A influência da apneia do sono na memória

Apneia do sono pode afetar a memória, além de prejudicar a capacidade de tomar decisões. O sono é essencial para o funcionamento da memória. A privação do sono, causada por distúrbios como a apneia do sono, afeta o descanso pleno do corpo e, principalmente, da mente. É durante o sono que o nosso cérebro faz o processo de eliminar o excesso de informações armazenadas, possibilitando o descanso. Neste post, você entenderá mais sobre a relação entre a apneia do sono e a memória. Continue lendo!

Apneia do sono e memória: entenda a relação

A apneia do sono pode influenciar – e muito – a memória, pois o distúrbio faz com que a pessoa acorde várias vezes durante uma noite e não chegue na fase conhecida como REM (em Português, Movimento Rápido dos Olhos), que abrange 20% da noite de sono e é responsável pelos sonhos e pela consolidação do aprendizado e da memória.

“As noites mal dormidas têm diversas consequências para o indivíduo, como a sonolência diurna e a indisposição. Além disso, quem não consegue chegar a fase REM pode ter a memória comprometida, passando a apresentar sintomas como esquecimento de compromissos, tarefas diárias e até a cronologia dos acontecimentos”, explica o fisioterapeuta da CPAPS, Eduardo Barbosa.

Como a apneia do sono afeta a memória

sono-memoria

A privação do sono causada pela apneia do sono influencia diretamente no hipocampo, uma parte do cérebro que é responsável pela memória por armazenar as informações, e tem relação com as emoções também.

As pessoas que tem apneia do sono passam menos tempo no estágio REM do sono. Exatamente no momento em que o hipocampo decodifica as memórias episódicas, ou seja, seleciona as informações mais importantes, como os compromissos e atividades, e descarta detalhes insignificantes, como cores e objetos dos lugares onde passou, pessoas que cumprimentou no caminho para o trabalho, por exemplo.

Consequentemente, quem não faz o tratamento para apneia do sono, pode ter dificuldade de armazenar informações básicas. Afinal, inconscientemente, o cérebro não descansa o suficiente para fazer a consolidação da memória.

Algumas teorias garantem que o sono profundo é responsável pela consolidação da memória. Pois os efeitos do sono profundo ao cérebro, permitem que as informações sejam transferidas do hipocampo para o nercotéx, onde as memórias ficam armazenadas a longo prazo.

Como fazer o tratamento para apneia do sono?

O primeiro passo é identificar se você realmente possui apneia do sono: diante dos sintomas. Você também pode fazer o teste do sono, para saber se tem apneia do sono ou não. Além disso, procure um médico especialista e faça um exame de polissonografia, que identifica possíveis alterações no sono. Atualmente, o método mais utilizado para o tratamento da apneia do sono é o CPAP, um aparelho responsável por fornecer fluxo de ar positivo constante ao paciente. Clique aqui e saiba mais sobre os benefícios do dispositivo!

Conheça a CPAPS!

Em nossa loja online, você encontra as melhores opções para o tratamento da apneia do sono. Além disso, nós temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: em caso de dúvidas, entre em contato pelo whatsapp no (27) 3045-0605.

Separamos outros conteúdos que podem te interessar:

Apneia do sono: você sabe como iniciar o tratamento?

Sono reparador: como está a qualidade do seu descanso?

5 motivos para você se preocupar com a qualidade do seu sono

Fonte: Eduardo Barbosa – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *