Já ouviu falar em Respiração de Cheyne-Stokes? Essa síndrome é um distúrbio do sono em que a respiração assume um padrão irregular durante toda a noite, alternando entre episódios de apneia do sono e movimentos acelerados e profundos. Continue lendo, entenda mais e saiba como tratar!
O que é Respiração de Cheyne-Stokes?
Também conhecida como respiração periódica, a Respiração de Cheyne-Stokes é caracterizada por respirações irregulares que se alternam entre crescentes e decrescentes. O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Clêdisson Souza, explica que a síndrome impacta de forma negativa os níveis de oxigênio no sangue, afetando a saúde.
“Na prática, é quando a respiração do indivíduo alterna entre movimentos bem leves e outros muito profundos e rápidos. Os períodos leves, caracterizados como apneias, fazem com que o corpo emita sinais para que a pessoa acorde e consiga respirar novamente. Esse ciclo pode acontecer muitas vezes durante a noite e, inclusive, trazer problemas ao coração”, explica.
Como tratar?
Um dos métodos mais eficazes para o tratamento da Respiração de Cheyne-Stokes é o uso de BiPAP, um aparelho binível que gera fluxo em duas pressões: a de inalação (IPAP), normalmente mais elevada, e a de exalação (EPAP), mais baixa para facilitar a expiração.
Em nossa loja online, você encontra um dos aparelhos mais indicados em casos de Respiração de Cheyne-Stokes: o BiPAP AutoSV Advanced System One 60 Series, da Philips Respironics, que foi projetado com alta tecnologia para oferecer suporte ventilatório não-invasivo para o tratamento de pacientes com padrões de respiração complicados.
O aparelho conta com o sistema de Controle de Resistência System One, que faz com que a máquina alcance a pressão ideal, independente do tipo de máscara usada. Além disso, o dispositivo possui o sistema Encore Pro, que gera a coleta de informações vitais do paciente e relatórios de dados.
Continue acompanhando o blog da CPAPS e garanta um tratamento com muito mais informações!
Fonte: Clêdisson Souza – fisioterapeuta – CREFITO – 246452/ES
Deixe um comentário