Desconforto e gases durante o uso de CPAP: saiba como lidar

Sentir desconforto com o uso do CPAP, principalmente durante o início do tratamento, é algo muito comum e corriqueiro. Geralmente, isso é só uma questão de adaptação com o equipamento ou ajuste de pressão. Neste post, explicamos melhor o que causa esses desconfortos (e até gases) ao usar o seu equipamento e te ajudamos a lidar melhor com o problema. Continue a leitura e confira agora mesmo!

O que causa desconforto e gases durante o uso de CPAP

Para entender melhor os efeitos colaterais causados pelo uso do equipamento, primeiro você precisa conhecer bem o funcionamento, certo? Bom, vamos começar por aí então: o CPAP funciona a partir do envio de um fluxo de ar positivo que impede a obstrução das vias aéreas superiores durante o sono.

A apneia do sono é causada justamente por essa obstrução, que diminui o fluxo respiratório, causando paradas e roncos altos. Assim, o CPAP trata o problema com o envio do ar. Contudo, quando respiramos pela boca durante a noite, podemos acabar sofrendo com alguns desconfortos em detrimento ao tratamento da apneia do sono.

Quem faz a terapia respiratória com CPAP e costuma respirar pela boca engole muito do ar enviado pelo aparelho. Isso contribui para a formação de gases e causa a sensação de inchaço e flatulência. Muitos pacientes, inclusive, relatam acordar com o estômago estufado, o que também é bastante desconfortável. No entanto, isso tem tratamento!

Como lidar com o problema

A solução mais indicada para estes problemas é controlar mais a respiração bucal e tentar respirar mais pelas narinas, para reduzir a quantidade de ar ingerido e, consequentemente, a sensação de inchaço. Contudo, fazer isso enquanto dormimos pode ser meio complicado, afinal, não temos controle sobre o que acontece.

queixeira
A queixeira evita a abertura da boca, diminuindo o ronco e evitando que o paciente engula o ar.

Nestes casos, há produtos indicados para manter a boca fechada durante a noite. Um exemplo são as queixeiras: esses acessórios são colocados na cabeça e criam um apoio para o queixo, o que impede que o paciente acabe abrindo a boca enquanto dorme. Dessa forma, diminui a quantidade de ar engolido e, de quebra, ajuda a diminuir o ronco.

travesseiro anti ronco
Este equipamento ajuda a manter a postura durante o sono, evitando a abertura da boca.

Outro acessório que ajuda muito no tratamento da apneia do sono, evitando o desconforto, é o travesseiro antironco. Ele funciona como uma adição à terapia respiratória com CPAP. O acessório se ajusta ao paciente confortavelmente, de forma que a passagem do ar pela traqueia aconteça mais facilmente e evitando que a boca fique aberta.

Conheça a CPAPS

Além de contarmos com diversos produtos voltados para o seu tratamento contra a apneia do sono, você pode contar conosco para tirar todas as suas dúvidas. Aqui em nosso blog, publicamos artigos regularmente sobre saúde respiratória e sono de qualidade, te ajudando a ter uma vida mais saudável. Clique aqui e continue lendo nossos artigos!

Comentários

  1. Avatar de Renise
    Renise

    Como proteger o parceiro do ar que sai da máscara e bate às vezes, na nuca ou testa do parceiro?

    1. Avatar de Júlia

      Olá Renise, como vai? Agradecemos por entrar em contato. Toda máscara para apneia tem válvula de exalação, com pequenos furos que possibilitam dispersar o ar expirado, e é responsável por fazer a renovação do ar, principalmente em casos de queda de energia. O que pode gerar um pequeno ruído, parecido com respiração profunda e também uma sensação de vazamento de ar. Esse “vazamento” e ruído não tem como extinguir. Atualmente, existem nos mercados modelos de máscaras com o posicionamento desta válvula de exalação em diferentes locais, como por exemplo, no topo da cabeça, na parte frontal da máscara, e também na própria almofada. Cada modelo de máscara atende um estilo de vida e as suas características individuais, bem como as suas preferência para o seu tratamento. Para obter mais informações, entre em contato com o nosso time pelo 0800 601 9922 opção 1! 😃😊

  2. Avatar de Rita de Cassia de Oliveira
    Rita de Cassia de Oliveira

    Estou usando CPAP há quase um ano e acordo muito inchada, especialmente as mãos. Isso pode ser do cpap?

    1. Avatar de Andreza Dalmazio
      Andreza Dalmazio

      Olá Rita, como vai? Quem faz a terapia respiratória com CPAP e costuma respirar pela boca engole muito do ar enviado pelo aparelho. Isso contribui para a formação de gases e causa a sensação de inchaço e flatulência. Muitos pacientes, inclusive, relatam acordar com o estômago estufado, o que também é bastante desconfortável. O inchaço nas mãos não tem correlação, o indicado que analise clinicamente como está sua terapia para identificar suas configurações. Para mais informações, entre em contato com o nosso time de especialistas pelo 0800 601 9922 opção 2! 🙂

  3. Avatar de Welington Menezes
    Welington Menezes

    Eu uso o CPAP há 21 anos e, no início da minha terapia, também tive problemas de gases e sensação de estômago estufado.
    Ainda no primeiro mês de adaptação, fevereiro de 2002, o meu médico pneumologista DR FRANCISCO HORA me recomendou deitar sempre de lado (sobre o braço direito)… Esta maneira/posição de dormir RESOLVEU DEFINITIVAMENTE o meu problema, além do de muitos outros pacientes segundo o referido médico.
    Curiosamente, lembro-me do meu médico relatar que não havia nada na literatura a respeito de como combater o problemas com gases acumulados no estômago. Porém, acreditava que devido à anatomia do estômago, que se estende para o lado direito, ao ser comprimido durante o sono sempre haverá parte dele que não será inflado pelo ar engolido, parte está que acomodará sem desconforto o ar porventura engolido sem gerar desconforto.

    1. Avatar de Andreza Dalmazio
      Andreza Dalmazio

      Olá Welington, como vai? Quem faz a terapia respiratória com CPAP e costuma respirar pela boca, acaba por engolir muito do ar enviado pelo aparelho. Isso contribui para a formação de gases e causa a sensação de inchaço e flatulência. A solução mais indicada para estes problemas é controlar mais a respiração bucal e tentar respirar mais pelas narinas, para reduzir a quantidade de ar ingerido e, consequentemente, a sensação de inchaço. Em outros casos, também pode ser necessário o uso de queixeira, esse acessório é colocado na cabeça e cria um apoio para o queixo, o que impede que o paciente acabe abrindo a boca enquanto dorme.

  4. Avatar de Jane H da costa
    Jane H da costa

    Bom dia dez que comecei usar o asepap sinto do nas costas

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Jane, como vai?

      O CPAP não possui a dor como efeito colateral, no entanto, o que pode estar ocorrendo é que durante o processo de adaptação, é normal que o paciente imponha um limite na mudança de posição durante o sono, por conta do receio do deslocamento de máscara, ocasionando assim dores musculares. É muito importante informar o ocorrido ao médico que realiza o seu acompanhamento, para que possa identificar a origem do sintoma relatado. Estamos à disposição!

  5. Avatar de Cláudia Aparecida
    Cláudia Aparecida

    Olá! Obrigada pelas explicações.
    Estou engolindo muuuito ar durante o uso do cpap e chego a acordar com arrotos estrondosos e puns idem. Um horror! Já nem durmo com mais ninguém de tanta vergonha. Acordo parecendo estar grávida de uns 7 meses, sem exagero. Uso a máscara nasal. Pergunta: seria essa a máscara adequada ou devo mudar para a facial?
    Outra duvida: o que eu faço para não lesionar meu rosto? Com 2 dias de uso surgiu uma mancha dolorida que nao sai de jeito nenhum, embora na doa mais. Minha pele é otima e nao tinha nenhuma mancha! Agora… Tem alguma pomada que funcione pra isso? Qual? Desde já agradeço muito.

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Cláudia, como vai?

      As máscaras faciais cobrem tanto o nariz quanto a boca, o que pode ajudar a evitar o vazamento de ar e esses desconfortos. No entanto, é importante ressaltar que antes de fazer qualquer alteração na sua terapia, é recomendável consultar seu médico ou especialista em sono, pois eles poderão avaliar sua situação individualmente e fornecer recomendações personalizadas com base nas suas necessidades específicas. Se você possui uma boa respiração nasal durante o dia a dia, pode ser útil experimentar algumas técnicas para minimizar o desconforto e o vazamento de ar pela boca. Alguns usuários encontram sucesso usando uma queixeira (faixa de queixo) para manter a boca fechada durante o sono. Além disso, ajustar a pressão do CPAP pode ajudar a reduzir esses desconfortos. Quanto à lesão no rosto, é importante evitar qualquer atrito excessivo ou pressão da máscara, um dermatologista pode recomendar o uso de uma pomada específica para aliviar os sintomas. Lembrando que é importante seguir as orientações médicas para garantir o uso adequado do CPAP e minimizar qualquer desconforto. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *