DPOC e apneia do sono: entenda o que é e qual a relação!

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma patologia que limita o fluxo de ar e atrapalha a respiração. Mas, será que há relação entre essa doença e a apneia do sono? Para tirar todas as dúvidas, nós conversamos com o fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Clêdisson Souza. Confira!

  1. O que é DPOC?

Conhecida como DPOC, a doença pulmonar obstrutiva crônica torna difícil a respiração. Esse conjunto de doenças tem como sintomas a tosse, falta de ar, infecções respiratórias frequentes, falta de energia, desconforto no tórax e perda de peso não intencional. A principal característica da DPOC é a limitação do fluxo de ar, gerando a dificuldade de entrada de ar nos pulmões.

  1. DPOC tem cura?

A DPOC é uma patologia que não tem reversão, então não há cura. No entanto, um tratamento adequado pode retardar a progressão e aliviar os sintomas do portador da doença.

  1. Há relação entre a DPOC e a apneia do sono?

Não há relação direta entre a doença pulmonar obstrutiva crônica e a apneia do sono. O que acontece é que a DPOC bloqueia o fluxo de ar e limita a respiração, podendo piorar casos de apneia do sono.

  1. CPAP é indicado para o tratamento da DPOC?

Como é uma doença que afeta o fluxo de ar, a DPOC pode ser tratada com terapia respiratória. No entanto, o BiPAP é mais indicado do que o aparelho CPAP, pois ele conta com dois níveis de pressão que ajudam o usuário na inspiração e expiração. Para entender mais sobre como o BiPAP pode colaborar no tratamento da DPOC, clique aqui!

Conheça a CPAPS!

Em nossa loja online, você encontra as melhores opções para a sua terapia respiratória. Em caso de dúvidas, temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato conosco pelo whatsapp no (27) 3045-0605.

Fonte: Clêdisson Souza – fisioterapeuta – CREFITO – 246452/ES

Comentários

  1. Avatar de Maria Lopes
    Maria Lopes

    tenho apneia. mas custa-me muito dormir com a máscara. como posso adaptar-me melhor?

    1. Avatar de Júlia

      Olá Maria, como vai?

      Sabemos como pode ser desafiador dormir com o CPAP nas primeiras noites, mas não desista. Realmente demanda um pouco de tempo e persistência para se adaptar ao aparelho. Nossas consultoras estão à disposição para lhe auxiliar nessa fase inicial, com excelentes dicas para antecipar esse processo de adaptação. Se desejar, entre em contato com a nossa Central de Atendimento no 0800 601 9922. Conte sempre com a CPAPS para lhe ajudar em seu tratamento.

  2. Avatar de Márcio lisb.
    Márcio lisb.

    Quando a pessoa tem DPOC a saturação cai muito? Pq estou tendo dificuldade pra respirar a um mês já , vai e volta , fiz várias exames e deu tudo normal, tenho refluxo gastroesofágico e quando vou tentar dormir , quando estou pegando no sono minha saturação cai pra 88%, 80%, 75% e acordo assustado com falta de ar um pouco, mas assim que acordo passa e a saturação sobe em questão de uns 2 segundos ela sobe pra 97%, 98 e 99% , quando estou acordado a saturação se mantém entre 94 a 99%

    1. Avatar de Júlia

      Olá Márcio, tudo bem? A saturação do oxigènio é mais baixa quando o paciente dorme, por a respiracão ser mais rasa. A principal característica da DPOC é a limitação do fluxo de ar, gerando a dificuldade de entrada de ar nos pulmões. A indicação terapêutica mais comum é a oxigenoterapia, com o objetivo de manter a estabilidade do nível de oxigênio no organismo em uma saturação arterial acima de 90%. É muito importante que consulte um pneumologista ou um profissional fisioterapeuta para indicar o tratamento que será mais eficaz, de acordo com o quadro clínico do paciente. Qualquer dúvida, permanecemos à disposição! 😁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *