O ronco tem sido um problema recorrente na sua vida? Saiba que esse distúrbio diminui a qualidade do seu sono, afeta a sua saúde, compromete a sua relação com a família e, além disso, pode causar problemas ao seu casamento. Por isso, é imprescindível que as causas do ronco sejam diagnosticadas para, assim, saber como parar de roncar.
O ronco se caracteriza como o ruído causado por uma obstrução nas vias aéreas superiores. Essa obstrução dificulta e, em certos casos, até mesmo impede a passagem de ar. Assim, emitimos um ruído incômodo e alto, seja por respirarmos pela boca ou pelo nariz obstruído mesmo. Esse problema é enfrentado por muitas pessoas no mundo inteiro.
Portanto, o ronco não é um problema que possa ser ignorado, visto que ele está ligado diretamente à qualidade da nossa respiração e sono durante a noite. Mas como exatamente podemos saber o que está causando e como parar de roncar? É isso que explicamos neste post. Continue a leitura para conferir 5 causas possíveis para o ronco e como tratar o problema em cada caso!
Entenda como o ronco afeta sua vida
Como dissemos anteriormente, o ronco não é simplesmente um problema que ocorre à noite e acaba com o amanhecer. Ele pode, sim, afetar outros aspectos da sua vida, diminuindo a sua produtividade no trabalho, por exemplo. Abaixo, trouxemos algumas maneiras como o ronco pode afetar a sua vida. Confira agora mesmo!
+ 5 consequências que o ronco pode trazer

Pode afetar o seu casamento
De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA), pessoas que têm a qualidade de sono perturbada demonstram mais problemas na condução de um relacionamento e casamento saudável e feliz. Pelo afirmado na pesquisa, os voluntários do estudo que dormiam mal relataram mais conflitos com o parceiro durante o dia a dia.
Além disso, segundo especialistas, o ronco é a terceira maior causa de divórcios entre casais, ficando atrás apenas da infidelidade e problemas financeiros. Isso se deve ao fato de que, devido ao alto barulho, o problema se torna muito incômodo para o parceiro, levando alguns casais a dormirem separados, inclusive.
Diminui a sua produtividade
Como já sabemos, o ronco pode afetar a qualidade do sono que, quando não é satisfatória, pode afetar a sua produtividade durante o dia a dia. Isso se deve ao fato de que, ao não dormirmos tão bem quanto precisamos, acabamos não descansando realmente. Dessa forma, temos a sensação de cansaço constante durante o dia, desatenção e sonolência diurna.
Pode desencadear outros problemas de saúde
Enquanto ronca, a pessoa pode acabar tendo paradas respiratórias de até 10 segundos, o que prejudica a oxigenação do sangue. Devido a isso, o corpo é estimulado a lançar mais adrenalina no sangue, o que aumenta a pressão arterial e a resistência à insulina. Dessa forma, pessoas que convivem com o ronco estão mais propensas a desenvolver hipertensão e diabetes, aumentando o risco de doenças cardiovasculares (como infarto e AVC).
Prejudica seu desempenho sexual
Devido ao fato do ronco diminuir a quantidade de O² no sangue e, consequentemente, afetar a circulação sanguínea, ele pode influenciar, sim, no seu desempenho sexual. Homens acometidos pela apneia do sono, por exemplo, podem acabar sofrendo de disfunção erétil devido ao agravamento da doença e problemas de oxigenação sanguínea.
Quando o ronco é considerado normal?
Segundo o Ministério da Saúde, o ronco pode ser considerado normal em casos onde ele é discreto, apresenta um barulho suave, não acontece frequentemente e, principalmente, quando está relacionado à uma crise alérgica ou à posição que usamos para dormir. Esse problema pode ser solucionado com o uso de um travesseiro anti ronco, por exemplo.
Contudo, em casos onde é regular (todos os dias), pode indicar a presença de algum problema de saúde. No decorrer deste post, contamos algumas possíveis causas para o ronco e como tratá-las. Continue a leitura e confira agora mesmo!
5 causas do ronco e como parar de roncar
Agora que você já sabe melhor as formas como o ronco pode afetar sua vida, seja no âmbito pessoal, de saúde e até mesmo profissional, que tal se conversarmos sobre 5 causas para o ronco e como parar de roncar? Continue a leitura, confira tudo isso agora mesmo e renove sua saúde respiratória ainda este ano!
+ 5 doenças pulmonares que causam o ronco (e por quê)

1. Sobrepeso ou obesidade
Segundo informações divulgadas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), o excesso de gordura, quando depositado ao redor do pescoço e garganta, ocasiona uma dobra nos tecidos adjacentes, o que reduz o calibre das vias aéreas. Isso ocasiona uma diminuição no fluxo de ar e leva ao ronco durante o sono.
No caso desse problema, a melhor forma de tratamento se dá por meio da perda de peso, que diminuirá o acúmulo de gordura na região, facilitando a passagem de ar. Para isso, o ideal é que você busque por um médico especialista para a análise da melhor forma de alcançar os seus objetivos com saúde, modificando a alimentação e praticando exercícios recomendados.
2. Amigdalite
A amigdalite pode, sim, ser uma causa para o ronco, principalmente em casos onde a pessoa costuma sofrer com o problema recorrentemente. A amigdalite se caracteriza por uma inflamação das amígdalas, fazendo com que as mesmas fiquem inchadas. Por sua vez, esse inchaço dificulta a passagem de ar nas vias aéreas, ocasionando o ronco.
O tratamento da doença pode ser feito de inúmeras formas diferentes. Na hora de definir a melhor forma de solucionar a amigdalite, o médico irá analisar o grau do problema para, assim, saber como lidar com ele. Contudo, as formas de tratamento podem ser as seguintes:
- Analgésicos e anti-inflamatórios para casos leves;
- Injeções intramusculares para casos mais graves;
- Cirurgia de remoção para casos mais recorrentes.
3. Asma e bronquite crônica
Esses dois problemas costumam causar inflamações nas vias aéreas respiratórias, ocasionando um inchaço e fazendo com que as mesmas acabem ficando mais estreitas. Assim, tanto a asma quanto a bronquite acarretam numa maior dificuldade para respirar e tornam a respiração acelerada, assim como podem causar ronco durante a noite.
Embora compartilhem diversos sintomas, a asma e a bronquite contam com tratamentos diferentes. A asma, por exemplo, é tratada mais comumente por meio do uso de broncodilatadores. No caso da bronquite, o tratamento pode se dar por meio do uso de analgésicos, antitussígenos, antibióticos e anti-inflamatórios.
4. Alergias
Diversos problemas alérgicos, sejam eles agudos ou crônicos, podem ocasionar a obstrução das vias aéreas superiores. Desse modo, promovem uma diminuição da passagem de ar, dificultando uma respiração saudável durante a noite. Portanto, essas alergias costumam causar ronco, já que impede a respiração pelo nariz e força o pequeno a respirar pela boca.
Para realizar o tratamento correto do problema, em primeiro lugar, deve-se procurar um médico para diagnosticar a causa da sua alergia. A partir desse diagnóstico, o especialista poderá indicar a melhor forma de tratamento para o seu caso, diminuindo os sintomas alérgicos e promovendo a limpeza das vias respiratórias.
5. Apneia do sono
Caracterizada como um distúrbio do sono, a apneia é uma das principais causas de ronco e diversos outros problemas de saúde relacionados à qualidade do sono. Esse distúrbio é caracterizado por paradas respiratórias enquanto a pessoa dorme ou uma respiração superficial, ambas causadas por obstruções crônicas das vias aéreas.
Comumente, pessoas que sofrem com a apneia do sono apresentam um ronco muito alto, com paradas durante a noite (períodos onde a pessoa sofre as paradas respiratórias). Para o diagnóstico correto da doença, é indispensável que a pessoa busque um médico, que irá indicar a realização da polissonografia – exame que estuda a pessoa enquanto ela dorme.

A forma de tratamento mais comum, eficaz e indicada para o problema se dá por meio do uso de um aparelho CPAP. Esse equipamento atua enviando um fluxo de ar positivo para as vias aéreas que impedem a sua respiração e, assim, evitam as paradas respiratórias. Dessa forma, o aparelho também impede a ocorrência de ronco durante a noite
Deixe um comentário