Algo que pode te ajudar no tratamento da apneia do sono é a utilização de um umidificador junto ao CPAP. Com as nossas dicas você consegue tratar a apneia, enquanto tem noites de sono mais confortáveis e uma vida mais saudável. Saiba mais neste post que o Blog CPAPS preparou para você!
Para que usar um umidificador?
Cerca de 40% dos pacientes que fazem uso do CPAP reclamam de efeitos colaterais como: congestão nasal, ressecamento do nariz e da garganta. Isso acontece devido ao fluxo de ar constante que corre nas vias respiratórias e pode ser resolvido com o uso de um umidificador ou um aparelho CPAP com o aparelho embutido, como o CPAP automático AirSense 10 AutoSet com Umidificador, da ResMed.
O umidificador previne o ressecamento e ajuda na adaptação ao CPAP. Ele é indicado, principalmente, para quem mora em regiões de clima seco e para quem utiliza pressão de tratamento elevada (acima de 12cmH2O). O tipo de máscara também interfere na necessidade ou não do aparelho. As máscaras faciais ou de almofadas nasais, por exemplo, podem gerar o ressecamento das narinas e da boca.
Umidificador reduz a congestão nasal
A congestão nasal devido à rinite alérgica, sinusite ou resfriados pode ser amenizada com o uso do umidificador.
O ar seco causa irritação na mucosa nasal e nas vias respiratórias, o que faz com que elas fiquem inchadas e dificultem a passagem ar, enquanto a umidade diminui essa irritação e deixa as vias respiratórias mais propícias para a passagem do ar nas vias aéreas e, consequentemente, um adormecer mais natural.
Evita o ressecamento nasobucal
As pessoas que usam a máscara nasal e sentem ressecamento nas narinas podem corrigir esse incômodo adicionando o umidificador ao tratamento. Ele adicionará umidade ao ar enviado na máscara, evitando o ressecamento.
Usar o CPAP com uma máscara oronasal/facial pode causar ressecamento na boca, na garganta e no nariz. O umidificador também controla o ressecamento nasobucal, uma vez que o ar umidificado entrará pela boca e pelo nariz.
Mas se você usa uma máscara nasal, com umidificador ou não, e sente ressecamento na boca e na garganta também, é provável que esteja abrindo a boca durante o sono. Pois ao abrir a boca usando uma máscara nasal, parte do ar que entra pelas narinas, escapa causando o incômodo, além de influenciar na qualidade do tratamento. Nesse caso, a solução é utilizar uma máscara oronasal/facial, além de aderir ao umidificador, caso ainda não tenha.
Ajuda a adormecer naturalmente
No processo respiratório natural, sem o uso de CPAP ou BiPAP, o ar é naturalmente aquecido e umidificado nas narinas antes de ser enviado às vias respiratórias. Já com o uso do dispositivo, esse processo não é feito devido a uma pressão de ar contínua nas vias respiratórias.
O uso do umidificador deixa a respiração mais próxima do natural, favorecendo um sono mais tranquilo, e o usuário pode adormecer com mais facilidade, com o ar umedecido e aquecido.
Quando devo usar o umidificador
O umidificador não é uma peça obrigatória no tratamento, porém é indispensável no favorecimento do processo de adaptação, já que aliado ao tratamento com CPAP ajuda a adormecer de forma mais natural.
O ideal é que o umidificador seja usado todas as noites, mesmo durante as estações em que a umidade não cai, uma vez que o ressecamento é causado pelo próprio fluxo do ar enviado pelo CPAP. Por isso é importante que, mesmo em um nível mais baixo, o umidificador esteja ligado.
Cuidados com o umidificador
Para aproveitar toda a ajuda que o umidificador pode proporcionar na adaptação ao tratamento com CPAP, os seus equipamentos e acessórios devem ser limpos ao menos uma vez por semana. Assim, você evita o acúmulo de fungos e bactérias e o desenvolvimento de alergias e doenças respiratórias.
Na CPAPS.com.br, você encontra diversas opções de umidificadores e CPAPS com umidificador embutido para não sentir incômodo nenhum durante a adaptação ao CPAP e no resto do tratamento para apneia do sono. Conte, também, com uma equipe de especialistas para te orientar via Chat Online no WhatsApp (27) 99575-6948 ou por telefone, no número 0800 601 9922.
Aproveite para conhecer o site CPAPS e encontre o aparelho ideal para o seu tratamento de apneia do sono durante o outono no nosso site. Visitar o site CPAPS agora!
Veja alguns conteúdos que podem ser do seu interesse!
Dicas para acabar com a insônia
CPAP: o que é e como funciona?
10 dicas para renovar sua saúde respiratória em 2024
Garganta seca ao acordar: causas e formas de tratar

Deixe um comentário