Leia também: Sono reparador: como está a qualidade do seu descanso
A lua cheia e o sono em pesquisa
O estudo foi realizado em Basileia, no Hospital Psiquiátrico da Universidade da cidade. Após analisar o comportamento de 33 voluntários, levou ao resultado de uma possível relação da interferência da lua cheia e sono.
Os participantes voluntários do estudo passaram por sessões laboratoriais durante uma série de quatro ou cinco noites de sono em todos os períodos de lua cheia, durante três anos, para coletar os aspectos do sono, como:
- Latência do sono
- Tempo total do sono
- Tempo gasto no sono REM e sono de ondas lentas
- Atividade cerebral
- Níveis noturnos de melatonina
A amostra da pesquisa concluiu que ao longo do ciclo lunar, haviam interrupções no sono, principalmente nos dias mais próximos da lua cheia.
Como a lua cheia afeta o comportamento do sono
Na lua cheia, os voluntários demoraram ao menos cinco minutos a mais para adormecerem, e dormiam em média de 20 minutos a menos, no decorrer da noite de sono. Além disso, também foi observado na amostra do estudo, alterações na produção de hormônios que regulam os ciclos de sono e vigília – melatonina e cortisol.
O período de lua cheia afetou a eficácia do sono, sendo assim, para chegar a essa conclusão, os cientistas monitoraram alguns padrões cerebrais, os movimentos oculares, e produção hormonal de melatonina e cortisol durante o sono, através do exame eletroencefalograma, que acusou redução do tempo no sono profundo.
Embora o campo gravitacional da Lua e do Sol sobre a Terra interfiram nas marés dos oceanos, não há evidências encontradas que comprovem que este seja o real motivo para os efeitos da Lua cheia no sono. Portanto, a maneira como a lua cheia interfere no ritmo circadiano continua sendo um mistério.
O calendário lunar de 2019 ainda possibilita nos mostrar todas as datas em que existe alterações das fases da lua. Já que o calendário lunar altera de ano para ano, é necessário consultar um novo no primeiro dia do ano.

Proveniência destes resultado
Ao contrário do que muitos pensam, os dados publicados acima não são provenientes de nenhum estudo astral, nem provém de nenhuma adivinhação.
Pelo contrário, os dados são provenientes do estudo realizado na Suíça com 33 voluntários, dos quais 17 eram homens e mulheres com idades entre os 20 e os 31 anos e os restantes 16 eram homens e mulheres com idades entre os 57 e os 74 anos.
Nenhum deles sofria qualquer tipo de doença de saúde física nem mental e nenhum tomou qualquer tipo de medicação durante o processo.
Aproveite alguns conteúdos que podem ser do seu interesse!
Lazer e sono: como desacelerar pode contribuir para a saúde
Como uma alimentação adequada contribui para a sua noite de sono
Fonte: G1
Deixe um comentário