Quer parar de roncar? Preparamos um passo a passo!

O ronco alto e persistente é motivo de muito transtorno para quem sofre com o distúrbio e também para quem dorme ao lado. Ele diminui a qualidade de vida, desgasta relacionamentos e, em muitos casos, é o indicativo de doenças mais graves, como a apneia do sono. Quem lida com o problema, constantemente busca uma forma de como parar de roncar.

Diferente do que muitos imaginam, o ronco tem tratamento e é curável. E, se você deseja dormir melhor e acabar com isso, a CPAPS separou dicas fundamentais para colocar em prática hoje mesmo!

O que causa o ronco?

O ronco pode acontecer por diferentes fatores. Dormir de barriga para cima, uma alimentação mais pesada feita antes de dormir, a respiração pela boca, e afins, são alguns dos principais motivos. Enquanto dormimos, os músculos da região da garganta tendem a relaxar. No entanto, às vezes o  relaxamento é tanto, que as vias respiratórias superiores (nariz e garganta) se fecha parcialmente, obstruindo a passagem de ar.

Isso ocorre porque a via respiratória torna-se estreita demais para permitir a passagem normal do ar até os pulmões. Além disso, o acúmulo de gordura na região, em pessoas que são sobrepeso ou obesas, também é um agravante para diminuir a passagem.

Como consequência, são provocadas vibrações na garganta que geram o ruído do ronco, como explica o fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata. “As causas do distúrbio estão ligadas a inúmeros fatores, como amígdalas inchadas ou excesso de peso ao redor do pescoço e razões estruturais, como o formato do nariz ou da mandíbula”, comenta.

Como parar de roncar

São vários os fatores que influenciam para o surgimento do ronco. Entre eles, anormalidades na formação da cavidade nasal e nasofaringe, desvio no septo, rinite, idade avançada, ingestão de álcool e o aumento de peso, que influencia na passagem do ar pelas vias aéreas.

O primeiro passo para evitar e tratar o ronco é descobrir a sua causa, ou seja, ir atrás da raiz do problema. O ronco costuma se apresentar como sintoma de algo que já vai mal na saúde, e, ainda que seja comum, não é algo normal.

Para avaliar a gravidade do problema e ir atrás de sua causa, é necessário consultar um médico para a realização de uma polissonografia, que é conhecida como o “exame do sono”. Esse exame tem como objetivo medir a atividade respiratória, a intensidade do ronco e se há interrupções durante uma noite de sono.

Com isso, é possível constatar se o problema pode ser solucionado com mudanças na vida do paciente (como a perda de peso), ou se há a predisposição dada a anatomia do paciente (e, nesses casos, é recomendado o tratamento com terapia respiratória ao dormir, com um CPAP).

1. Pratique atividades físicas

Mulher jovem realizando atividades físicas em casa, com auxílio de vídeoaulas no notebook, para parar de roncar
A prática de exercícios físicos pode prevenir o ronco

Você já deve estar cansado de ouvir como a prática de exercícios físicos é importante por diversos motivos. Manter-se em constante atividade é uma excelente forma de gastar energia acumulada, aliviar o estresse e equilibrar nosso organismo.

Sabemos como pode ser difícil vencer a preguiça, mas esse deve ser o pontapé inicial para vencer o ronco e ter uma vida mais confortável e com mais qualidade. Os exercícios, principalmente os aeróbicos, aumentam o condicionamento do sistema respiratório, o que ajuda a diminuir o ronco.

E, como benefício, você também terá maior facilidade em pegar no sono, regar seus horários e acordar mais disposto para realizar suas tarefas cotidianas.

2. Controle o peso corporal

Como citado anteriormente, o ronco também pode ser uma consequência do excesso de gordura corporal, que tende a se acumular em regiões como os músculos da língua e a parede da traqueia. Isso dificulta a respiração do paciente e pode agravar o ronco.

Dependendo do peso do paciente, pode ser recomendada uma cirurgia bariátrica para auxiliar no tratamento da apneia do sono (ou até mesmo a cura), dentre outros problemas de saúde que podem ser acometidos pelo peso excessivo.

Se você deseja parar de roncar, invista em uma alimentação nutritiva e balanceada. Nós explicamos como uma visita ao nutricionista pode te ajudar para além da boa relação com a comida, e você pode conferir aqui!

3. Reduza o consumo de álcool

Você é desses que costuma tomar uma taça de vinho para relaxar depois do trabalho, ou se esbaldar no happy hour depois do trabalho? Talvez seja a hora de repensar esses hábitos. É claro que, uma vez ou outra, isso não é problema, afinal, é um lazer! Mas é preciso ficar de olho na quantidade consumida e não tornar algo corriqueiro na sua rotina.

Explicamos mais sobre a relação do álcool com o sono nesse conteúdo, mas, resumidamente, as bebidas alcoólicas possibilitam um relaxamento corporal, o que é excelente, mas, consequentemente, aumenta as chances do ronco durante o sono.

Além disso, por estimular o adormecimento mais rápido, o álcool prejudica a higiene do sono e a qualidade do descanso, fazendo com que você pule as fases do sono fundamentais na hora de dormir. O resultado? Você acorda mais cansado, como se não tivesse descansado nada na noite anterior.

4. Procure orientação médica

Como sempre ressaltamos na CPAPS, é fundamental que você procure um médico especialistas para receber a orientação adequada para iniciar o tratamento do ronco. Quando diagnosticada a apneia obstrutiva do sono, o recomendado é iniciar o tratamento de imediato, com mudanças de hábitos e a utilização de um CPAP para evitar a interrupção da respiração ao dormir.

A síndrome da apneia, quando não tratada, pode facilitar o surgimento de diversos outros problemas de saúde, como a hipertensão, a diabetes e até mesmo um acidente vascular cerebral (AVC). Isso pode ocorrer porque, com a asfixia causada durante os episódios da apneia, menos oxigênio é levado para o corpo e, consequentemente, impossibilita o pleno funcionamento de órgãos vitais para a nossa sobrevivência, como o coração, o pulmão e o cérebro.

Se você precisar de auxílio, não hesite em buscar aconselhamento com a equipe da CPAPS pelo telefone 0800 601 9922 ou por meio do nosso WhatsApp!

Comentários

  1. Avatar de Matheus Barros

    Otimo artigo, sem dúvidas o ronco pode afetar problemas a saúde se não tratado. O peso é um fator que realmente acusa o ronco.

    1. Avatar de Maria Angelina londero cavalheiro
      Maria Angelina londero cavalheiro

      Meu marido ronca muito

  2. Avatar de Ana Paula
    Ana Paula

    Eu prático exercício físicos, (faço academia)
    Eu tenho peso ideal ao meu corpo
    Não consumo álcool
    Não tem nem o porquê de eu roncar, e eu ronco
    E na maioria das vezes acordo com a garganta informada de tanto roncar…..

    1. Avatar de Deise Müller

      Olá Ana Paula! Tudo bem?
      O ronco pode ocorrer até mesmo em crianças pequenas. Nesses casos, é um fator genético que o provoca.
      Procure um otorrinolaringologista e faça exames físicos, além de o exame de polissongorafia para determinar a causa do ronco e o melhor tratamento.
      Nem sempre o ronco é um sintoma de Apneia Obstrutiva do Sono. Mas, ainda assim, requer tratamento para melhorar a qualidade de vida 😉

    2. Avatar de Valdemar Ferreira dos Passos
      Valdemar Ferreira dos Passos

      Olá, tudo bem, mas como isso seria possível. O ronco é muito triste pois a gente nem descansa e ainda não deixa as outras pessoas descansar.

  3. Avatar de Flávia Ferreira santos Andrez
    Flávia Ferreira santos Andrez

    Comecei a roncar ah uns 20 dias e com isso meu esposo não está mas dormindo ao meu lado e fica reclamando que estou roncando muito alto o que fazer,tenho 38 anos sou casada a 15 anos e agora começa minha saga pra poder ter meu esposo do meu lado

    1. Avatar de BRUNO HENRIQUE DE OLIVEIRA
      BRUNO HENRIQUE DE OLIVEIRA

      Estou passando pelo mesmo problema com meu marido. O pior que não temos culpa

  4. Avatar de Dilson Bastos
    Dilson Bastos

    Gostei muito das informações.
    Foram muito importantes pra mim.

  5. Avatar de Rodrigo César dos Santos Coutinho
    Rodrigo César dos Santos Coutinho

    Bom dia. Eu não ronco pela garganta. Na verdade eu durmo de boca fechada. Porém de uns tempos pra cá, estou roncando muitoooo por uma via próxima do nariz. Atrapalhando muito o meu sono e o da minha esposa. O que eu poderia fazer?

  6. Avatar de Fabricio
    Fabricio

    muito bom

  7. Avatar de Rosecler Teixeira da Silva
    Rosecler Teixeira da Silva

    Boa tarde,tenho 60 anos e sempre tive problemas com o ronco alto.por este motivo sempre evitei de dormir na casa de outras pessoas,mas agora estou sendo obrigada a ir para casa da minha mãe para ajudar a cuidar da minha mãe de 92 anos que está acamada.estou muito constrangida porque estou incomodando muito minha irmã e minha mãe com meu ronco.por favor qual o especialista que eu devo procurar. Obrigado

    1. Avatar de Júlia

      Olá Rosecler, como vai?

      Para poder identificar qual distúrbio do sono possui e quais seriam as melhores métodos para o tratamento, é preciso buscar por uma clínica ou profissional especializado em sono.

  8. Avatar de Fernanda
    Fernanda

    Eu já terminei com meu ex marido pai do meu filho pq ele tinha mal amigo,agr um que ronca muito quer se casar !
    Acho que não dei sorte,Rs,e o pior eu tenho insônia tomo remedio controlado mais mesmo assim o sono pra mim e quase que impossível,Mas em nome de jesus isso vai ter um fim

  9. Avatar de Rejane
    Rejane

    Qual especialista procurar para a solução desse problema?

    1. Avatar de Júlia

      Olá Rejane, como vai?

      É preciso buscar uma clínica ou profissional médico especializado na área do sono, para realizar o exame de polissonografia para identificar qual distúrbio do sono possui e quais são os melhores métodos para o tratamento.

  10. Avatar de Rosa
    Rosa

    Antes eu não roncava. Agora está horrível, sou acordada várias vezes por meu filho reclamando de meus roncos que não o deixam dormir. O que faço?

    1. Avatar de Júlia

      Olá Rosa, como vai?

      Seria muito importante que buscasse uma clínica ou profissional médico especializado em sono, afim de realizar um exame de polissonografia afim de identificar qual distúrbio do sono possui e quais são os melhores métodos de tratamento.

  11. Avatar de Jaqueline Beckers
    Jaqueline Beckers

    Muito triste isso, muitas mulheres suportam o ronco e ficam firmes ao lado do esposo.
    Sou mulher e meu esposo não dorme mais comigo, acho muito triste eu jamais abandonaria ele por isso,
    mas infelizmente nosso relacionamento está esfriando devido ao meu ronco.
    triste

  12. Avatar de Maylson
    Maylson

    Olá,sou casado a 2 anos, nunca fui de roncar, de uns tempos pra cá minha esposa falou que não aguenta mais meus roncos, oque deve ser? Sempre pratiquei exercícios físicos, porém um ano pra cá,descobri que tenho labirintos!! Oque fazer?

    1. Avatar de Júlia

      Olá Maylson, como vai?

      O ronco está presente em grande parte da população e sua ocorrência está relacionada diretamente à rotina e ao estilo de vida. Entretanto, quando ocorre com muita frequência é importante investigar. Busque uma clínica ou um profissional especializado em sono afim de realizar o exame de polissonografia para identificar qual distúrbio do sono possui e quais são os melhores métodos para o tratamento.

  13. Avatar de Marivalda Rodrigues da silva
    Marivalda Rodrigues da silva

    Eu me chamo MARIVALDA
    eu já ñ sei o que fazer meu marido ronco tanto que incomoda os vizinhos da casa ao lado tive que trazer ele de volta pro meu quarto porque os vizinhos tinham que trabalhar, agora quem voltou a ñ dormir fui estou desesperada pois ele ficar e com raiva se eu tocar no assunto.

    1. Avatar de Júlia

      Olá Marivalda, como vai?

      O ronco está presente na maioria da população, pode indicar um dia exaustivo ou mesmo um transtorno de um distúrbio do sono. É muito importante buscar uma clínica ou profissional médico especializado em sono, afim de realizar o exame de polissonografia para identificar qual distúrbio do sono possui e qual é o melhor tratamento.

  14. Avatar de Josenildo Quirino da Silva
    Josenildo Quirino da Silva

    Sou Josenildo e estuo muito preocupado por que estou roncando muito e minha esposa ja não ta conseguindo dormir no mesmo quarto que eu
    O que devo fazer

    1. Avatar de Júlia

      Olá Josenildo, boa tarde!

      É de extrema importância que observe os sinais do seu corpo, o ronco pode ser influenciado por vários fatores, incluindo a apneia do sono, uma doença que faz com que a pessoa acorde breve e repetidas vezes durante uma noite de sono, dentre outros sintomas que podem vir a ser apresentados.

      Para se livrar do ronco alto e persistente, primeiramente, é necessário ter o diagnóstico do que leva ao ronco. A polissonografia é o exame indicado para mapear os distúrbios do sono e pode ser realizado em clinicas especializadas no sono.

  15. Avatar de Ilza Pereira dos Reis
    Ilza Pereira dos Reis

    Olá , bom dia ! …
    Como vai ? Lendo o seu blog e comentários, vi q me encaixo na maioria .Me descobrir roncando e segundo o meu marido n é sempre mas, incomodo muito e ele até gravou o ruído quê é horrivellll ,Meu marido usa cepaps há 10 anos . Tenho 57 anos , renite, nariz entupido uso descongestionante nasal , sou ex fumante , refluxo gástrico… O médico disse q é da idade . O q faço? … grata !

  16. Avatar de Roseane Celestino dos santos
    Roseane Celestino dos santos

    Bom dia me chamo Roseane e eu passei a roncar depois do tratamento de câncer de mamã sempre pratiquei esporte e não tinha isso já depois das quimioterapia eu passei a roncar é muito ruim pq quem está a seu lado não dorme bem …sei q alimentação é fundamental como praticar esporte tbm ….não custa nada tentar eu gostei muito dos comentários pq ajuda bastante tirar as dúvidas

  17. Avatar de Matias Salazar
    Matias Salazar

    Olá boa tarde, minha esposa não roncava ao dormir e agora a pois os 48 anos ela passou a roncar muito, e assim agente não ta conseguindo um sono saudável. O que fazer para que ela deixe de roncar?

    1. Avatar de Júlia

      Olá Matias, como vai?

      Alguns mudanças de hábitos, rotina e saúde podem fazer com que uma pessoa comesse a roncar. O ideal é identificar com o auxílio de um profissional o que pode estar causando esse ronco excessivo, um Otorrino ou uma clínica do sono vão ajudar nessa identificação e tratar da melhor forma. Hoje é possível tratado o ronco, oferecendo mais disposição e qualidade de vida 😉😀

  18. Avatar de Vitor
    Vitor

    Oi bom dia instalei um app no android que se chama snoreclock, que grava o ronco. Faz ano que durmo pouco 4 a 5, ou 8 horas, e o app mostra que acordo sempre com um ronco afogado, que ressoa muito forte e dai acontece que acordo. Uso um aviso do aplicativo, que alerta na apneia ou no ronco, através de um sinal acústico. Nesse sinal não acordo, somente com um ronco engasgado. As vezes durmo uns 3 horas antes que o ronco iniciar.
    Eu li um livro de um pesquisador de sono ‘Why we sleep’ e ele diz praticamente que deve se dormir 8 horas por dia para usufruir os benefícios de saúde do corpo e da mente através do sono. Outro problema aparentemente independente, ocorre quando sonho na hora de manha (fico lendo durante a madrugada com um app (moonreader) no escuro, com mínima iluminação, para dormir de novo). Acordo com coração acelerado, às vezes, principalmente quando não faço execício físico no dia anterior, e acredito que isso deve ser relacionado aos sonhos, pois não fica roncando nessa hora.

  19. Avatar de IracemaTerezinha Moreira
    IracemaTerezinha Moreira

    Comecei a roncar mais forte a mês e meu namorado está reclamando q está muito alto e com causas respiratórias….. tenho renite e antimamente está atacando com mais frequência… será q comprando aquelas ant roncos ajuda…. A também sofro de bruxismo

  20. Avatar de Cléia
    Cléia

    Olá.. Meu esposo de um tempo pra cá tem roncado mto, comprou um protetor nasal; funcionou alguns meses, mais agora não adianta mais, fez cirurgia de desvio de septo já fazem alguns anos, e depois de um tempo o nariz começou a ficar torto novamente, fez estética tbm, não sei o que fazer mais.. Tenho o sono mto leve e não consigo dormir… Sei que ele tbm não dorme bem, acorda várias vezes com o próprio ronco..o que ele deve fazer para parar de roncar? , ele não fuma, não bebe, faz exercícios…

    1. Avatar de Júlia

      Olá Cléia, como vai? Agradecemos por entrar em contato. O uso do CPAP é o tratamento padrão para apneia do sono. O uso do CPAP no tratamento para apneia do sono consiste em evitar o fechamento da passagem do ar para os pulmões, causadas por desvio de septo, adenoide, relaxamento excessivo da língua, estreitamento das vias aéreas superiores e entre outros que favorecem a apneia do sono e o ronco. Seria muito interessante que buscassem uma clínica ou profissional especializado em sono, afim de realizar um exame chamado Polissonografia, este é um exame não invasivo que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral (além de outros parâmetros) durante o sono do paciente, através de sensores. Através deste mapeamento será possível identificar qual distúrbio do sono o paciente possui e identificar se o CPAP será a melhor opção para o tratamento. Permanecemos à disposição!

  21. Avatar de Paty
    Paty

    olá bom dia! atividade fisica não faço ,mas meu pesso é normal ,peso 50k com 1,54 de altura,tenho rinite acredito eu que isso pode estar influenciando no fato que eu comecei a roncar a 1mes , é desconfortavel pq eu acordo td hora ,pois tenho roncado em qualquer poisiçao que eu estiver deitada ,acordo cansada e indisposta ,a unica coisa que ajuda um pouco é eu deitar com 2 travesseiros,elevando um pouco mais minha cabeça mas tbm não consigo dormir direito devido a altura da cabeça ,É DESESPERADOR.

    1. Avatar de Júlia

      Bom dia Paty, tudo bem? O ronco durante o sono é um comportamento comum em muitas pessoas, caso ocorra com frequência pode indicar um sinal de alerta para problemas de saúde, como a apneia do sono. O tratamento ideal para eliminar o ronco durante o sono dependerá da causa diagnosticada pelo médico. Dependendo dos sintomas, o profissional de saúde solicitará um estudo do sono, conhecido como polissonagrafia, onde será possível detectar o tipo de distúrbio do sono e o grau que atingiu, para então escolher o melhor tratamento. Você também pode encontrar fisioterapeutas, que irão te indicar médicos parceiros para a realização do exame, além de tirar dúvidas a respeito. Caso possua dúvidas, permanecemos à disposição!

  22. Avatar de Marta Rodrigues menegassi
    Marta Rodrigues menegassi

    Eu não roncava mais de certo tempos comecei a roncar,não aguento ver meu esposo reclamando, eu durmo muito mal tenho muita dor de cabeça pq não durmo meu sono é perturbado não descanso direito tenho tiroide e glândula da minha garganta enflama direito. O que FC queria tanto parar de roncar já comprei aparelho para por no nariz nA Boca e não resolveu

    1. Avatar de Júlia

      Olá Marta, como vai? O ronco presente pode estar relacionado a diversos fatores. Acordar com dor de cabeça é um dos principais indícios da apneia do sono, que também tem como sintomas boca seca, sono excessivo, irritabilidade, falta de concentração e o ronco, que é o sintoma mais comum. Caso você identifique um ou mais desses sintomas, ele deve realizar uma polissonografia, que é um exame que monitora o sono e recolhe informações muito importantes no diagnóstico da apneia do sono. O tratamento mais eficaz é com o uso de CPAP, um dispositivo que envia fluxo de ar constante às vias aéreas. Para mais informações, estamos à disposição no 0800 601 9922! 😊🙏

  23. Avatar de ENIO MARQUES
    ENIO MARQUES

    Olá, já faz anos que tenho problemas para dormir, qd consigo dormir mais rápido acabo acordando com a garganta seca e depois não consigo mais dormir, faço uso quase que diário de clonazepan 0,5, geralmente amanheço ruim, depois do almoço consigo dormir um pouco o que melhora meu dia.

  24. Avatar de pedro pina
    pedro pina

    Oi boa tarde eu só roncb quando estou dormindo de barriga pra cima pode me ajudar por favor desde já meu muito obrigado.

  25. Avatar de Marli P. Ferreira Perrett

    Tenho 59 anos , ultimamente meu esposo tem dito que eu estou roncando tão alto que estremece tudo e isso está incomodando demais as suas noites de sono. Ultimamente tenho tido uns ataques de rinites , uma alergia horrível , uma coceira dentro das narinas e constante em todos os lugares. Tem algo haver com os altos e constantes roncos?

  26. Avatar de Renato Bremer
    Renato Bremer

    Bom dia
    Tenho 35 Anos tenho bom sono durante a noite, mais venho Tendo problemas com ronco diariamente passando por constrangimento Assim q fecho os olhos venho a Roncar a qualquer momento não suporto mais isso preciso de ajuda.

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Renato, como vai?

      Entendemos que o ronco pode ser um problema incômodo e constrangedor. Existem várias causas possíveis, como obstrução nasal, excesso de peso, posição de dormir, consumo de álcool, entre outros. É importante buscar ajuda médica para avaliar a causa do seu ronco e determinar o melhor tratamento para você.

      Um médico especialista em sono, como um otorrinolaringologista ou pneumologista, pode realizar uma avaliação completa e recomendar opções de tratamento adequadas. Dependendo da causa do ronco, podem ser sugeridas medidas como perda de peso, mudanças na posição de dormir, uso de dispositivos orais ou até mesmo a utilização de um CPAP para manter as vias respiratórias abertas durante o sono.

      Não hesite em buscar ajuda médica para encontrar a melhor solução para o seu caso específico. O tratamento adequado pode ajudar a reduzir ou eliminar o ronco, melhorando a qualidade do seu sono e bem-estar geral. Estamos à disposição!

  27. Avatar de Rosilene Silva dos Santos Rose
    Rosilene Silva dos Santos Rose

    Estou extremamente arrasada, pois estou roncando muito, meu esposo e minha filha estão reclamando muito. Minha auto estima foi à zero. E o que é pior, tomo medicamentos controlados e preciso dormir bem, para que os medicamentos façam os efeitos de acordo com o esperado, só que o tempo todo me acordam fazendo reclamações e queixas. Portanto acordo e depois perco o sono em vários momentos intercalados, é horrível.
    É horrível para quem é incomodad@ pelo meu ronco e da mesma forma, senão pior para mim. Muito triste com esse quadro.

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Rosilene, como vai?

      Sentimos muito em saber que você está passando por essa situação difícil. O ronco pode realmente afetar tanto a qualidade do seu sono quanto a convivência com sua família. É importante procurar ajuda médica para investigar as causas do ronco e encontrar um tratamento adequado. Existem várias opções que podem ajudar, desde mudanças no estilo de vida até tratamentos específicos, como o uso do CPAP. Não perca a esperança, pois há soluções que podem melhorar sua qualidade de vida e a de sua família. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *