Descubra 5 causas para o ronco e como parar de roncar

O ronco tem sido um problema recorrente na sua vida? Saiba que esse distúrbio diminui a qualidade do seu sono, afeta a sua saúde, compromete a sua relação com a família e, além disso, pode causar problemas ao seu casamento. Por isso, é imprescindível que as causas do ronco sejam diagnosticadas para, assim, saber como parar de roncar.

O ronco se caracteriza como o ruído causado por uma obstrução nas vias aéreas superiores. Essa obstrução dificulta e, em certos casos, até mesmo impede a passagem de ar. Assim, emitimos um ruído incômodo e alto, seja por respirarmos pela boca ou pelo nariz obstruído mesmo. Esse problema é enfrentado por muitas pessoas no mundo inteiro. 

Portanto, o ronco não é um problema que possa ser ignorado, visto que ele está ligado diretamente à qualidade da nossa respiração e sono durante a noite. Mas como exatamente podemos saber o que está causando e como parar de roncar? É isso que explicamos neste post. Continue a leitura para conferir 5 causas possíveis para o ronco e como tratar o problema em cada caso!

Entenda como o ronco afeta sua vida

Como dissemos anteriormente, o ronco não é simplesmente um problema que ocorre à noite e acaba com o amanhecer. Ele pode, sim, afetar outros aspectos da sua vida, diminuindo a sua produtividade no trabalho, por exemplo. Abaixo, trouxemos algumas maneiras como o ronco pode afetar a sua vida. Confira agora mesmo!

+ 5 consequências que o ronco pode trazer

como-o-ronco-afeta-sua-vida
Ao lado esquerdo, um fluxo respiratório saudável. Ao lado direito, um caso de obstrução que causa ronco.

Pode afetar o seu casamento

De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA), pessoas que têm a qualidade de sono perturbada demonstram mais problemas na condução de um relacionamento e casamento saudável e feliz. Pelo afirmado na pesquisa, os voluntários do estudo que dormiam mal relataram mais conflitos com o parceiro durante o dia a dia.

Além disso, segundo especialistas, o ronco é a terceira maior causa de divórcios entre casais, ficando atrás apenas da infidelidade e problemas financeiros. Isso se deve ao fato de que, devido ao alto barulho, o problema se torna muito incômodo para o parceiro, levando alguns casais a dormirem separados, inclusive.

Diminui a sua produtividade

Como já sabemos, o ronco pode afetar a qualidade do sono que, quando não é satisfatória, pode afetar a sua produtividade durante o dia a dia. Isso se deve ao fato de que, ao não dormirmos tão bem quanto precisamos, acabamos não descansando realmente. Dessa forma, temos a sensação de cansaço constante durante o dia, desatenção e sonolência diurna.

Pode desencadear outros problemas de saúde

Enquanto ronca, a pessoa pode acabar tendo paradas respiratórias de até 10 segundos, o que prejudica a oxigenação do sangue. Devido a isso, o corpo é estimulado a lançar mais adrenalina no sangue, o que aumenta a pressão arterial e a resistência à insulina. Dessa forma, pessoas que convivem com o ronco estão mais propensas a desenvolver hipertensão e diabetes, aumentando o risco de doenças cardiovasculares (como infarto e AVC).

Prejudica seu desempenho sexual

Devido ao fato do ronco diminuir a quantidade de O² no sangue e, consequentemente, afetar a circulação sanguínea, ele pode influenciar, sim, no seu desempenho sexual. Homens acometidos pela apneia do sono, por exemplo, podem acabar sofrendo de disfunção erétil devido ao agravamento da doença e problemas de oxigenação sanguínea.

Quando o ronco é considerado normal?

Segundo o Ministério da Saúde, o ronco pode ser considerado normal em casos onde ele é discreto, apresenta um barulho suave, não acontece frequentemente e, principalmente, quando está relacionado à uma crise alérgica ou à posição que usamos para dormir. Esse problema pode ser solucionado com o uso de um travesseiro anti ronco, por exemplo.

Contudo, em casos onde é regular (todos os dias), pode indicar a presença de algum problema de saúde. No decorrer deste post, contamos algumas possíveis causas para o ronco e como tratá-las. Continue a leitura e confira agora mesmo!

5 causas do ronco e como parar de roncar

Agora que você já sabe melhor as formas como o ronco pode afetar sua vida, seja no âmbito pessoal, de saúde e até mesmo profissional, que tal se conversarmos sobre 5 causas para o ronco e como parar de roncar? Continue a leitura, confira tudo isso agora mesmo e renove sua saúde respiratória ainda este ano!

+ 5 doenças pulmonares que causam o ronco (e por quê)

Queixeira neoprene Inspira
Em casos em que a pessoa ronca por dormir de boca aberta, o uso de queixeiras pode solucionar o problema.

1. Sobrepeso ou obesidade

Segundo informações divulgadas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), o excesso de gordura, quando depositado ao redor do pescoço e garganta, ocasiona uma dobra nos tecidos adjacentes, o que reduz o calibre das vias aéreas. Isso ocasiona uma diminuição no fluxo de ar e leva ao ronco durante o sono.

No caso desse problema, a melhor forma de tratamento se dá por meio da perda de peso, que diminuirá o acúmulo de gordura na região, facilitando a passagem de ar. Para isso, o ideal é que você busque por um médico especialista para a análise da melhor forma de alcançar os seus objetivos com saúde, modificando a alimentação e praticando exercícios recomendados.

2. Amigdalite

A amigdalite pode, sim, ser uma causa para o ronco, principalmente em casos onde a pessoa costuma sofrer com o problema recorrentemente. A amigdalite se caracteriza por uma inflamação das amígdalas, fazendo com que as mesmas fiquem inchadas. Por sua vez, esse inchaço dificulta a passagem de ar nas vias aéreas, ocasionando o ronco.

O tratamento da doença pode ser feito de inúmeras formas diferentes. Na hora de definir a melhor forma de solucionar a amigdalite, o médico irá analisar o grau do problema para, assim, saber como lidar com ele. Contudo, as formas de tratamento podem ser as seguintes:

  • Analgésicos e anti-inflamatórios para casos leves;
  • Injeções intramusculares para casos mais graves;
  • Cirurgia de remoção para casos mais recorrentes.

3. Asma e bronquite crônica

Esses dois problemas costumam causar inflamações nas vias aéreas respiratórias, ocasionando um inchaço e fazendo com que as mesmas acabem ficando mais estreitas. Assim, tanto a asma quanto a bronquite acarretam numa maior dificuldade para respirar e tornam a respiração acelerada, assim como podem causar ronco durante a noite.

Embora compartilhem diversos sintomas, a asma e a bronquite contam com tratamentos diferentes. A asma, por exemplo, é tratada mais comumente por meio do uso de broncodilatadores. No caso da bronquite, o tratamento pode se dar por meio do uso de analgésicos, antitussígenos, antibióticos e anti-inflamatórios.

4. Alergias

Diversos problemas alérgicos, sejam eles agudos ou crônicos, podem ocasionar a obstrução das vias aéreas superiores. Desse modo, promovem uma diminuição da passagem de ar, dificultando uma respiração saudável durante a noite. Portanto, essas alergias costumam causar ronco, já que impede a respiração pelo nariz e força o pequeno a respirar pela boca. 

Para realizar o tratamento correto do problema, em primeiro lugar, deve-se procurar um médico para diagnosticar a causa da sua alergia. A partir desse diagnóstico, o especialista poderá indicar a melhor forma de tratamento para o seu caso, diminuindo os sintomas alérgicos e promovendo a limpeza das vias respiratórias.

5. Apneia do sono

Caracterizada como um distúrbio do sono, a apneia é uma das principais causas de ronco e diversos outros problemas de saúde relacionados à qualidade do sono. Esse distúrbio é caracterizado por paradas respiratórias enquanto a pessoa dorme ou uma respiração superficial, ambas causadas por obstruções crônicas das vias aéreas.

Comumente, pessoas que sofrem com a apneia do sono apresentam um ronco muito alto, com paradas durante a noite (períodos onde a pessoa sofre as paradas respiratórias). Para o diagnóstico correto da doença, é indispensável que a pessoa busque um médico, que irá indicar a realização da polissonografia – exame que estuda a pessoa enquanto ela dorme.

CPAP XT Fit - Apex Medical
O tratamento para apneia do sono se dá por meio do CPAP.

A forma de tratamento mais comum, eficaz e indicada para o problema se dá por meio do uso de um aparelho CPAP. Esse equipamento atua enviando um fluxo de ar positivo para as vias aéreas que impedem a sua respiração e, assim, evitam as paradas respiratórias. Dessa forma, o aparelho também impede a ocorrência de ronco durante a noite

Comentários

  1. Avatar de Luiza Costa dos Santos

    E verdade tudo que eu tenho roco demais não sei
    o Que fazer para não roça meu esposo sai do quarto e vai dormir na sala…!! Luiza

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Luiza, como vai?

      O ronco é provocado pelo estreitamento das vias aéreas, que pode ser ocasionado por diversos fatores como relaxamento dos músculos da garganta, alergias, obesidade, posição na qual a pessoa dorme ou pela apneia do sono. Portanto, o primeiro passo para parar de roncar é buscar um médico especialista que irá identificar a causa do ronco e indicar o tratamento correto. Após a consulta, o profissional encaminhará o indivíduo para uma polissonografia basal, um exame não-invasivo que monitora possíveis alterações no sono. O tratamento para ronco dependerá do diagnóstico médico. Há opções como aparelhos e cirurgias, mas se o problema estiver relacionado à apneia do sono, o tratamento mais indicado é a terapia com CPAP, um aparelho que impede que as vias aéreas sejam obstruídas ao enviar fluxo de ar positivo e constante. Estamos à disposição!

  2. Avatar de Diva Onofre
    Diva Onofre

    No meu caso eu ronco assim que deito, acordo com meu próprio ronco, não durmo de boca aberta, fiz esse exame polissonografia e o resultado foi que tenho 10% de apneia e acordei 198 vezes na noite. A minha Otorrino não sabe mais o que fazer, me passou um remédio pra usar toda noite nas narinas, mais não esta resolvendo, tem noite que saiu do quarto pra pode dormir pois incomoda meu esposo e ele me cutuca a noite toda. Não sei mais o que fazer.

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Diva, como vai?

      O ronco pode estar ligado a outros fatores, como idade, obesidade, consumo de bebidas alcoólicas, muito cansaço, hábito de dormir de barriga para cima, problemas nasais, entre outros. Nesse caso é importante verificar junto a sua médica se o seu ronco pode estar atrelado a outro fator e não necessariamente a apneia, visto que a senhora já utiliza o aparelho CPAP. Estamos à disposição!

  3. Avatar de Juraci Alves de Carvalho
    Juraci Alves de Carvalho

    Sou mt preocupada porque ronco muito emcomodo até as visitas mi ajude o meu esposo já não dorme mas comigo o que faço?

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Juraci, como vai?

      O ideal é consultar um profissional médico e, caso necessário, algum especialista do sono, para identificar se possui algum distúrbio do sono ou se o ronco pode estar atrelado a outro fator. Estamos à disposição!

  4. Avatar de Maria Edineide Garcia de Sousa
    Maria Edineide Garcia de Sousa

    Meu filho ronca bastante, do meu quarto eu perco o sono, só que é compassado, já ouvi várias vezes ele tipo se engasgar, fica tossindo bastante. Mas as vezes ele ronca, e depois para, é muito preocupante. Até mesmo por conta dos engasgos. Já observei que inclui também o fato dele se alimentar durante a noite, quando ele ñ come tipo algo pesado ele ñ ronca bastante. Me digam alguma coisa por favor. JESUS abençoe.

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Maria, como vai?

      Além do refluxo esofágico, o engasgo noturno pode estar relacionado, também, com a apneia obstrutiva do sono. Isso pode ocorrer porque, com o relaxamento dos músculos da garganta (assim como favorece o refluxo), o caminho do ar pode ser estreitado entre as paredes da faringe e a língua. Dessa forma, a pessoa pode acabar tendo a passagem de ar obstruída, causando roncos, dificuldade de respiração e até mesmo o engasgo. A maneira mais indicada para solucionar o problema é procurar uma recomendação médica (tanto gastroenterologista quanto otorrinolaringologista). Podem ser realizados exames, como a endoscopia e a polissonografia. Dessa forma, é possível identificar quais as causas do refluxo, se existem lesões no organismo, e se a apneia do sono está atrelada ao problema. Em seguida, é ideal manter uma alimentação balanceada e com horários regulares, evitando comer e ingerir líquidos momentos antes de dormir. Estamos à disposição!

  5. Avatar de Laudeci Maria Lima dos Santos
    Laudeci Maria Lima dos Santos

    Boa noite sou Laudeci lendo esses depoimentos das pessoas em relação ao ronco Eu estou na mesma situação. Meu esposo ultimamente tem falado pra mim que estou roncando muito alto e com uma secreção na garganta. O que devo fazer de urgência?

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Laudeci, como vai?

      O ideal é consultar um profissional médico e, caso necessário, algum especialista do sono, para identificar se possui algum distúrbio do sono ou se o ronco pode estar atrelado a outro fator. Estamos à disposição!

  6. Avatar de André veuga
    André veuga

    Qual especialista devo procurar para trato ronco

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá André, como vai?

      Para tratar o ronco, você pode procurar um médico especialista em distúrbios do sono, como um otorrinolaringologista ou um pneumologista. Esses profissionais têm experiência no diagnóstico e tratamento de condições relacionadas ao sono, incluindo o ronco. Eles poderão avaliar a causa do seu ronco e recomendar o tratamento mais adequado para você, que pode incluir mudanças no estilo de vida, uso do CPAP ou outros métodos. É importante buscar a orientação de um especialista para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado. Estamos à disposição!

  7. Avatar de Valdilene Mota Rodrigues

    Boa Tarde!
    Já sinto vergonha, meu marido reclama muito ele trabalha de plantao e precisa dormi bem na noite que está de folga, mas nao está conseguindo por minha culpa, estou pensando em dormir em outro local para v se resolve( nao era o que eu queria, pois nao foi pra isso que casei) mas se nao tiver outro jeito.

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Valdilene, como vai?

      Entendemos que a situação esteja causando desconforto tanto para você quanto para o seu marido. Antes de tomar a decisão de dormir em outro local, pode ser útil explorar algumas opções para lidar com o ronco. Uma delas é consultar um médico especialista em distúrbios do sono, como um otorrinolaringologista ou um pneumologista, para avaliar a causa do ronco e discutir possíveis tratamentos, como o uso do CPAP ou outros métodos. Além disso, adotar hábitos saudáveis, como evitar o consumo de álcool antes de dormir, manter um peso saudável e dormir de lado, pode ajudar a reduzir o ronco. Lembre-se de que é importante conversar abertamente com seu marido sobre a situação e buscar soluções juntos. Estamos à disposição!

  8. Avatar de Estefania
    Estefania

    Acordo com o meu ronco,já fiz polissonografia e não constatou nada.Acho que não consegui dormir direito.Isso me incomoda demais.Morro de vergonha quando viajo e tenho que dormir com alguém.

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Estefania, como vai?

      Sentimos muito em saber que você está enfrentando esses desafios com o ronco e a qualidade do sono. É compreensível que isso possa causar desconforto e preocupação, especialmente em situações sociais como viagens. Mesmo que a polissonografia não tenha mostrado resultados significativos, pode ser útil consultar um especialista em sono para uma nova avaliação ou para discutir possíveis causas adicionais para o ronco. Não hesite em discutir suas preocupações e possíveis soluções com um médico especialista. Eles podem oferecer uma abordagem personalizada e novas alternativas para melhorar a qualidade do seu sono. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *