Oxigenoterapia para enfisema pulmonar

O enfisema pulmonar é uma doença grave que comumente se desenvolve em quem fumou cigarro por muitos anos, ou esteve exposto a outras toxinas no ar. As substâncias contidas no cigarro e no ar diminuem a elasticidade dos pulmões, causando dificuldades em respirar, tosse ou respiração rápida. Saiba mais sobre o assunto nesse post!

Como diagnosticar?

Inicialmente, o diagnóstico é feito com base nos sintomas, na frequência com a qual aparecem e por quanto tempo têm durado. Além disso, o histórico dos hábitos do paciente também é verificado.

No diagnóstico feito pelo médico, é observada a forma como a pessoa respira, monitorando o esforço que faz para inspirar e expirar, além do grau de inflação total dos pulmões. Também são avaliados os sons que esse órgãos produzem na respiração e que podem sinalizar um esforço maior dos batimentos cardíacos, em casos de estágios mais avançados da doença.

Entretanto, o exame de espirometria é que comprovará o diagnóstico do médico. Esse procedimento é feito com um equipamento que mede o esforço que os pulmões fazem  para expirar e a quantidade de ar que consegue expulsar deles, o que pode variar com o sexo, a idade e a altura da pessoa.

Tratamentos para enfisema pulmonar

O enfisema pulmonar não tem cura, mas o paciente pode tratá-la e, assim, ter uma qualidade de vida melhor.  O primeiro passo é abandonar o uso de cigarros; parar de fumar é benéfico em qualquer circunstância e, além disso, a atitude reduzirá o tempo de progressão da doença. Outras opções de tratamento incluem medicamentos como anti-inflamatórios, broncodilatadores e a oxigenoterapia.

Como a oxigenoterapia atua?

A oxigenoterapia é um método terapêutico para complicações respiratórias e falta de ar, que funciona repondo o oxigênio. O enfisema pulmonar reduz o nível de oxigenação ideal no organismo, então é utilizado o concentrador de O2 para manter esse nível sempre estável.

Em alguns casos, a pessoa precisará utilizar o concentrador de oxigênio somente quando fizer atividade que exija esforço físico ou para dormir, devido à diminuição da respiração. Entretanto, para estágios mais avançados, será necessário o uso contínuo por 24 horas para manter a oxigenação estável.

Qual o aparelho ideal para a oxigenoterapia?

Para o tratamento com oxigenoterapia, o usuário precisará do concentrador de oxigênio, da cânula nasal e do umidificador de oxigênio. A escolha do equipamento ideal dependerá da quantidade de concentração de oxigênio que o médico prescrever. Existem modelos domiciliares para o uso contínuo, e os modelos portáteis que permitem o usuário se locomover com mais praticidade.

Encontre todos produtos na CPAPS.com.br! Em caso de dúvidas, consulte um de nossos especialistas via chat online ou através dos telefones 4007-2922 e 0800 601 9922.

Comentários

  1. Avatar de ReginaAparecida Zanatto Garcia
    ReginaAparecida Zanatto Garcia

    Como eu faço para obter esse aparelho e qual é o valor

    1. Avatar de Júlia

      Olá Regina, como vai?

      Em breve um de nossos consultores de vendas entrará em contato para auxiliá-la na aquisição.

  2. Avatar de ELIOMAR SOUZA FARIAS
    ELIOMAR SOUZA FARIAS

    Eu tenho apinea e uso CPAPS E, há uns três anos. Foi detectado que eu tenho DPOC.
    Eu queria saber se tem um aparelho para as duas coisas? Eu já uso o CEPAPS e quero um aparelho para oxigenação do sangue.

    1. Avatar de Júlia

      Olá Eliomar, como vai?

      A principal característica da DPOC é a limitação do fluxo de ar, gerando a dificuldade de entrada de ar nos pulmões. A indicação terapêutica mais comum é a oxigenoterapia, com o objetivo de manter a estabilidade do nível de oxigênio no organismo em uma saturação arterial acima de 90%. Atualmente, os aparelhos biníveis são indicados por médicos para o tratamento da DPOC. O BiPAP envia um fluxo de ar pressurizado nas vias aéreas, exercitando o pulmão com a melhora do ciclo respiratório (inspiração e expiração) o que faz com que a respiração seja mais parecida com a natural. É muito importante que consulte um pneumologista ou um profissional fisioterapeuta para indicar o tratamento que será mais eficaz, de acordo com o quadro clínico do paciente.

  3. Avatar de Ana Clara
    Ana Clara

    qual a indicação de tratamento para o paciente com enfisema pulmonar

  4. Avatar de Lucivania Sousa da Silva
    Lucivania Sousa da Silva

    Me ajudem por favor ,meu pai tá nu oxigênio, ele parou de fumar a mais de três anos , ele tá enterrado ,quanto tempo pra sair do oxigênio

    1. Avatar de Júlia

      Olá Lucivania, como vai? Agradecemos por entrar em contato. É importante verificar essa questão clínica com o profissional que acompanha a oxigenoterapia do paciente, pois cada organismo possui uma necessidade e responde de maneiras diferentes ao tratamento.

  5. Avatar de Tatiana
    Tatiana

    Boa noite gostaria de saber os valor desse tipos de aparelhos minha sogra tem enfisema pulmonares

    1. Avatar de Júlia

      Olá Tatiana, como vai? Obrigada por entrar em contato. Muito em breve um de nossos especialistas entrará em contato com a senhora pelo e-mail. Permanecemos à disposição!

  6. Avatar de Mardeildes Alves Benfica
    Mardeildes Alves Benfica

    Boa noite.
    Acredito que meu pai entrou na fase de necessidade de oxigenoterapia, ele tem enfisema pulmonar e não está bem. Gostaria de conversar sobre custos e manutenção desse aparelho.

    1. Avatar de Júlia

      Olá Mardeildes, como vai? Agradecemos por entrar em contato. Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento no 0800 601 9922 e converse com um de nossos especialistas! 😊

  7. Avatar de Benjamin
    Benjamin

    Tenho enfisema gostaria de informações mais detalhadas e valor

    1. Avatar de Júlia

      Bom dia Benjamin, como vai? Para maiores informações, entre em contato com o nosso time de especialistas no 0800 601 9922 opção 1!😁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *