Por que temos pesadelos e qual a relação com a apneia do sono?

Você já se perguntou por que temos pesadelos e como eles acontecem? Associado a sentimentos negativos, como ansiedade ou medo, este tipo de sonho perturbador  faz com que a pessoa, na grande maioria das vezes, desperte no meio da noite sentindo-se mal. Quando os pesadelos acontecem poucas vezes podem estar ligados a estresse ou ansiedade e são considerados como algo normal.

É preciso atenção quando tornam-se frequentes e causam angústia, má qualidade do sono ou medo de ir dormir. Nesses casos, faz-se necessário o acompanhamento médico, pois podem estar relacionados a algum distúrbio. No post de hoje, vamos explicar como acontecem os pesadelos e de que forma estão associados à apneia do sono.

Veja também! Pesadelos: um alerta para quem tem apneia do sono 

Como os pesadelos acontecem? 

Assim como os sonhos, os pesadelos costumam acontecer durante a fase mais profunda do sono, conhecida como REM (sigla em inglês para movimento rápido dos olhos). Segundo o pesquisador do Departamento de Psicologia da Universidade de Suffolk, Gary Fireman, os pesadelos são uma forma de processar emoções e experiências que não conseguimos compreender direito enquanto acordados.

O especialista explica que nosso cérebro tenta nos proteger de alguns sentimentos considerados perigosos, deixando-os “presos” no inconsciente. Enquanto dormimos, a “porta” que divide a parte consciente da inconsciente se abre e, é a partir desse encontro que os sonhos e pesadelos são formados.

Como a apneia do sono influencia a ter pesadelos?

Durante os eventos da apneia do sono, o nível de oxigênio cai e o cérebro percebe que a queda na oxigenação pode ser uma ameaça para o organismo. Ele entende que está sendo sufocado pelo próprio corpo e que, se nada for feito, pode ter um colapso ou ir a óbito. Por isso, pesadelos com afogamento, sufocamento e a luta para chegar a uma superfície que não se consegue alcançar, ocorrem inconscientemente para que a apneico acorde e volte a respirar normalmente.

Como evitar os pesadelos? 

De acordo com o fisioerapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, para quem sofre de apneia do sono, a melhor forma de evitar que os pesadelos continuem é iniciar o tratamento do distúrbio. O aparelho CPAP é considerado padrão-ouro para tratar a apneia do sono. Clique aqui e confira todos os seus benefícios.

“Há, ainda, outros hábitos que ajudam a impedir que os pesadelos aconteçam. São eles: reduzir a quantidade de cafeína ingerida; incluir a prática de exercícios físicos na rotina; evitar ouvir/ler/assistir histórias assustadoras antes de dormir e maneirar no consumo de bebidas alcoólicas e remédios”, finaliza.

Conheça a CPAPS! 

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

Quantas horas é preciso dormir por dia?

Como o sono afeta a beleza e o bem-estar?

Terapias auxiliares para o tratamento da apneia do sono

 

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

Comentários

  1. Avatar de Gabriela
    Gabriela

    Tenho a pressão baixa e sinto que por mais que eu durma o meu corpo amanhece cansado. Sinto que a oxigenação é insuficiente.

  2. Avatar de Piedade Moreira Gonçalves
    Piedade Moreira Gonçalves

    Sempre tenho pesadelos, sonho que estou perseguida pelo mal e tento me safa.

  3. Avatar de Valdemir Carvalho de Santana
    Valdemir Carvalho de Santana

    Eu tenho pesadelos desde criança,todos da minha família tem e eu não consigo me libertar é horrível,eu sempre chamo alguém pra me acordar só depois disso eu respiro tranquilo.

    1. Avatar de Júlia

      Olá Valdemir, como vai? Ter sonhos ruins de vez em quando é normal, mas quando se tornam frequentes ao ponto de trazer essa angústia relatada é interessante buscar a ajuda de um profissional, como os do sono ou psicólogos. Esse ocorrido pode estar ligado a uma ansiedade, estresse, efeito colateral de um remédio, uma má higiene do sono ou até mesmo com algo que está ocorrendo durante o seu dia que reflete em seu momento de descanso, esses profissionais vão conseguir identificar e ajudar entender melhor o que está acontecendo para poder ter melhores noites de sono.

  4. Avatar de Juci
    Juci

    Sempre tive pesadelos
    Cabei de ter um agora
    Como fazer pra acabar com esse problema
    Sempre é a mesma coisa
    Sobe em mim e tampa minha boca
    Não sei mais oq fazer,as vezes tenho até medo de dormir

  5. Avatar de Tânia
    Tânia

    Olá, Juci, tudo bem?
    No seu caso o melhor a fazer é buscar a ajuda de um psicólogo. Ele vai te ajudar a tomar consciência do que o seu cérebro enterrou lá no inconsciente, mas que está gritando pra sair de lá. Um psicólogo vai te ajudar a resolver isso, ok?
    Um abraço, fique com Deus 🙏

  6. Avatar de Amanda karine

    Eu sinto uma coisa entrando dentro de mim eu sinto arrepios e não consigo chamar ninguém e nem me meche eu vejo o lugar qui eu tou e as coisas tudo o último pesadelo eu vi uma menina em cima de mim e meu cunhado só qui ele tá no sertão eu acordei com uma dor por dentro e eu tenho muito medo de dormir meu marido tem que me abraçar pra mim poder dormir 😭me ajudem

    1. Avatar de Andreza Dalmazio
      Andreza Dalmazio

      Olá Amanda, como vai? Ter sonhos ruins de vez em quando é normal, no entanto, quando se torna frequente e doloroso, é interessante buscar a ajuda de um profissional, como os do sono ou psicólogos. Esse ocorrido pode estar ligado a uma ansiedade, estresse, efeito colateral de um remédio. Esses profissionais vão conseguir identificar e ajudar entender melhor o que está acontecendo para poder ter melhores noites de sono.

  7. Avatar de Maria da gloria
    Maria da gloria

    Sou Maria da gloria de jesus de são Paulo cidade Júlia sempre tive pesadelos mais me disseram desde muitos anos atrás que pesadelos è gente que morre e vem nos veré eu tenho muito medo e horrível

    1. Avatar de Andreza Dalmazio
      Andreza Dalmazio

      Olá Maria, como vai? Os pesadelos, normalmente, são muito associados com a ansiedade, estresse ou medo, que fazem a pessoa acordar repentinamente. Nosso cérebro tenta nos proteger de alguns sentimentos considerados perigosos, deixando-os “presos” no inconsciente. Enquanto dormimos, a “porta” que divide a parte consciente da inconsciente se abre e, é a partir desse encontro que os sonhos e pesadelos são formados. É de extrema importância que busque auxílio médico e também mude alguns hábitos, como atividades físicas, alimentação dentre outros. Estamos à disposição 🙂

  8. Avatar de Michelle Silva Rosa
    Michelle Silva Rosa

    Tenho pesadelos todos os dias isso é horrível e por incrível q pareça tem o mesmo pesadelo todos dias é muito ruim

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Michelle, como vai?

      Os pesadelos geralmente acontecem durante a fase mais profunda do sono, a REM, que dura, em média, meia hora e pode se repetir até seis vezes por noite. Isso significa que podemos ter até seis sonhos ou pesadelos por noite. Alguns hábitos podem te ajudar a evitar os pesadelos, como diminuir a quantidade de cafeína ingerida e fazer atividades físicas. Além disso, reduza o contato com histórias assustadoras antes de dormir, se você se impressiona facilmente, e evite o exagero nas bebidas alcoólicas e remédios. Caso você tenha passado por um evento traumático recentemente e os pesadelos tenham se tornado frequentes depois disso, é indicado procurar um psicólogo. A apneia do sono também pode ser a culpada de tantos pesadelos. Durante os eventos respiratórios causados pelo distúrbio, o nível de oxigênio fica abaixo do necessário, o cérebro sente essa queda na oxigenação e percebe que pode ser uma ameaça para o organismo. Lembrando que é muito importante buscar uma clínica especializada ou um profissional do sono para verificar se possui algum distúrbio do sono e se os pesadelos podem estar atrelados a isso!

  9. Avatar de Dinis
    Dinis

    Tanho pesadelos das últimas coisas que eu vi e fiz.

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Dinis, como vai?

      É muito importante buscar uma clínica especializada a fim de realizar exames para poder identificar se possui algum distúrbio do sono e quais são as melhores opções de tratamento. Outros hábitos que ajudam a impedir que os pesadelos aconteçam, são eles: reduzir a quantidade de cafeína ingerida, incluir a prática de exercícios físicos na rotina, evitar ouvir/ler/assistir histórias assustadoras antes de dormir e maneirar no consumo de bebidas alcoólicas e remédios. Estamos à disposição!

  10. Avatar de Ibo Batista da Silva
    Ibo Batista da Silva

    Olá, bom dia, eu tenho muitos pesadelos, estou aposentado más, continuo sonhando com trabalho todas noites, e o sono é fracionado, ou seja acordo varias vezes durante a noite, é terrivel, tenho até medo de dormir.
    Por favor, me ajude!
    Obrigado.

    ,

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Ivo, como vai?

      É preciso atenção quando os pesadelos tornam-se frequentes e causam angústia, má qualidade do sono ou medo de ir dormir. Nesses casos, faz-se necessário o acompanhamento médico, pois podem estar relacionados a algum distúrbio. Também existem alguns hábitos que ajudam a impedir que os pesadelos aconteçam. São eles: reduzir a quantidade de cafeína ingerida; incluir a prática de exercícios físicos na rotina; evitar ouvir/ler/assistir histórias assustadoras antes de dormir e maneirar no consumo de bebidas alcoólicas e remédios. Estamos à disposição!

  11. Avatar de Graziele
    Graziele

    Meu pai tem apneia e usa Cpap há mais de 20 anos, mas de uns dois anos para cá tem tido muitos pesadelos. Lutando ou fugindo, ele chega a socar o q tem a volta e já caiu da cama. Tem algo q possa ser feito? Estou com receio dele se machucar, pois já é idoso tem 75anos.

    1. Avatar de julia.galvao
      julia.galvao

      Olá, Graziele! Agradecemos muito por compartilhar sua experiência. Mesmo utilizando o CPAP corretamente, é possível que algumas mudanças no padrão de sono, como pesadelos intensos e comportamentos motores durante o sono, apareçam com o avanço da idade. Os episódios que você descreveu — lutas, fugas e movimentos bruscos durante os sonhos — são características que podem estar associadas a uma condição chamada Transtorno Comportamental do Sono REM (TCR). Esse transtorno faz com que o corpo “aja” durante os sonhos, o que normalmente não acontece, já que durante a fase REM o corpo costuma ficar paralisado. O TCR é mais comum em idosos e pode ter relação com alterações neurológicas, uso de medicamentos ou mesmo com outras condições do sono, como a própria apneia. O ideal, nesse caso, é que seu pai seja avaliado por um neurologista especialista em sono, que poderá solicitar uma nova polissonografia com registro de vídeo para identificar se há esse tipo de distúrbio associado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *