Oxímetro pediátrico: para que serve e quando usar

O oxímetro de pulso é um aparelho importantíssimo para a medição dos níveis de saturação do oxigênio no sangue e da frequência cardíaca. Mas, você sabia que o oxímetro pediátrico também pode ser utilizado em tratamentos pediátricos? Neste post, você descobrirá mais sobre a utilização do oxímetro de pulso em crianças. Confira!

Oxímetro pediátrico de pulso em tratamentos

Muito conhecido pela utilização na prática de esportes, o oxímetro pediátrico de pulso é também um grande aliado no tratamento de doenças respiratórias. E em tratamentos pediátricos, não é diferente: o aparelho é utilizado em diferentes situações, como no suporte da oxigenoterapia infantil e na realização do teste do coraçãozinho.

Oxímetro pediátrico no oxigenoterapia

Quando a criança tem alguma doença respiratória que afeta os níveis de oxigênio abaixo do normal, ela necessita de terapia respiratória. O procedimento da terapia dependerá da complicação da criança. O tratamento com oxigenoterapia, é um método de terapia respiratória que utiliza um concentrador de oxigênio para equilibrar o nível de oxigênio no organismo.

Quando a criança necessita da oxigenoterapia continuamente, há a necessidade de verificação constante da saturação do sangue. Neste caso, o oxímetro de pulso é a melhor solução, pois permite que os pais verifiquem a saturação do sangue de forma simples e rápida.

Leia também:

+ Oxigenoterapia domiciliar: tudo o que você precisa saber

+ Oxigenoterapia: confira tudo o que você precisa saber

+ Como é feita a oxigenoterapia em pessoas que usam CPAP

Oxímetro pediátrico no teste do coraçãozinho

O oxímetro de pulso também é utilizado em tratamentos pediátricos para a realização do teste do coraçãozinho, um exame simples que verifica possíveis problemas no coração do bebê. Rápido e indolor, o exame deve ser realizado entre 24 horas após o nascimento ou antes de 48 horas de vida do recém-nascido.

O teste do coraçãozinho é realizado por meio de um oxímetro pediátrico de pulso, que mede o nível de concentração de oxigênio no sangue. O sensor fica em volta da mão direita do bebê e depois em volta de seu pé, sendo que a medição ideal de oxigênio no sangue deve ser igual ou superior a 95%.

Saiba tudo sobre saúde do sono na CPAPS

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Sempre abordamos assuntos como a saúde do sono, saúde respiratória, bem-estar, hábitos saudáveis e apneia do sono. Sempre com muitas dicas para te ajudar a ter uma vida mais saudável. Dá só uma olhada em alguns outros conteúdos que podem te interessar:

+ Quais são as fases do sono?

+ Qual é o travesseiro ideal para uma boa noite de sono?

+ Sonolência depois do almoço? Como evitar?

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *