Com o passar dos anos, a chegada da terceira idade e finalmente a aposentadoria, as pessoas podem enfim aproveitar mais o tempo e, claro, descansar um pouco. Contudo, o que significa quando esse tempo de descanso é mais longo do que o normal? Saiba que o idoso com muito sono durante o dia pode ser um sinal de alerta de algum problema de saúde.
Segundo uma pesquisa realizada pela Academia Americana de Neurologia, os idosos que sentem muito sono durante o dia podem apresentar mais riscos de desenvolver cânceres, doenças cardiovasculares e diabetes. Os pesquisadores defendem que a atenção à qualidade e tempo de sono dos idosos pode ser um fator decisivo para o diagnóstico precoce de diversas enfermidades.
No entanto, embora a pesquisa apresente dados muito relevantes, não representam uma prevalência muito alta entre os idosos que dormiam mais. De acordo com o estudo, entre os 840 voluntários que relataram sentir sono durante o dia, 6,2% desenvolveram diabetes e 2,4% tumores. Enquanto os que menos dormem as taxas são 2,9% e 0,8%, respectivamente.
Dessa forma, podemos concluir que um idoso com sono profundo deve, sim, receber atenção. Mas, afinal, quais podem ser as causas para essa condição? Neste post, contamos porque idoso sente muito sono, em alguns casos, e ainda damos dicas de como acabar com o sono durante o dia. Continue a leitura e confira agora mesmo tudo sobre o assunto!
Idoso com muito sono diurno: quais são as causas
De acordo com especialistas em sono saudável e distúrbios do sono, é comum que durante a velhice haja uma diminuição na necessidade de dormir. Dessa forma, podemos concluir que a sonolência durante o dia, também conhecida como Hipersonia ou Sonolência Excessiva Diurna (SED), pode ser um indicativo de algum transtorno da saúde do sono do idoso.
+ Hipersonia: causa, tratamento e sua relação com apneia do sono
A Hipersonia se caracteriza como um transtorno manifestado pelo ato de dormir demais durante o dia. Esse problema pode ser oriundo de diversos fatores, como poucos estímulos biológicos, físicos e químicos, redução das atividades cognitivas por muito tempo ou uma diminuição na exposição à luz do sol. Alguns outros problemas podem causar a hipersonia, confira alguns:
- Hipotireoidismo;
- Hipoglicemia;
- Distúrbios mentais;
- Problemas nutricionais;
- Uso de antialérgicos;
- Uso de tranquilizantes;
- Má ventilação pulmonar nos brônquios.
Além disso, outro ponto importante a se observar é que a SED não deve ser comparada ou confundida com a fadiga. Diferentemente da hipersonia, segundo especialistas a fadiga é uma condição onde se torna mais difícil manter a manutenção dos níveis motor e de energia mental, onde há a exigência de repouso como solução.
Como diagnosticar o problema de muito sono diurno
Para buscar um tratamento para um idoso com muito sono durante o dia, primeiro é importante identificar o problema e diagnosticar se isso realmente se caracteriza como hipersonia. Conforme afirmado por especialistas em saúde, a análise do caso começa com o histórico médico e o exame físico do paciente que apresenta o problema.
Além disso, é necessário que a abordagem seja temporal, com detalhamento do sono e o impacto dessa sonolência excessiva na vida cotidiana do idoso. É importante, ainda, que seja feita uma diferenciação da fadiga. Já o exame físico deve se focar em avaliar a hipertensão, obesidade, circunferência do pescoço, espaço aéreo retrofaríngeo e estrutura do maxilar.

Assim que há um diagnóstico positivo do problema, há a necessidade de buscar um tratamento para o problema. Isso é indispensável, já que a hipersonia, ou SED, pode acarretar o aparecimento de diversos outros problemas de saúde. Continue a leitura e confira quais os distúrbios que podem ser ocasionados pela Sonolência Excessiva Diurna e como você pode tratar o problema.
Idoso com muito sono: consequências da hipersonia
Os problemas de sono sempre ocasionam coisas ruins para a vida das pessoas, em especial daquelas que são idosas. Atingir a terceira idade, por si só, já traz diversas mudanças e, ao aliarmos um distúrbio do sono a isso, podem acabar aparecendo alguns outros problemas de saúde que podem ser bem danosos à vida na velhice. Confira abaixo quais são os problemas ocasionados pela hipersonia:
- Depressão;
- Deficiência nutricional;
- Problemas cognitivos;
- Problemas cardiovasculares;
- Câncer;
- Diabetes;
- Entre outras patologias diversas.
Como acabar com o sono durante o dia
Geralmente, o tratamento para o problema ocorre por meio do uso de medicamentos indicados pelo médico do sono. Contudo, também é possível efetuar o tratamento do problema sem tomar remédios, por meio de técnicas de concentração e mudanças de hábitos. Porém, para a definição da melhor forma de tratamento, é indispensável o acompanhamento com um especialista.
Deixe um comentário