Acordar se sentindo mais cansado ao dormir com CPAP, pode fazer parte da nova rotina de quem está começando o tratamento da apneia do sono. Mesmo que não experimente mais os sintomas, acordar fatigado pode estar relacionado ao novo ajuste que o organismo faz para se adaptar ao uso do aparelho CPAP.
Se você tem se sentindo assim, não desanime! Nesse post vamos abordar as possíveis causas de estar se sentindo pior ao dormir com CPAP. É bem provável que você se identifique com alguma delas, então continue lendo!
Adaptação ao tratamento da apneia do sono
Alterar a rotina do sono, nem de longe parece algo fácil, ainda mais quando se trata de dormir com um equipamento. A maioria das pessoas diagnosticadas com apneia do sono já apresentam aversão ao tratamento da apneia do sono, sem nem ao menos dar a chance de conhecer ou tentar.
A adaptação ao tratamento da apneia do sono realmente não é fácil, demanda tempo, persistência e paciência. Muitos novos usuários acham que, por não conseguirem dormir à noite inteira com o CPAP, devem desistir, porque, afinal, não conseguiram se adaptar.
Geralmente, as pessoas que já se adaptaram ao tratamento da apneia do sono, passaram, basicamente em três etapas:
- Conhecimento do CPAP e uso dos acessórios: é preciso usar todas as noites para aprender a usar a máscara, e conhecer os recursos disponíveis no equipamento
- Adaptação do organismo ao fluxo de ar: o organismo precisa se acostumar com o uso do CPAP, já que ele induz a reeducação da respiração enquanto se dorme
- Conciliar uso do CPAP ao sono: essa é a última fase, em que as duas etapas anteriores estão aliadas. Agora o usuário de CPAP consegue sentir sono ao colocar o CPAP, além disso, dorme tranquilamente.
Razões de acordar pior ao dormir com CPAP
Existem vários motivos que podem levar ao usuário de CPAP acordar se sentindo pior, e isso inclui no processo de adaptação, entre eles:
- Sentir o fluxo de ar no rosto e na garganta
- Limite de mudança de posição com receio da máscara deslocar
- O ruído da respiração que ficou mais evidente no quarto
- Tirar a máscara durante o sono sem perceber
Entre esses e outros motivos, o mais comum entre os usuários é a dificuldade de usar a máscara a noite toda. Muitas pessoas tiram a máscara involuntariamente durante o sono. E a máscara não estando no rosto, obviamente o uso é interrompido, e consequentemente terá alguns quadros de apneia.
Existem outros motivos que podem levar a acordar pior depois de dormir com CPAP, incluindo:
- Vazamento de ar na máscara
- Claustrofobia
- Mudanças na posição de dormir
- Ruído
Não tem como negar que a adaptação ao tratamento da apneia do sono pode fazer com que a pessoa sofra algumas mudanças, e há grande probabilidade de não ser confortável no início. Então, essa ainda pode ser uma das razões de acordar se sentindo pior ao usar o CPAP. Mas pense que isso é uma fase, e que com o tempo, você vai chegar ao ponto de se sentir confortável o suficiente para dormir e aproveitar os benefícios do uso do CPAP.
Uma boa dica é estabelecer metas pra você mesmo. Por exemplo, estipule que durante uma semana, dormirá 4 horas seguidas com o CPAP, e nas semanas seguintes aumentará o tempo. Além de aliviar a tensão de ter que dormir à noite inteira com o CPAP, com o passar do tempo você encontrará posições para dormir melhor.
A prática leva à perfeição
Quanto mais você conhecer e testar os acessórios e usar o seu CPAP, maiores serão as chances de se adaptar ao tratamento da apneia do sono. Algumas práticas podem funcionar:
- Se a sua dificuldade é usar a máscara à noite inteira, tente usar acordado e até nos cochilos durante o dia;
- Se estiver lendo, assistindo TV ou apenas repousando, coloque a máscara e ligue o CPAP. Isso ajuda o seu organismo a se acostumar com o fluxo de ar
- Confira sempre se o ajuste da máscara não está folgado ou apertado de mais, e principalmente se o CPAP está enviando o fluxo de ar.
- Utilize o recurso “Rampa” do seu CPAP, ele envia o fluxo de ar gradualmente, em vez de começar na pressão final, recomendada pelo médico.
Ficou alguma dúvida? Aqui na CPAPS você conta com uma equipe de especialistas que podem te orientar e te ajudar. Se você precisar de esclarecimentos ou suporte, acesse o chat online no site www.cpaps.com.br, ou ligue para 0800 601 9922. Você ainda pode fazer contato pelo Whatsapp, clicando aqui.
Deixe um comentário