No Brasil, cerca de 16 a cada 10 mil habitantes são doadores de sangue. Este valor corresponde a 1,6% da população brasileira e está dentro dos parâmetros da Organização Mundial da Saúde. Contudo, este número pode e precisa ser ainda maior. Por isso, órgãos e instituições brasileiras apoiam e realizam campanhas de doação de sangue com frequência.
É válido lembrar que para realizar a doação de sangue com segurança é preciso estar com a saúde em dia e se preparar com antecedência. Essa preparação inclui uma boa alimentação, hidratação constante, cuidados com a saúde em dia e, claro, uma boa noite de sono antes de ir para o hemocentro.
Conversamos com o fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Clêdisson Souza, que explicou que dormir bem antes de doar sangue reduz os riscos de efeitos adversos. “Uma boa noite de sono pode evitar que o indivíduo sinta mal-estar, tontura e pressão baixa após doar. O ideal é dormir, pelo menos, de 5 a 7 horas na noite anterior”, explica.
4 dicas valiosas para dormir antes da doação de sangue
- Higiene do sono: antes de dormir, não consuma alimentos e bebidas que contenham cafeína, como chás, café, refrigerante e chocolate. Essa substância estimula o sistema nervoso central e se mantém no organismo por cerca de 8 horas. Dependendo da quantidade ingerida, a cafeína pode atrapalhar o sono, mesmo quando consumida durante o dia.
- Alimentação leve: alimentos leves auxiliam em uma noite de sono tranquila. Na noite anterior à doação de sangue, opte por refeições mais leves com frutas e vegetais, por exemplo. Outra dica é apostar na ingestão de alimentos que provocam a produção de melatonina, o hormônio do sono, como cereja, banana, nozes e aveia.
- Exercícios físicos: como já falamos aqui no blog da CPAPS, atividades físicas proporcionam muitos benefícios. Uma simples caminhada, natação ou um passeio de bicicleta podem melhorar a respiração e reduzir a ansiedade, favorecendo uma boa noite de sono.
- Ambiente ideal: alguns hábitos podem te ajudar a ter um excelente sono. Desligue todas as luzes do quarto, inclusive a do celular e da televisão, e não fique exposto a nenhum barulho externo. Isso vai te auxiliar a relaxar e “desligar” o seu corpo para uma noite bem mais tranquila.
Boa doação! Tenha a certeza de que essa atitude é grande!
A CPAPS conta tudo sobre saúde do sono
Aqui em nosso blog, trabalhamos diversos conteúdos relacionados à saúde respiratória e à saúde do sono. Em nossos conteúdos, você aprende a ter um sono de melhor qualidade e ainda fica por dentro de quais profissionais da saúde podem te ajudar na saúde do sono. Caso queira saber mais sobre como ter um sono mais saudável, basta clicar aqui.
Leia também:
+ Como acabar com o ronco: 5 soluções para dormir melhor
+ Alimentação, sono e saúde: entenda a relação
+ Entenda como a prática de exercícios ajuda a dormir melhor
Fonte:
Deixe um comentário