho CPAP. A terapia que faz uso deste equipamento é indolor e segura. O aparelho atua por meio do envio de um fluxo de ar contínuo para as vias respiratórias. Consequentemente, ele impede a obstrução das vias aéreas, atuando, assim, no tratamento contra o distúrbio respiratório.
Contudo, como atualmente existe uma variedade de aparelhos, cada um oferecendo diferentes benefícios, na hora do tratamento, é comum haver confusão relacionada a qual o aparelho para apneia do sono mais indicado para cada caso.
Porém, por mais que exista uma diversidade de equipamentos disponíveis, não há um que possa ser considerado o melhor. Tudo dependerá de qual você se adapta melhor. Pensando em te ajudar na escolha, trouxemos 5 CPAPS top de linha, apresentando todas as suas qualidades e benefícios. Confira a seguir!
1. CPAP automático S10 AutoSet + umidificador – ResMed

O aparelho CPAP S10 AutoSet, da empresa ResMed, conta com umidificação integrada, que entrega muito conforto para o seu tratamento, impedindo o ressecamento das vias aéreas e, assim, impedindo que você acorde com a boca e a garganta seca pela manhã.
Além disso, este equipamento garante o que há de mais moderno para você melhorar a sua experiência durante a terapia. Fora isso, ele proporciona um tratamento conectado e ajuste automático de pressão, o que faz toda a diferença no seu conforto ao usar o aparelho, que se adapta perfeitamente à sua respiração natural.
2. CPAP AirSense 10 Elite + umidificador – ResMed

Um dos principais benefícios oferecidos pelo CPAP AirSense 10 Elite, da ResMed, é o de umidificação integrada. Isso permite que você tenha um tratamento muito mais confortável e sem ressecamento. Alguns outros pontos positivos do aparelho são seu design compacto, alívio de pressão expiratória e armazenamento de dados. Devido a isso, ele oferta um tratamento completo e tecnológico.
3. Kit CPAP XT-I + umidificador – Apex Medical

O Kit CPAP XT-I, da Apex Medical, oferta uma solução prática e eficaz para os seus cuidados com a saúde do sono. Ele atua na terapia respiratória contra a apneia do sono e, aliado a isso, concede um tratamento confortável para o problema, por sua umidificação integrada e sistema de alívio de pressão automático. Além disso, o aparelho entrega um menu simples e intuitivo, tornando sua programação muito mais fácil.
Esse equipamento possui um recurso de Rampa, que garante uma pressão progressiva durante o sono. Ou seja, o aparelho inicia o tratamento com uma pressão mais baixa e a aumenta gradualmente durante a noite de sono, assim, o início do seu sono se torna muito mais confortável. Outra vantagem proporcionada pelo aparelho é a sua facilidade de transporte, por ser um equipamento pequeno e leve.
4. CPAP automático SleepStyle + umidificador – Fisher & Paykel

Uma das coisas que mais se destaca no CPAP automático SleepStyle, Fisher & Paykel, está em seu design. O aparelho entrega um visual compacto e elegante, que vai se acomodar discretamente no seu quarto. Além disso, o equipamento garante a tecnologia de umidificação integrada, que proporciona todo o conforto para o seu tratamento. Fora isso, esse CPAP entrega um menu simples e dinâmico, que facilita o uso.
5. CPAP automático portátil AirMini AutoSet – ResMed

O CPAP portátil AirMini AutoSet, da ResMed, é conhecido como o menor aparelho CPAP do mundo. Isso proporciona muita praticidade para o dia a dia, já que torna esse equipamento perfeito para quem se locomove muito. Além disso, ele proporciona conforto para o tratamento devido à sua tecnologia de alívio de pressão automática. Mais uma vantagem do equipamento está na sua conexão bluetooth, que permite a configuração por meio do celular.
Conte com a CPAPS!
Além de garantir toda a assistência que você precisa na hora de comprar CPAP, também prestamos todo o apoio na hora da higienização do seu aparelho e contato com especialistas do sono. Para acessar a nossa loja online basta clicar aqui!
Fontes: Tua Saude
Deixe um comentário