Medicina integrativa x apneia do sono: entenda a relação

Mesmo que ainda seja muito recente no Brasil, a medicina integrativa tem se tornado cada dia mais popular entre os brasileiros. Comumente, essa especialidade é muito benéfica para a saúde de pacientes em diversos tipos de tratamento. Contudo, por ser algo relativamente novo, poucas pessoas realmente conhecem a essa forma de medicina e seus benefícios para a saúde.

Dessa forma, mesmo que venha ganhando popularidade, poucas pessoas sabem o que é medicina integrativa. Além disso, entre pacientes acometidos pela apneia do sono, é comum que haja questionamentos relacionados a se a medicina integrativa pode ser benéfica para o tratamento da doença. Neste post, esclarecemos essas dúvidas. Continue a leitura e confira!

Descubra tudo sobre a medicina integrativa

Com uma demanda maior de pacientes que buscam por tratamentos eficazes contra doenças crônicas, a medicina integrativa tem ganhado mais visibilidade por ser uma especialidade que busca proporcionar um tratamento mais abrangente. Nessa realidade, as clínicas integrativas têm ganhado espaço, sempre munidas de diversos profissionais multidisciplinares.

Uma coisa muito interessante sobre a medicina integrativa é que ela é benéfica tanto para o paciente quanto para o profissional de saúde. Isso se deve ao fato de que, quando usada no dia a dia, ela pode proporcionar melhores resultados ao tratamento, o que gera mais entusiasmo na rotina. Mas afinal, o que é medicina integrativa? Confira a resposta para este questionamento a seguir!

Medicina integrativa: o que é?

Resumidamente, a medicina integrativa consiste em uma abordagem holística do ser humano, ou seja, o paciente é visto como um conjunto que integra corpo, mente, espírito e suas interações. Dessa forma, os distúrbios e doenças são considerados como desequilíbrios nesse sistema complexo que precisa estar alinhado para uma vida saudável e de qualidade.

Portanto, segundo a visão da medicina integrativa, para o tratamento correto de uma doença, não se deve ver apenas o órgão ou sistemas que está em desequilíbrio, mas a pessoa como um todo. Assim, além de contar com um médico/especialista tradicional, o tratamento pelo viés dessa forma de medicina reúne diversos profissionais em torno do paciente, que também têm suas técnicas comprovadas pela ciência.

Leia também:

+ O que comer antes de dormir para ajudar a evitar insônia?

+ A apneia afeta a saúde mental e pode causar a depressão

+ O tratamento homeopático é eficaz contra a apneia do sono?

Assim, podemos entender que o viés da medicina integrativa consiste, como o próprio nome já sugere, em um tratamento que integra diferentes métodos de terapia reconhecidos pela ciência e medicina tradicional. Para isso, mescla as mais diversas disciplinas, de forma segura e eficaz. Entre as áreas que são englobadas em um tratamento pelo viés dessa forma de medicina estão:

  • Médicos especialistas;
  • Homeopatas;
  • Nutricionistas;
  • Psicólogos;
  • Nutrólogos.

Assim, ao buscarmos um tratamento na medicina integrativa, nos deparamos com uma forma de terapia completa, que abrange diferentes disciplinas e formas de tratamento, buscando tratar muito além do sintoma. Contudo, será que a medicina integrativa tem relação com a apneia do sono? Bom, a resposta para esta pergunta você pode conferir a seguir.

Medicina integrativa no tratamento da apneia do sono

Como pudemos entender até aqui, a medicina integrativa consiste na busca por um tratamento integrado que compreende diversas disciplinas, inclusive as áreas de acupuntura e tratamento holísticos. E isso pode, sim, ser muito benéfico para o seu tratamento contra a apneia do sono, afinal, não contaria apenas com o tratamento noturno, mas sim uma mudança completa de rotina e atitude no dia a dia.

CPAP automático SleepStyle com umidificador - Fisher & Paykel
O tratamento para a apneia do sono se dá por meio do uso do aparelho CPAP.

Dessa forma, seguindo o viés da medicina integrativa para o tratamento da apneia, além de realizar a terapia com CPAP, você também estabeleceria uma mudança de alimentação, que é eficaz tanto para a regulação do peso quanto para a melhora da qualidade do sono. Além disso, integrando a acupuntura, que pode ser benéfica para evitar e tratar problemas desencadeados pela apneia. Aliar um psicólogo ao tratamento também é algo positivo, já que os problemas de sono podem desencadear distúrbios emocionais e problemas de humor.

Esse viés da medicina substitui o tratamento tradicional?

Não! Embora a soma de outros profissionais ao tratamento seja benéfico, isso nunca deve substituir o tratamento convencional e atestado pelos órgãos de saúde. A medicina integrativa deve funcionar como uma adição ao tratamento, abrangendo outras áreas, buscando cuidar da saúde de uma forma mais geral.

+ A apneia do sono tem cura? Descubra agora mesmo!

Conheça o tratamento da apneia do sono

O tratamento contra a apneia do sono se dá por meio da utilização de um aparelho CPAP. O equipamento atua enviando um fluxo positivo de ar para as vias aéreas impedindo a obstrução das mesmas durante o sono. Assim, o tratamento evita as paradas de ar durante a noite e acaba com o problema do ronco, sintoma típico para pacientes acometidos pela apneia.

+ Para que serve o CPAP: entenda o aparelho e suas funções

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *