A qualidade do sono é um dos fatores que afeta a qualidade de vida e a saúde de forma geral. Quando falamos de saúde feminina em específico, a falta de sono pode afetar até mesmo o ciclo menstrual. A seguir vamos explicar como o sono é importante para se manter saudável e o que fazer para ter noites melhores.
Como a falta de sono pode afetar a saúde feminina
O sono afeta a saúde da mulher de diversas maneiras, entre elas a qualidade do ciclo menstrual que pode levar ao aumento do estresse e também afetar negativamente o sistema imunológico. Além disso, sintomas muito comuns de ter um sono ruim são o risco de depressão e ansiedade.
A falta de sono também pode aumentar o risco de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, doenças cardíacas, como também, o aumento do estresse.
O sono ajuda a regular o sistema endócrino, que controla os hormônios, e também ajuda a regular o sistema imunológico. Cuidar da qualidade do sono é importante para a saúde mental e para o bem-estar das mulheres. Dormir bem ajuda a prevenir problemas de saúde e traz mais disposição para lidar com as tarefas do cotidiano.
Apneia do sono e a saúde da mulher
A apneia do sono é um distúrbio que interrompe a qualidade do sono. Ela se caracteriza por ruídos e interrupções na respiração que acontecem por diversas vezes durante o sono causadas pela obstrução das vias aéreas. Na maioria das vezes as pessoas têm seu sono afetado por ela e acabam sofrendo de sintomas como enxaquecas, tontura, palpitações, taquicardias e sensação de asfixia sem ao menos saber o motivo.
É um fato que a apneia do sono afeta menos a saúde da mulher do que a dos homens. Porém, o fato é que nem todo mundo que ronca tem apneia do sono e vice-versa. O ronco é um alerta de que algo no funcionamento do seu corpo pode estar errado, por isso é importante estar atento aos sinais do corpo. Segundo pesquisas, 40% das pessoas que roncam são mulheres. Esses dados, somados aos de que 90% das pessoas que roncam têm algum grau de apneia do sono, é uma notícia preocupante.
Leia também:
+ Mulheres roncam? Apneia do sono e tratamento para elas
+ Mulheres na pós-menopausa correm mais risco de ter distúrbios do sono?
Existem diversos tratamentos para melhorar a qualidade do sono e consequentemente a saúde feminina, a principal delas é o CPAP. Atualmente sendo o tratamento mais simples, eficaz e recomendado para a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS), o processo consiste em usar uma máscara facial conectada a um aparelho que fornece um fluxo de ar através de um circuito. A pressão fornecida impede que as vias aéreas se fechem durante o sono e, dessa forma, garante um sono de qualidade.
Existem diversos modelos de máscaras nasais para CPAP, entre os produtos em destaques está a AirFit N30, que possui uma tecnologia de ventilação silenciosa. Este modelo é um diferencial para mulheres, pois tem um design discreto revestido com almofadas de silicone que garante mais conforto para o tratamento.
Na loja da CPAPS você encontra diversos equipamentos que vão te dar mais saúde e bem estar durante o sono. Além disso, no blog da CPAPS você encontra diversas dicas e cuidados para a saúde feminina.
Deixe um comentário