Ao iniciarmos o tratamento com CPAP, é normal que apresentamos diversas dúvidas e, claro, precisamos de um tempo para a adaptação. Contudo, as dúvidas nem sempre se restringem ao início, como também podem aparecer após anos de uso do aparelho para a apneia do sono. Por isso, é necessário fazer um acompanhamento com especialista.
Dessa forma, seu tratamento tende a ser muito mais eficaz por mais tempo. No entanto, como esse acompanhamento nos ajuda na terapia respiratória? Bom, neste post, contamos para você sobre a importância do acompanhamento com um fisioterapeuta respiratório durante o seu tratamento contra a apneia do sono. Continue a leitura e confira agora mesmo!
Fisioterapeuta respiratório no tratamento com CPAP
Mesmo que seja uma prática pouco popular entre os apneicos que já fazem pelo tratamento, o acompanhamento com um fisioterapeuta respiratório é indispensável. “Embora essa seja uma abordagem nova, o fisioterapeuta é o profissional capacitado para fazer a adaptação inicial e acompanhamento do paciente. É necessário fazer o acompanhamento com um profissional capacitado.”, afirma nosso fisioterapeuta Eduardo Partata.
E isso é muito importante, também, quando começamos o tratamento com CPAP. “Porque no início do tratamento com o CPAP aparecem muitas dificuldades no uso do CPAP como sensação de sufocamento, boca seca, incômodo com a máscara. São necessários também ajustes pressóricos e titulação da pressão de tratamento entre outras demandas.”, conta o fisioterapeuta.
Contudo, existem algumas dúvidas mais comuns, como conta nosso fisioterapeuta: “Antes da compra os questionamentos são: qual modelo de CPAP e máscara ele deve comprar, se vai conseguir se adaptar à máscara, se vai resolver o problema dele. Após a compra muda o perfil dos questionamentos: eles normalmente querem saber se houve melhora do IAH, por quanto tempo precisam fazer o tratamento. As principais queixas, que conseguimos resolver com o acompanhamento são: sensação de sufocamento, boca seca, muito ar no rosto, incômodo com a máscara.”.
Por isso, pensando em proporcionar um tratamento para apneia do sono mais eficaz, tanto para iniciantes quanto para pessoas que realizam a terapia há mais tempo, na CPAPS disponibilizamos uma série de especialistas que ajudam no acompanhamento da sua terapia respiratória. A seguir contamos mais sobre o assunto.
Como funciona o acompanhamento pós-compra?
“Fazemos o contato remoto com o paciente de forma periódica durante 1 mês e quando há alguma demanda mais complexa, o paciente vem até a loja para um contato presencial” afirma nossa fisioterapeuta Simone Grativvol.
Como funciona o acompanhamento com os fisioterapeutas CPAPS?
“O primeiro contato é feito por um de nossos fisioterapeutas , fazendo contato com o paciente e esclarecendo as dúvidas a qualquer tempo. A frequência de contatos varia conforme a necessidade de cada paciente.”, disse o especialista.
Conte com a CPAPS
Como você viu aqui, nos preocupamos com a sua saúde mesmo após iniciar o seu tratamento. Atualmente, proporcionamos o acompanhamento apenas após a locação do seu equipamento. Contudo, essa é uma boa oportunidade de começar a sua terapia respiratória e entender melhor como se adaptar ao aparelho. E nesta fase, pode contar com a CPAPS!
LEIA TAMBÉM:
+ Alugar CPAP é uma forma de fazer o “test drive” no aparelho
Deixe um comentário