Oxímetro é confiável? Tire suas dúvidas!

O oxímetro de pulso é um aparelho muito importante para pessoas que sofrem com doenças respiratórias. Mas afinal, o oxímetro é confiável? Quais são os benefícios do aparelho? Neste post, você vai entender mais sobre como a ferramenta e se ela é segura para incluir em seu tratamento. Confira!

Leia também: Oxímetro: utilização em pediatria. Saiba mais!

Para que serve um oxímetro?

Utilizado para medir os níveis de saturação do oxigênio no sangue e da frequência cardíaca, o oxímetro de pulso fornece informações valiosas para o monitoramento e tratamento da sua terapia respiratória, Com o aparelho, o usuário consegue obter – de forma rápida e fácil – o andamento do tratamento e se ele necessita de oxigenação suplementar.

“As doenças respiratórias, como a DPOC, a Fibrose Pulmonar e Taquipneia, interferem diretamente na saturação de oxigênio do corpo, podendo comprometer a capacidade cardíaca do indivíduo. O oxímetro de pulso é o aparelho ideal para monitorar a oxigenação do corpo e verificar se o usuário necessita de mais oxigênio”, explica o fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata.

Mas, como saber se o oxímetro de pulso é confiável?

No momento da compra, verifique se o seu oxímetro possui a certificação da ANVISA. Esse selo indica que o aparelho é reconhecido por especialista como próprio para uso médico. Em nossa loja online, você encontra diversos oxímetro de pulso confiáveis para o seu tratamento.

E mais: nós temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo whatsapp no (27) 3045-0605.

Separamos outros conteúdos que também podem te interessar:

Oxímetro de pulso de dedo portátil: tratamento de doenças respiratórias

Oxímetro de pulso de dedo portátil: importante aliado na prática de esportes

Dicas úteis de como escolher seu oxímetro de pulso

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

Comentários

  1. Avatar de Manuel vicente
    Manuel vicente

    Qual o limite de oxigenação para procurar o médico é de 90% para baixo? Qual o mínimo que o organismo nessecita?

    1. Avatar de Deise Müller

      Bom dia Manuel! Tudo bem? Isso mesmo, quando a oxigenação está abaixo de 90%, ela não está ideal.
      O médico deve analisar a necessidade da suplementação de oxigênio.
      Normalmente a oxigenoterapia é indicada quando a baixa saturação de oxigênio no sangue ocorre por consequência de doenças crônicas.

  2. Avatar de Yasmin
    Yasmin

    Olá. Se o nível de oxigenação oscilam entre 96 a 98, porém sentir falta de ar leve e constante, isso seria resultado provável de uma sensação derivada de ansiedade/depressão/etc…? E se sim, é seguro enquanto minha oxigenação estiver nesses níveis?
    OBS: Meu aparelho é da DellaMED, e possui registro na ANVISA.

    Obrigado pela atenção

    1. Avatar de Júlia

      Olá Yasmin, como vai?

      A saturação normal de oxigênio para a maioria das pessoas saudáveis ao nível do mar, é entre 95% e 100%. Condições leves de saúde, como gripes e/ou resfriados, podem apresentar uma saturação entre 90% e 94%.

      Uma leitura com o oxímetro de pulso abaixo de 90%, é considera pela OMS uma “emergência clínica”.

  3. Avatar de Sheyla
    Sheyla

    O oximetro tem variafo em 94,95 e 96 é seguro??

    1. Avatar de Júlia

      Olá Sheyla, como vai?

      Uma pessoa saudável costuma ter uma saturação de oxigênio acima de 95%, no entanto, é comum que por condições leves, como gripes ou resfriados, a saturação fique entre os 90 e os 95%, sem ser motivo de preocupação.

      Já quando a saturação atinge valores inferiores a 90% pode indicar a presença de alguma doença mais grave que seja capaz de afetar os valores de oxigênio no corpo, como asma, pneumonia, enfisema, insuficiência cardíaca ou doenças neurológicas, por exemplo.

  4. Avatar de Vera
    Vera

    Bom dia
    Qual o oxímetro é confiável?

  5. Avatar de Gabriela
    Gabriela

    O oxímetro da marca G-Tech é confiável??

  6. Avatar de Yago

    Boa noite, sinto dificuldade de respirar, mas quando coloco o oximetro, minha respiração tá perfeita 100%! ops tenho refluxo!

  7. Avatar de Fernando Jesus
    Fernando Jesus

    Não acredito nos batimentos cardíacos desses oximetros

  8. Avatar de Gracy
    Gracy

    Boa tarde,ando sentindo muita falta de ar,tem mais de 15 dias ja!
    Ja fui socorrida varias vezes e quando chego la saturação sempre em 96 ou 98..
    Tive covid vai fazer um ano ja,sem sintomas de gripe nem resfriado,tirei um raio x e tudo normal,mais a falta de ar existe em mim,ops..so tenho um rim funcionando pq o outro atrofiou e vou precisar tirar ele,e tenho ansiedade,ja estou desesperada pq n to tendo sossego mais com esta falta de ar que me incomoda muito e me atrapalha de viver…por favor,alguem me ajuda,pq os medicos parecem n desvendar e eu estou me acabando ja..desde ja agradeço!

    1. Avatar de Júlia

      Olá Gracy, como vai? É de suma importância que procure um profissional, inclusive de psicólogos para analisar clinicamente e acompanhar o seu caso. Esse ocorrido pode estar ligado a uma ansiedade, estresse, efeito colateral de um remédio, uma má higiene do sono. Desde já estimamos melhoras e vai ficar tudo bem! Permanecemos à disposição!☺

  9. Avatar de Vânia Maria de Jesus Oliveira
    Vânia Maria de Jesus Oliveira

    Bom dia,comprei um oximetro da marca G TECH e estou usando ele pela primeira vez,só que meu marido está com infecção de vesícula e quando coloco pra ver o oxigênio dele está dando entre 83 e 89 no aparelho mais ele não apresenta nenhum sinal de falta de ar. O que pode estar acontecendo será que este aparelho está com defeito?

    1. Avatar de Júlia

      Olá Vânia, bom dia! Como vai? Agradecemos por entrar em contato. Existem alguns fatores que influenciam nesse resultado e as condições do paciente, devem ser considerados: o movimento, a temperatura, luminosidade do ambiente e até mesmo esmaltes nas unhas podem afetar a precisão. O mais utilizado para realizar a medição é o dedo indicador e o tempo para obter os resultados é de aproximadamente 1 minuto. É importante acompanhar e seria interessante buscar um profissional médico para analisar o quadro clinicamente. 😄

  10. Avatar de Natalia
    Natalia

    Os meus BPM não passa de 63 isso é normal?

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Natalia, como vai?

      A frequência cardíaca normal é de 50 bpm a 100 bpm. No entanto, quando os batimentos estão em 100 bpm em repouso, são considerados altos, abaixo de 40 por minuto em repouso, considerados baixos. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *