O tratamento mais comum indicado para casos de apneia obstrutiva do sono é o uso de aparelhos CPAP. Com eles, é possível ter noites mais tranquilas e uma grande melhora na sua qualidade de vida e de seu sono. Além disso, o tratamento adequado para esse distúrbio evita doenças que podem estar relacionadas a ele, como problemas cardíacos, pressão alta e diabetes.
No entanto, o uso do CPAP ainda é cercado de mitos e medos por grande parte das pessoas. Entenda que o aparelho é feito para ajudar a solucionar um problema e não ser motivo de outro! Por isso, hoje preparamos algumas dicas que podem te ajudar no início do seu tratamento com CPAP.
Escolha os produtos certos
Os equipamentos para a terapia do sono estão cada vez mais modernos, silenciosos, menores e mais leves. Além disso, possuem vários recursos para te auxiliar nessa etapa de início do tratamento, para lhe oferecer o máximo de conforto possível, como o ajuste automático de pressão.
A máscara é um item de extrema importância para você passar uma boa noite de sono com CPAP. Ela deve ser confortável e oferecer vedação segura. Existem diferentes tipos de máscara para atender necessidades especiais. Escolha uma máscara que encaixe bem em seu rosto e se adeque bem a você!
Utilize o CPAP e máscara enquanto estiver acordado
Uma boa dica para adaptar-se ao uso de CPAP é usá-lo em outros momentos, como quando estiver lendo ou assistindo televisão. Assim, você consegue tirar a atenção do aparelho e da máscara e o seu corpo se acostuma aos poucos, sem nem perceber.
Ajuste a máscara adequadamente
Depois de escolher a máscara ideal para você, é necessário ajustá-la corretamente ao seu rosto para que não haja escape de ar durante a noite e, também, para não sentir ela te incomodar. Então, fique em frente ao espelho e coloque a máscara de acordo com as instruções do fornecedor. Ela deve ficar firme, mas sem te apertar. Você deve conseguir colocar, com facilidade, o dedo indicador entre a tira do fixador e seu rosto.
Como respirar com o CPAP
Durante o uso do CPAP você pode respirar normalmente, mas quando acabar de colocar a máscara, nos primeiros momentos, respire bem devagar e profundamente para se adaptar mais rápido à pressão do CPAP.
Aumente as horas de uso aos poucos
Começar o tratamento utilizando o CPAP durante toda a noite pode ser difícil, então aumente as horas de uso gradualmente. O importante é não desistir! Então tente dormir uma hora, depois aumente para duas, três e assim sucessivamente.
Está iniciando o seu tratamento com CPAP? Aproveite essas dicas e conte com nossa loja online CPAPS.com.br na hora de encontrar os melhores produtos para terapia do sono.

Deixe um comentário