CPAP hospitalar: entenda como o aparelho é utilizado

Muito conhecido por pessoas que sofrem com quaisquer distúrbios respiratórios e passam pelo tratamento para o problema, o CPAP é um aparelho indispensável para a manutenção da saúde de apneicos. Contudo, quando falamos de equipamentos para uso hospitalar, o assunto muda um pouco. Neste post, contamos melhor sobre o CPAP hospitalar – e se o uso de um aparelho CPAP é indicado para hospitais. Continue a leitura e confira agora mesmo!

Existe algum CPAP hospitalar

Os CPAPs, como muitos já conhecem, são equipamentos utilizados para a realização da terapia respiratória, sendo os principais aparelhos utilizados no tratamento contra a apneia do sono – geralmente mais indicados para uso doméstico. No entanto, existem equipamentos voltados para a ventilação mecânica que também podem ser benéficos para pacientes hospitalizados, abaixo contamos melhor sobre o assunto e explicamos as diferenças entre eles e os CPAPs comuns.

“Normalmente em hospitais usa-me mais BiPAP e ventilador mecânico, CPAP é mais de uso domiciliar para tratamento de apneia do sono e expansão pulmonar.”, afirma o especialista da CPAPS. “Os aparelhos usados em hospital são mais específicos e possuem mais modos ventilatórios para atender a demanda”, conclui.

Dessa forma, podemos concluir que os aparelhos CPAP em si não são os mais indicados para utilização hospitalar. Isso porque em hospitais, é necessário que os equipamentos tenham maior maleabilidade, podendo ter diferentes fluxos de pressão para atender a mais de um paciente. Assim, os mais indicados são os aparelhos BiPAP.

Existem máscaras específicas para este aparelho

Embora o CPAP não seja muito utilizado em hospitais, os acessórios que normalmente se aliam ao equipamento podem ser utilizados com os aparelhos hospitalares normalmente. “Pode ser usada a mesma máscara do CPAP ou acessórios específicos caso o paciente esteja traqueostomizado”, afirma o especialista CPAPS.

Conheça os aparelhos mais utilizados em hospitais

Como você já pôde entender melhor acima, os CPAPs não são os equipamentos mais indicados para a utilização em hospitais. Por outro lado, há equipamentos voltados para a ventilação mecânica que são amplamente utilizados em ambientes hospitalares por sua versatilidade de uso (com uma maior maleabilidade de uso).

Um desses equipamentos é o ventilador mecânico, que pode ser utilizado em ambientes hospitalares para tratamento da apneia do sono, insuficiência respiratória e falhas respiratórias. Além disso, esses equipamentos são bem indicados para pacientes em estado mais crítico ou normalizado, o que permite um uso mais abrangente do equipamento.

+ Ventilação mecânica não-invasiva: saiba como funciona

Além disso, outro equipamento comumente utilizado em hospitais é o concentrador de oxigênio, que é um aparelho responsável por fornecer o O² para pacientes que, devido a deficiências respiratórias, possuem alguma oscilação na respiração. Com um concentrador de oxigênio, é garantido que o indivíduo receba a quantia do gás de acordo com os parâmetros estabelecidos como normalidade pela classe médica: entre 85% e 100%.

+ Concentrador de oxigênio: para que serve, duração e mais

Encontre os equipamentos certos na CPAPS

Independentemente da destinação do uso, seja domiciliar ou hospitalar, na nossa loja online você encontra todos os equipamentos certos. Como os ventiladores mecânicos que você pode conhecer clicando aqui. Ou os concentradores respiratórios que estão na página que você acessa clicando aqui. Compre agora todos os aparelhos necessários para cuidar da sua terapia respiratória!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *