Distúrbios do sono e AVC: existe relação entre eles?

A falta de sono e o estresse são dois fatores que podem interferir na saúde do cérebro, podendo até levar a um AVC. Em sua maioria, os distúrbios do sono e o ronco são causa de estresse, mas existem algumas doenças que também podem causar esses problemas, como a apneia do sono, a ansiedade e a depressão.

Infelizmente, os distúrbios do sono são uma condição comum que afeta a saúde mental e física. Em um estudo realizado na França, dos mais de 12 milhões de pessoas que sofrem de distúrbios do sono, foi constatado que quase metade sofre de depressão ou ansiedade, o que significa que o problemas na hora de dormir estão relacionados com os transtornos mentais.

Para além disso, a insônia também está relacionada ao aumento do risco de acidente vascular cerebral (AVC) e doença cardíaca. De acordo com alguns especialistas, os distúrbios do sono têm um efeito tão prejudicial à saúde quanto a obesidade, o tabagismo e a hipertensão.

Outro estudo mostra que as pessoas que sofrem de distúrbios do sono têm um risco maior de sofrer um AVC. Um dos pesquisadores afirmou, em entrevista ao Correio Braziliense, que se todos os participantes da pesquisa tivessem um bom sono, 72% dos novos casos de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral poderiam ser evitados por ano.

Embora as pesquisas apontem que noites de descanso mais prolongadas ajudam a impedir acidentes vasculares cerebrais, não prova que dormir em excesso o previna. Na verdade, o número excessivo de horas na cama pode refletir estilo de vida mais sedentário e maior probabilidade de desenvolver hipertensão arterial, diabetes ou outros fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Por isso, a maneira de combater os distúrbios do sono é ter uma boa higiene do sono, ou seja, ter um ambiente tranquilo e silencioso para dormir, evitar o consumo de cafeína e álcool antes de deitar, manter um horário regular de sono e fazer exercícios físicos regularmente.

Além disso, é importante consultar um médico se os distúrbios do sono estiverem afetando o seu dia-a-dia ou a sua saúde.

Conheça outros sintomas que distúrbios do sono causam

Existem outros sintomas que distúrbios do sono, como a apneia do sono, podem causar. A falta de sono pode afetar a função cognitiva, a memória e a atenção. Também está relacionada com a perda de massa óssea, a diminuição da imunidade, a diabetes, a obesidade e a depressão.

Outros sintomas relacionados são sonolência diurna excessiva (SDE), que é a dificuldade de manter os olhos abertos durante o dia; alterações de humor, irritabilidade e depressão; diminuição na atenção, concentração, memória e habilidades cognitivas; acidentes e falhas no trabalho ou na escola; dor de cabeça e problemas de saúde.

Leia também:

+ Saúde dos ossos têm relação com a qualidade do sono

+ Saúde mental e qualidade do sono têm relação?

+ Colesterol e sono: entenda melhor essa relação

Conheça a CPAPS!

Em nossa loja online, você encontra as melhores opções para o tratamento de distúrbios do sono, como a apneia do sono e sintomas como o ronco. Caso tenha alguma dúvida, nós temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato pelo whatsapp no (27) 3045-0605.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *