O ronco é um ruído gerado pelo estreitamento entre o espaço entre os músculos da faringe e uma maior resistência ao fluxo de ar. De acordo com a Associação Brasileira do Sono, a incidência de ronco é maior entre homens e mulheres acima dos 60 anos, porém, também pode incidir entre adultos com idades entre 45 e 59 anos – sendo 24% dos homens nessa faixa etária e 18% das mulheres. Assim, surgem no mercado inúmeros produtos que prometem eliminar o ronco, como o aparelho para ronco. Contudo, será que eles funcionam mesmo? Qual é a melhor solução para o tratamento do ronco? A CPAPS responde!
Quando roncar pode ser um problema?
Por ser um ruído gerado por estreitamento que ocasiona em uma obstrução parcial da via aérea, é importante ter em mente que o ronco não é totalmente normal – apesar de ter sido normalizado. O ato de roncar é comum e acomete cerca de 40% da população adulta (homens e mulheres), como indica a Associação Brasileira do Sono.
Stop Ronco e Faixa Anti Ronco
O Stop Ronco é um aparelho para ronco de silicone que promete impedir a obstrução da passagem do ar, causadora do ronco e apneia, e foi desenvolvido para manter a posição do maxilar correta. Já a Faixa Anti Ronco age fazendo uma leve pressão na mandíbula para manter a boca fechada e, assim, haverá menos riscos do ronco ocorrer.
Dilatador nasal
Os dilatadores ou clipes nasais são aparelhos que aumentam a capacidade do usuário de respirar pelo nariz, o que pode diminuir ou até evitar o ronco.
No entanto, é importante lembrar que todas essas soluções são paliativas para o tratamento do sono. Isso significa que elas podem ajudar, mas não solucionam o problema de quem sofre com o distúrbio.
Se a causa do ruído for a apneia do sono, por exemplo, esses aparelhos para ronco vão eliminá-lo, mas não evitarão as paradas respiratórias, podendo inclusive agravar os riscos à saúde.
Então, qual é o aparelho para ronco ideal?
Para tratar o ronco, o primeiro passo é buscar um médico do sono. Ele será responsável por identificar as causas e como o problema está afetando a sua saúde.
Aqui, na CPAP, o aparelho para ronco utilizado nas terapias impede que as vias aéreas sejam obstruídas ao enviar fluxo de ar positivo constante. Logo, a terapia com CPAP é a mais indicada para o tratamento do ronco!
É como explica o nosso fisioterapeuta, Clêdisson Souza: “A diferença entre o CPAP e os outros dispositivos anti ronco é que trata a causa do problema. O aparelho fornece um fluxo de ar em uma pressão adequada para cada pessoa, a fim de manter a via aérea aberta durante o sono, tornando a respiração mais regular e inibindo o ronco”.
Conheça a CPAPS
Aqui em nosso blog, você fica por dentro de diversos temas interessantes relacionados à saúde, autocuidado, respiração, apneia do sono, qualidade do sono e hábitos saudáveis. E todos os nossos conteúdos sempre estão recheados de muitas dicas para você. Clique aqui, acesse a página principal do nosso blog e leia mais sobre saúde!
Referências: Clêdisson Souza – fisioterapeuta – CREFITO – 246452/ES, Associação Brasileira de Sono.
Deixe um comentário