Apneia do sono x tireoide: qual a relação?

A apneia do sono também afeta a tireoide, sabia? A glândula, localizada na região da garganta, é responsável pela produção de hormônios e se desordena com o distúrbio do sono, alterando o funcionamento do corpo. A apneia do sono e a tireoide também se relacionam devi, já que o hipotireoidismo é um fator de risco para o distúrbio do sono. Neste post, nós vamos te explicar um pouco sobre como isso acontece. Veja!

Controle hormonal x apneia do sono

Apneia e qualidade de sono não combinam, e aí que está o perigo! Quando falamos da esfera hormonal do corpo, vemos grandes interferências do distúrbio do sono no funcionamento do organismo e o metabolismo.

A cada noite mal dormida, uma pessoa deixa de produzir de maneira ideal a leptina, hormônio responsável por controlar a saciedade. Sem contar que a apneia do sono também atrapalha a produção do GH, o hormônio de crescimento.

A substância também é importante para adultos e induz a produção de massa muscular, por exemplo. Quando o GH está em níveis menores do que o indicado, é comum que a pessoa sinta fraqueza, apresente um aumento de gordura abdominal, além de sofrer com deficiência de outros hormônios.

apneia-tireoide

Hipotireoidismo causa apneia do sono?

Cansaço, ronco, dificuldade de concentração, diminuição no libido. Sintomas muito comuns e também identificados na apneia do sono, mas acredite: eles também são do hipotireoidismo.

Além disso, ao mesmo tempo em que pacientes com apneia do sono estão no grupo de risco de ter hipotireoidismo, pessoas com a doença na tireoide têm mais chances de desenvolver o distúrbio do sono.

Estudos mostram que entre 25 e 100% dos pacientes com hipotireoidismo apresentam apneia, enquanto na direção contrária, apenas a faixa de 1 a 3% das pessoas com apneia do sono desenvolveram hipotireoidismo. Isso acontece porque pacientes com hipotireoidismo geralmente apresentam acúmulo do ácido hialurônico, presente nos tecidos do corpo. Essa concentração da substância no corpo une-se com a água em nosso organismo e com o depósito de proteínas.

Como resultado, há uma hipertrofia na língua, pescoço e das paredes faringolaríngeas, o que ocasiona a obstrução das vias aéreas superiores, a apneia obstrutiva do sono.

 

O que é hipotireoidismo?

Essa é uma doença no qual a tireoide fica incapaz de produzir os hormônios que regulam o metabolismo.

Viu como é importante estar atento à saúde? Continue acompanhando o blog da CPAPS!

Comentários

  1. Avatar de ARETA FRANKLIN LIMA
    ARETA FRANKLIN LIMA

    Como posso tratar os módulos na tireóide? Acho que eles que estejam provocando ronco

    1. Avatar de Júlia

      Olá Areta, como vai?

      Seria de suma importância buscar um profissional especializado em sono, afim de realizar o exame de polissonografia para identificar qual distúrbio do sono possui e quais são os melhores métodos para o tratamento.

  2. Avatar de Edna Aparecida Pereira Donzelli
    Edna Aparecida Pereira Donzelli

    Mesmo tomando remédio pra dormir a ocordo sufocando,já faço tratamento para hipotireoidismo. Será apneia?

    1. Avatar de Júlia

      Olá Edna, como vai?

      Para descobrir qual distúrbio do sono possui, é importante buscar um profissional ou clínica especializada em sono, para realizar o exame de polissonografia.

  3. Avatar de evaristo Mezavilla
    evaristo Mezavilla

    Tenho hipoapneia, comprovado pela polissonografia. Qual seria o melhor Tratamento? Será que tenho o problema devido a hipotiroidismo, ou vice versa?
    Grato!

    1. Avatar de Júlia

      Olá Evaristo, como vai?

      O CPAP é o tratamento mais comum para a apneia e hipoapneia do sono Seu funcionamento consiste no uso da pressão positiva e contínua nas vias respiratórias. Dessa forma, ele se assemelha a um compressor de ar, que fornece fluxo de ar ao paciente por meio de um sistema de máscara.
      A melhora da qualidade do sono, do desempenho no trabalho, do humor e maior disposição estão entre os benefícios do uso do CPAP. É importante que ao comprar o aparelho, o paciente seja bem orientado.

  4. Avatar de Ana Maria Rodrigues
    Ana Maria Rodrigues

    A minha garganta esta Gorda te a ver com a apneia do sono.

  5. Avatar de Roziane Gonçalves
    Roziane Gonçalves

    Minha irmã tem tireoide. Ela dorme bem, mas faz um barulho muito alto, não sei se é respiração ou ronco. O que fazer?

  6. Avatar de Gomes
    Gomes

    Olá, meu esposo está com tosse seca, tem tido engasgo e dificuldade de respirar e síncope. Ele tem sobrepeso e diabetes. Será que esses sintomas estão associados a tireoide?

    1. Avatar de Júlia

      Olá Edilaine, bom dia! Tudo bem? Agradecemos pelo contato. Depende bastante o que pode estar ocasionando este desconforto. A maneira mais indicada para solucionar o problema é procurar uma recomendação médica. Podem se realizados exames para identificar quais as causas e se a apneia do sono está atrelada ao problema. Permanecemos à disposição!

  7. Avatar de Elisabeth Almeida
    Elisabeth Almeida

    Olá. Minha dúvida é se o aparelho cpap prejudica a tireoide, devido ao ar que entra pela traqueia.

    Tenho um nódulo pequeno em cada lado na tireoide,faço acompanhamento há uns 7 anos.
    Descobri há 2 anos que tenho apnéia obstrutiva, hoje moderada. Faço uso do aparelho CPAP. Por favor se possível,
    Obrigada

    1. Avatar de Maria Eduarda Poletti
      Maria Eduarda Poletti

      Olá Elisabeth, como vai?

      Não há evidências científicas que o uso de um aparelho CPAP possa prejudicar diretamente a tireoide. O CPAP é um tratamento comum para distúrbios respiratórios do sono, como a apneia obstrutiva do sono, e funciona fornecendo uma pressão positiva contínua de ar para manter as vias aéreas abertas durante o sono.

      A função da tireoide é regular o metabolismo do corpo e não está diretamente relacionada ao ar que entra pela traqueia. No entanto, é importante mencionar que algumas condições de saúde, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo, podem estar associadas a distúrbios do sono, incluindo a apneia do sono. Nesses casos, é importante que você discuta suas preocupações com um médico especialista, como um endocrinologista, que poderá avaliar sua condição da tireoide e fornecer orientações adequadas.

      Cada pessoa é única e pode ter necessidades de tratamento específicas. Portanto, é sempre recomendado consultar um profissional de saúde para obter informações personalizadas e esclarecer suas dúvidas sobre o uso do CPAP e sua relação com a tireoide. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *