Sentir desconforto com o uso do CPAP, principalmente durante o início do tratamento, é algo muito comum e corriqueiro. Geralmente, isso é só uma questão de adaptação com o equipamento ou ajuste de pressão. Neste post, explicamos melhor o que causa esses desconfortos (e até gases) ao usar o seu equipamento e te ajudamos a lidar melhor com o problema. Continue a leitura e confira agora mesmo!
O que causa desconforto e gases durante o uso de CPAP
Para entender melhor os efeitos colaterais causados pelo uso do equipamento, primeiro você precisa conhecer bem o funcionamento, certo? Bom, vamos começar por aí então: o CPAP funciona a partir do envio de um fluxo de ar positivo que impede a obstrução das vias aéreas superiores durante o sono.
A apneia do sono é causada justamente por essa obstrução, que diminui o fluxo respiratório, causando paradas e roncos altos. Assim, o CPAP trata o problema com o envio do ar. Contudo, quando respiramos pela boca durante a noite, podemos acabar sofrendo com alguns desconfortos em detrimento ao tratamento da apneia do sono.
Quem faz a terapia respiratória com CPAP e costuma respirar pela boca engole muito do ar enviado pelo aparelho. Isso contribui para a formação de gases e causa a sensação de inchaço e flatulência. Muitos pacientes, inclusive, relatam acordar com o estômago estufado, o que também é bastante desconfortável. No entanto, isso tem tratamento!
Como lidar com o problema
A solução mais indicada para estes problemas é controlar mais a respiração bucal e tentar respirar mais pelas narinas, para reduzir a quantidade de ar ingerido e, consequentemente, a sensação de inchaço. Contudo, fazer isso enquanto dormimos pode ser meio complicado, afinal, não temos controle sobre o que acontece.

Nestes casos, há produtos indicados para manter a boca fechada durante a noite. Um exemplo são as queixeiras: esses acessórios são colocados na cabeça e criam um apoio para o queixo, o que impede que o paciente acabe abrindo a boca enquanto dorme. Dessa forma, diminui a quantidade de ar engolido e, de quebra, ajuda a diminuir o ronco.

Outro acessório que ajuda muito no tratamento da apneia do sono, evitando o desconforto, é o travesseiro antironco. Ele funciona como uma adição à terapia respiratória com CPAP. O acessório se ajusta ao paciente confortavelmente, de forma que a passagem do ar pela traqueia aconteça mais facilmente e evitando que a boca fique aberta.
Conheça a CPAPS
Além de contarmos com diversos produtos voltados para o seu tratamento contra a apneia do sono, você pode contar conosco para tirar todas as suas dúvidas. Aqui em nosso blog, publicamos artigos regularmente sobre saúde respiratória e sono de qualidade, te ajudando a ter uma vida mais saudável. Clique aqui e continue lendo nossos artigos!
Deixe um comentário