A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma patologia que limita o fluxo de ar e atrapalha a respiração. Mas, será que há relação entre essa doença e a apneia do sono? Para tirar todas as dúvidas, nós conversamos com o fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Clêdisson Souza. Confira!
-
O que é DPOC?
Conhecida como DPOC, a doença pulmonar obstrutiva crônica torna difícil a respiração. Esse conjunto de doenças tem como sintomas a tosse, falta de ar, infecções respiratórias frequentes, falta de energia, desconforto no tórax e perda de peso não intencional. A principal característica da DPOC é a limitação do fluxo de ar, gerando a dificuldade de entrada de ar nos pulmões.
-
DPOC tem cura?
A DPOC é uma patologia que não tem reversão, então não há cura. No entanto, um tratamento adequado pode retardar a progressão e aliviar os sintomas do portador da doença.
-
Há relação entre a DPOC e a apneia do sono?
Não há relação direta entre a doença pulmonar obstrutiva crônica e a apneia do sono. O que acontece é que a DPOC bloqueia o fluxo de ar e limita a respiração, podendo piorar casos de apneia do sono.
-
CPAP é indicado para o tratamento da DPOC?
Como é uma doença que afeta o fluxo de ar, a DPOC pode ser tratada com terapia respiratória. No entanto, o BiPAP é mais indicado do que o aparelho CPAP, pois ele conta com dois níveis de pressão que ajudam o usuário na inspiração e expiração. Para entender mais sobre como o BiPAP pode colaborar no tratamento da DPOC, clique aqui!
Conheça a CPAPS!
Em nossa loja online, você encontra as melhores opções para a sua terapia respiratória. Em caso de dúvidas, temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato conosco pelo whatsapp no (27) 3045-0605.
Fonte: Clêdisson Souza – fisioterapeuta – CREFITO – 246452/ES
Deixe um comentário