Oxigenoterapia: qual é o médico responsável?

A oxigenoterapia é indicada para pessoas que possuem níveis de oxigenação abaixo do ideal. Mas você sabe qual é o médico responsável por avaliar e prescrever o tratamento? A ideia deste post é justamente desvendar essa dúvida, além de explicar algumas curiosidades sobre o tratamento. Veja!

Oxigenoterapia: qual médico devo procurar?

Em muitos casos, a oxigenoterapia funciona como uma terapia complementar em outros tratamentos mais complexos. Na maioria dos casos, ela é prescrita em auxílio a quadros de doenças respiratórias, que em muitos casos comprometem as trocas gasosas e a oxigenação do sangue e dos tecidos do corpo.

Pneumonia, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e asma são algumas das doenças que atrapalham a absorção do oxigênio pelo corpo. Tendo isso em mente, o pneumologista é a especialidade que vai te auxiliar a implementar o tratamento de oxigenoterapia.

Como o médico irá definir os níveis de oxigênio que serão utilizados?

O grande objetivo da oxigenoterapia é que a saturação do sangue fique acima de 90%, considerado a ideal para o funcionamento do corpo. Quando o médico vai prescrever a terapia, irá definir qual é o sistema de administração do oxigênio, periodicidade e a quantidade de O2 que mais atenderão as necessidades do paciente. O fluxo de oxigênio é trabalhado na expressão litros/minuto, sendo que sua concentração é revelada em porcentagem ou em fração de oxigênio inspirado.

Os dois últimos tópicos serão definidos por seu médico pensando especificamente no caso. Mas você já pode se adiantar e conhecer as fontes de administração de oxigênio que nós, da CPAPS, oferecemos, que tal conferir?

oxigenoterapia

O que mostra minha evolução no tratamento?

Quando o corpo apresenta taxas normais de oxigênio, existem certos indicativos através dos quais é possível notar a evolução no tratamento de oxigenoterapia. De maneira geral pode-se apontar para a diminuição na resistência arterial pulmonar, redução da pressão arterial pulmonar, alívio da musculatura cardíaca e melhora na troca gasosa.

Gostou de saber mais sobre a oxigenoterapia? Continue acompanhando o blog da CPAPS!

Comentários

  1. Avatar de Julia Morais Cerqueira
    Julia Morais Cerqueira

    Eu queria saber sobre o uso do oxigênio puro no tratamento emagrecedor Aquelas agulhadas nos pontos de gordura. do corpo humano. Tem problemas?

    1. Avatar de Júlia Galvão

      Olá Julia, como vai?

      Estes seriam métodos para uma terapia diferente. A oxigenoterapia é indicada para pessoas que possuem níveis de oxigenação abaixo do ideal, na maioria dos casos, ela é prescrita em auxílio a quadros de doenças respiratórias, que em muitos casos comprometem as trocas gasosas e a oxigenação do sangue e dos tecidos do corpo. Seria importante verificar com o médico ou o esteticista que irá realizar o procedimento, afim de sanar as suas dúvidas.

      Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimentos através do número 0800 601 9922, e converse com um de nossos especialistas.

  2. Avatar de cleyse pingarilho
    cleyse pingarilho

    como e feita a escolha das formas de administração de oxigenoterapia e qual o posicionamento adequado para o paciente?

    1. Avatar de CPAPS

      Olá Cleyse, como vai?

      A oxigenoterapia funciona como uma terapia complementar em tratamentos complexos. Normalmente é prescrita como um auxílio para quadros de doenças respiratórias, que em muitos casos comprometem as trocas gasosas e a oxigenação do sangue e dos tecidos do corpo.

      A indicação é feita pelo profissional médico, onde o mesmo recomenta o fluxo de oxigênio, dado por litros/minuto, que será necessário na terapia respiratória do paciente.

      Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimentos através do número 0800 601 9922, e converse com um de nossos especialistas.

  3. Avatar de Regina Ribeiro Horta
    Regina Ribeiro Horta

    Boa noite
    quero saber se tratamento com oxigênio funciona com câncer de mama?

    1. Avatar de Júlia

      Olá Regina, como vai?

      A oxigenoterapia é indicada para pessoas que possuem níveis de oxigenação abaixo do ideal. É importante verificar com o profissional médico que acompanha o tratamento, afim de certificar se a administração de oxigênio será eficiente.

  4. Avatar de Valéria Teresa broto
    Valéria Teresa broto

    Oi minha irmã estava com a saturação baixa chegou a 62foi sedada e entubada .a saturação voltou ao normal.quando tirou a intubação ficou dois dias sem.deu insuficiência respiratória.me sinto culpada por não ter levado ela antes no upa.ela tinha cindrome angelma.tinha 32 anos mas mentalidade de 4.ela não sabia explicar para nós o que estava sentindo .mas falava que estava com tontura.e tinha muito sono .levei ao médico.falou que estava infecção nos brônquios.

  5. Avatar de Rosemeire fernanades
    Rosemeire fernanades

    Meu esposo esta sempre com a saturação oscilando em média 73 69 77 80 85 89 as vzs chega a 93 teve um AVC ISQUEMICO DO CEREBELO HA 10 MESES ,,MAS A FALTA DE AR E TONTURA NUNCA PASSA ,VCS CONSEGUEM ME AJUDAR DAR UMA LUZ

    1. Avatar de Júlia

      Olá Rosemeire, como vai?

      Seria muito importante que buscasse um profissional médico para que o seu esposo seja avaliado clinicamente, para que assim receba a orientação correta sobre o melhor tratamento.

  6. Avatar de MARIA CECILIA DE ALMEIDA BARBOSA DAS EIRAS
    MARIA CECILIA DE ALMEIDA BARBOSA DAS EIRAS

    A cerca de 4 anos atras, tive depois de tomar a vacina para gripe uma reação adversa, ou seja uma tosse forte que durou cerca de 3 semanas. Cuidei em casa com xarope, inalação com vick, vick no peito, e passou. Em 2020 quando a COVID começou, compramos um oximetro, e desde então noto que a minha oxigenação é muito baixa, chega a 60. Mas estou sempre disposta, sem dor de cabeça, sem tontura, faço sempre exames cardiologicos, enfim checkup, e não sinto nada. Apenas as vezes um pequeno desconforto na respiração. Tenho apneia e respiro muito quando , dormindo pela boca. tenho stress. Ontem estive no clinico geral e ele ascultou meus pulmoes, tudo normal. Tenho em casa um inalador que tem me dado um conforto maior, fica ligado a noite toda. E, um inalador, nebulizador. Fico preocupada, em precisar de hospitalização e verificarem que tenho saturação baixa e não entenderem que tenho a anos ela baixa e, acabem entubando mesmo eu contando que sempre estou num nivel baixo.

  7. Avatar de ua
    ua

    Bom dia,
    Minha esposa aprsenta saturação de 88 % no oximetro, de vez em quando sente uma poequena falta de ar, fizemos um RX do pulmao e nao deu nada , ele esta otimo. Que especilista devo procura para uma avaliaçao melhor.

    obrigado

    claudemir trintin

  8. Avatar de ivete siqueira de Carvalho
    ivete siqueira de Carvalho

    eu tenho dpoc uso oxigênio domiciliar será que tenho chance de sair dele minha saturação as vezes chega 88..87 si eu liver nervosa ai baixa por 85…82 oque posso fazer pra ficar pelo menos 88 ou 90 ajuda – por favor

    1. Avatar de Júlia

      Olá Ivete, como vai? O grande objetivo da oxigenoterapia é que a saturação do sangue fique acima de 90%, considerado a ideal para o funcionamento do corpo. Quando o médico vai prescrever a terapia, irá definir qual é o sistema de administração do oxigênio, periodicidade e a quantidade de O2 que mais atenderão as necessidades do paciente. Quando o corpo apresenta taxas normais de oxigênio, existem certos indicativos através dos quais é possível notar a evolução no tratamento de oxigenoterapia. É interessante, Ivete, a senhora apresentar estas informações ao médico que prescreveu o tratamento e continuar acompanhando com o oxímetro. Permanecemos à disposição!

  9. Avatar de marlette silva
    marlette silva

    Meu pai tem saturacao de 90%, e tem vida normal. sera q devo me preocupar?

    1. Avatar de Júlia

      Olá Marlette, como vai? Agradecemos por retornar o contato. Uma pessoa saudável, com oxigenação adequada do corpo, costuma ter uma saturação de oxigênio acima de 95%, no entanto, é comum que por condições leves, como gripes ou resfriados, a saturação fique entre os 90 e os 95%, sem ser motivo de preocupação. No entanto, existem alguns fatores que influenciam nesse resultado e as condições do paciente, devem ser considerados: o movimento, a temperatura, luminosidade do ambiente e até mesmo esmaltes nas unhas podem afetar a precisão. É importante acompanhar e seria interessante buscar um profissional médico para analisar o quadro do paciente clinicamente. 😘

  10. Avatar de Cristiane Santiago Sabença Santos
    Cristiane Santiago Sabença Santos

    boa tarde! gostaria de saber se a oxigenoterapia ajuda no tratamento do câncer ou é diferente? agradecida

    1. Avatar de Júlia

      Olá Cristiane, tudo bem? A oxigenoterapia tem o objetivo de manter a estabilidade do nível de oxigênio no organismo em uma saturação artel acima de 90%. É mutio improtante seguir a prescrição de um médico, que identificará a necessidade de cada paciente, pois a administração de oxigênio irregular é prejudicial à saúde. Permanecemos à disposição!

  11. Avatar de Ângela
    Ângela

    Gostaria de saber se para alugar um concentrador de oxigênio é necessário apresentar a prescrição médica?

    1. Avatar de Júlia

      Olá Angela, como vai? Sim, é muito importante seguir a prescrição de um médico que identificará a necessidade de cada paciente, pois a administração de oxigênio irregular é prejudicial a saúde. Qualquer dúvida, permanecemos à disposição!

  12. Avatar de Elieth da Costa Rafael
    Elieth da Costa Rafael

    Boa tarde , minha mãe está com umas feridas na perna, devido a má circulação, esse tramento ( oxigenoterapia) ajudará a cicatrizar a ferida ?

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Elieth, como vai?

      Feridas agudas ou crônicas podem ter cicatrização acelerada através da Oxigenoterapia Hiperbárica. A Oxigenoterapia Hiperbárica é uma modalidade terapêutica na qual o paciente inala oxigênio puro em uma pressão maior que a pressão atmosférica normal, dentro de uma câmara hermeticamente fechada. Ressaltamos a importância da busca por um médico especialista, afim de sanar suas dúvidas e verificar quais são aos melhores tratamentos. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *