Se você já pesquisou um pouco sobre a apneia do sono, certamente já deve ter ouvido falar das graves consequências à saúde, não é mesmo? Pois é, o desenvolvimento da demência é um desses malefícios trazidos pela apneia. Então, continue lendo e entenda melhor como isso acontece!
Apneia do sono x demência: há relação?
Sim! Principalmente, quando falamos de pessoas do sexo feminino. Prova disso foi o resultado de pesquisa publicada na revista “American Medical Association”, que apontou para o fato de que as mulheres com apneia do sono possuem o dobro de chances de serem acometidas por demência.
O estudo foi desenvolvido pela Universidade da Califórnia, nos EUA, e foi realizado através de uma análise, feita em cinco anos, de 298 voluntárias diagnosticadas com apneia do sono, porém sem sinal de demência.
Apneia do sono também pode ser relacionada ao Alzhaimer!
Outros estudos sobre as consequências da apneia do sono também apontaram que o distúrbio também tem ligação com o Alzhaimer. De acordo com estudo publicado no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, apneia do sono pode ser associada ao aumento dos biomarcadores para a beta amiloide (Ab), compostos de aminoácidos que são ligadas às causas da doença de Alzhaimer, e que levam ao declínio cognitivo das pessoas em risco.
Segundo os resultados divulgados, o distúrbio do sono aumenta a carga amiloide no corpo nos estágios iniciais da doença. Para chegar a esse resultado, os pesquisadores verificaram a quantidade de Ab no corpo dos voluntários e compararam com a gravidade da apneia do sono.
O CPAP pode ajudar nesses casos?
O CPAP é um equipamento para tratamento da apneia do sono, tipo obstrutiva. Se a pessoa foi diagnosticada com apneia do sono, com orientação médica, é possível utilizar o CPAP e evitar o avanço do distúrbio, e outras doenças que podem estar em consequência da privação do sono.
Se você acompanha o blog CPAPS, já sabe como o CPAP pode ser eficaz no tratamento da apneia do sono. No que diz respeito à prevenção de doenças como o Alzhaimer, o aparelho também pode ajudar! Ao tratar da apneia do sono, ele reduz a carga amiloide do paciente, prevenindo o agravamento da doença.
Se desconfia que você, algum familiar ou amigo tenha apneia do sono, algum distúrbio que atrapalhe o sono, é hora de buscar um especialista e um tratamento. Para saber mais sobre o distúrbio, clique aqui e confira!

Deixe um comentário