Apneia do sono em bebês: como identificar e tratar

Para os papais e mamães que têm bebê em casa é importante saber que a apneia do sono é uma doença que, apesar de ser mais comum em adultos, pode afetar os recém-nascidos, principalmente, os prematuros ou aqueles que nasceram com baixo peso. A apneia do sono em bebês acontece quando a criança deixa de respirar momentaneamente enquanto está dormindo, o que leva à diminuição da quantidade de oxigênio no sangue e no cérebro.

Neste post, listamos os sintomas da apneia do sono em bebês. Caso você identifique em seu filho algum dos sinais apontados, é fundamental que informe ao pediatra para que, assim, sejam realizados exames capazes de verificar a causa e iniciar o tratamento adequado.

Veja também: 3 dicas para fazer seu bebê dormir bem

Quais os sintomas da apneia do sono em bebês? 

  • O bebê para de respirar por alguns segundos durante o sono;
  • Os batimentos cardíacos diminuem consideravelmente;
  • As pontas dos dedos e os lábios do bebê ficam arroxeados;
  • O bebê pode ficar muito fraco e apático.

O fisioterapeuta e especialista CPAPS, Eduardo Partata, ressalta que pequenas paradas da respiração não costumam causar danos à saúde do bebê e podem até ser consideradas normais. No entanto, caso a criança fique sem respirar por mais de 20 segundos ou se essas paradas respiratórias forem frequentes, deve-se levar o bebê ao pediatra.

Como tratar a apneia do sono em bebês?

Quando não tratada, a apneia do sono em bebês gera inúmeros problemas para a criança, como danos cerebrais, retardo no desenvolvimento e hipertensão pulmonar. Além disso, a apneia do sono em bebês pode comprometer (e muito!) o crescimento. “Como as paradas respiratórias impedem de ter uma noite de sono reparadora, o hormônio do crescimento tem sua produção diminuída, uma vez que este é produzido enquanto a criança dorme”, explica o especialista.

Mas, afinal, como funciona o tratamento da apneia do sono em bebês? Antes de responder, é importante entender que tudo vai depender do que, de fato, está causando as paradas da respiração. No entanto, é possível tratar a apneia do sono em bebês com medicamentos como a teofilina, que estimula a respiração ou por meio de cirurgia como a retirada das amígdalas e adenoides. Esse último caso, porém, só é indicado quando a apneia é causada devido ao aumento dessas estruturas.

Conheça a CPAPS!

Aqui no blog da CPAPS, você encontra tudo sobre sono. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

Como conciliar o sono do bebê com o da mãe

Oxímetro de pulso pode salvar a vida de bebês

Fases do sono: conheça a importância de cada uma delas

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

Comentários

  1. Avatar de Laiane Oliveira
    Laiane Oliveira

    Minha filha tá tendo tudo isso aí também tá com a garganta inflamada como eu posso fazer pra ela melhorar principalmente a noite

    1. Avatar de CPAPS

      Olá Lainae, boa tarde!

      É fundamental que informe ao pediatra para que, assim, sejam realizados exames capazes de verificar a causa e iniciar o tratamento adequado aos sintomas que ela vem apresentando.

  2. Avatar de Julicleide
    Julicleide

    Meu bebê tá tendo esses sintomas ele tem 8 meses é muito desesperador

  3. Avatar de Nádia
    Nádia

    Meu bebê de 9 meses tá tendo essas paradas respiratórias enquanto dorme e realmente é desesperador, ja fomos inumeras vezes ao pronto socorro, mas os médicos falam que está tudo normal, sendo que pra dar alguma alteração ele terá q estar dormindo. Estou esperando o resultado de um exame chamado polissonografia para identificar se a causa é apnéia do sono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *