A apneia do sono também afeta a tireoide, sabia? A glândula, localizada na região da garganta, é responsável pela produção de hormônios e se desordena com o distúrbio do sono, alterando o funcionamento do corpo. A apneia do sono e a tireoide também se relacionam devi, já que o hipotireoidismo é um fator de risco para o distúrbio do sono. Neste post, nós vamos te explicar um pouco sobre como isso acontece. Veja!
Controle hormonal x apneia do sono
Apneia e qualidade de sono não combinam, e aí que está o perigo! Quando falamos da esfera hormonal do corpo, vemos grandes interferências do distúrbio do sono no funcionamento do organismo e o metabolismo.
A cada noite mal dormida, uma pessoa deixa de produzir de maneira ideal a leptina, hormônio responsável por controlar a saciedade. Sem contar que a apneia do sono também atrapalha a produção do GH, o hormônio de crescimento.
A substância também é importante para adultos e induz a produção de massa muscular, por exemplo. Quando o GH está em níveis menores do que o indicado, é comum que a pessoa sinta fraqueza, apresente um aumento de gordura abdominal, além de sofrer com deficiência de outros hormônios.
Hipotireoidismo causa apneia do sono?
Cansaço, ronco, dificuldade de concentração, diminuição no libido. Sintomas muito comuns e também identificados na apneia do sono, mas acredite: eles também são do hipotireoidismo.
Além disso, ao mesmo tempo em que pacientes com apneia do sono estão no grupo de risco de ter hipotireoidismo, pessoas com a doença na tireoide têm mais chances de desenvolver o distúrbio do sono.
Estudos mostram que entre 25 e 100% dos pacientes com hipotireoidismo apresentam apneia, enquanto na direção contrária, apenas a faixa de 1 a 3% das pessoas com apneia do sono desenvolveram hipotireoidismo. Isso acontece porque pacientes com hipotireoidismo geralmente apresentam acúmulo do ácido hialurônico, presente nos tecidos do corpo. Essa concentração da substância no corpo une-se com a água em nosso organismo e com o depósito de proteínas.
Como resultado, há uma hipertrofia na língua, pescoço e das paredes faringolaríngeas, o que ocasiona a obstrução das vias aéreas superiores, a apneia obstrutiva do sono.
O que é hipotireoidismo?
Essa é uma doença no qual a tireoide fica incapaz de produzir os hormônios que regulam o metabolismo.
Viu como é importante estar atento à saúde? Continue acompanhando o blog da CPAPS!

Deixe um comentário