O que é Mindfulness e como pode ajudar a dormir melhor?

Especialmente para o atual momento de pandemia e quarentena, o Mindfulness pode te ajudar a dormir melhor e ser seu grande aliado. Caracterizado como um conjunto de técnicas práticas que auxiliam a focar no momento presente, sem deixar o passado ou o futuro te afetarem, o Mindfulness torna sua mente mais desperta e saudável. Essa prática está ligada ao fortalecimento de “fatores individuais”, que contribuem para lidar melhor com o isolamento social, evitando sensações ou sentimentos negativos. Entenda neste post como funciona o Mindfulness e de que forma é possível aplicá-lo em sua rotina.

Veja também! Sono e coronavírus: qual a relação?

Mindfulness: técnica essencial para a quarentena

O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, conta que o Mindfulness pode ser uma excelente ferramenta para a saúde mental, principalmente durante a quarentena e o isolamento social. “Em um período em que as pessoas precisam lidar com sentimentos negativos, como angústia, medo e, em alguns casos, depressão e ansiedade, o Mindfulness trabalha a consciência para lidar melhor com quaisquer pensamentos e sentimentos que possam surgir. A partir do Mindfulness, é possível compreender que existe uma realidade que está fora do seu controle e, portanto, não tem porque se preocupar”, completa o profissional.

Nós, da CPAPS, separamos 3 técnicas de Mindfulness para te ajudar a dormir melhor. Confira:

  1. Mantenha os aparelhos eletrônicos longe do seu quarto

O primeiro passo é ficar longe dos eletrônicos, eles não devem fazer parte desse momento de total concentração. Quando sua mente sabe que essas possíveis distrações estão a apenas alguns centímetros de você, a dificuldade para desligar é maior, já que está sendo alimentada.

  1. Deite-se na cama e sinta somente sua respiração

 Dentro do Mindfulness, a respiração é uma ótima técnica para manter a consciência plena, a calma e a paz de espírito. Basta deitar-se confortavelmente e, enquanto inspira e expira, sinta o movimento inflando os músculos do peito ou da barriga e  a liberação do ar. A ideia é perceber as sensações.

  1. Em caso de distração, volte imediatamente a atenção para a respiração

Caso surjam pensamentos ou preocupações irrelevantes para o momento, tente redirecionar o foco para os movimentos e sensações da sua respiração. É de suma importância que você tenha paciência consigo, pois essas dispersões são normais e fazem parte da prática. Independente de quantas vezes precise fazer isso, sempre volte sua atenção para a respiração.

Conheça a CPAPS!

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

Sono e coronavírus: qual a relação?

Por que temos pesadelos e qual a relação com a apneia do sono?

4 bons hábitos que ajudam a melhorar seu sono

Apneia do sono e ansiedade: qual a relação?

 

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *