Conheça os benefícios da dança para a saúde respiratória

Ballet, jazz, hip hop, contemporânea, forró, zumba: independente das modalidades, estilos e ritmos, a dança com certeza é uma prática que conquista muitas pessoas ao redor do mundo. Geralmente, é muito procurada como um exercício para o desenvolvimento de consciência corporal e, claro, melhora do condicionamento físico. Contudo, esses não são os únicos benefícios da dança para a saúde.

Além disso, há pesquisas científicas que defendem que o movimento do corpo movido pelo ritmo de uma música é uma forma de prevenção de doenças, também promovendo uma melhora no quadro clínico de alguns pacientes já acometidos por algum problema de saúde. Dessa forma, entendemos que a prática da dança vai muito além do condicionamento físico.

Neste post, trouxemos diversas informações interessantes sobre os benefícios da dança para a saúde. Contamos melhor como ela pode ser um exercício físico para a melhoria da sua saúde respiratória, saúde física e saúde mental. Fora isso, contamos para quais pessoas a dança pode ser uma boa opção. Continue a leitura e fique por dentro de tudo isso agora mesmo!

5 benefícios da dança para a saúde física e mental

Como dissemos acima, a dança vai muito além da melhora do condicionamento físico e perda de peso. Ela promove melhora em diversos aspectos da saúde de uma pessoa. Por isso, essa prática de exercício deve ser valorizada e estimulada. A seguir, contamos melhor sobre 5 benefícios da dança para a saúde do corpo e da mente. Confira agora mesmo!

+ Natação ajuda a melhorar a sua apneia do sono? Entenda!

1. Estimula a sua memória

Segundo especialistas em saúde, os movimentos que são realizados durante a prática da dança promovem uma série de vantagens para o cérebro. A alternação dos movimentos físicos impacta o hipocampo de forma positiva – sendo ele a área do cérebro responsável pelo armazenamento das memórias. No caso de idosos, por exemplo, a dança é um forte estimulante da função cognitiva.

Isso ocorre porque a necessidade de decorar uma coreografia, ou até mesmo a mais simples sequência de passos durante uma aula, ajuda a trabalhar e estimular a memória. Fora isso, vale lembrar que algumas modalidades da prática ajudam a promover mais concentração e coordenação motora, como é o caso da dança de salão. Além disso, a prática atua no aprimoramento do equilíbrio.

2. Ajuda a reduzir o estresse

A dança pode ser considerada uma grande válvula de escape para o estresse do dia a dia. Dessa forma, muitas pessoas podem se beneficiar da prática desse exercício. Isso acontece porque a dança é uma atividade divertida e ao mesmo tempo complexa, o que pede foco na sua realização, te ajudando a colocar o estresse do dia a da de lado, te ajudando a relaxar após um dia complicado e a dormir melhor, por aliviar o seu estresse.

3. Atua no combate à depressão

Ao começar a praticar a dança rotineiramente, conforme afirmado por especialistas em saúde, pode-se observar uma melhora na autoestima e sensação de bem-estar. Contudo, não para por aí: os movimentos praticados durante uma aula de dança também podem ser grandes aliados no combate à depressão.

+ A apneia afeta a saúde mental e pode causar a depressão

Isso ocorre porque durante a prática deste exercício especificamente há uma liberação de neurotransmissores relacionados ao bem-estar, prazer e motivação. Além disso, geralmente as aulas de dança são realizadas com grupos pequenos/médios, o que leva a pessoa a socializar com os colegas de aula – uma boa forma de combate e prevenção contra o transtorno depressivo.

benefícios da dança
Dança ajuda no combate à depressão, diminuição do estresse e estímulo da memória.

4. Tonifica os músculos e favorece a perda de peso

Por ser uma atividade aeróbica que permite a queima de até 600 calorias por hora, a dança pode ser uma grande aliada daqueles que buscam perder algum peso. Vale lembrar que, por ser uma atividade física considerada divertida, há maiores chances de se sentir estimulado a manter a periodicidade das aulas – caso a dança seja algo do qual você goste, claro.

Além disso, a dança também ajuda a tonificar a musculatura. Por exigir movimentação constante, alternância entre os ritmos da música e controle do corpo para a realização dos passos, isso acaba garantindo um tônus muscular melhor trabalhado. Outro ponto interessante é a promoção da conscientização corporal e coordenação motora, que são beneficiados pela prática da dança.

5. Melhora a saúde respiratória e cardíaca

Por trás de toda coreografia apresentada pela dança há um grande esforço do nosso corpo. Durante a prática, é exigido muito do sistema cardíaco e respiratório. Isso ocorre porque durante uma dança há muitas variações de ritmos, gestos motores e movimentos (variando de intensidade). Assim, há uma elevação do ritmo cardíaco e ventilação pulmonar – o que promove o desenvolvimento deles.

+ Esporte e saúde respiratória: entenda como se relacionam

Quem não pode praticar dança

A dança é para todos! Independentemente da idade, a dança é uma prática indicada para praticamente qualquer pessoa. Contudo, é necessário entender seus limites durante a coreografia. Evite passar do seu limite constantemente, dê atenção à sua respiração e ritmo cardíaco e pratique a dança até onde o seu corpo permitir.

Saiba tudo sobre saúde no Blog CPAPS

Aqui no Blog CPAPS, falamos sempre sobre diversos assuntos relacionados a qualidade de vida, cuidados com a saúde física e mental, sono saudável e, claro, saúde respiratória. Nossos conteúdos são publicados periodicamente, sempre com dicas incríveis que vão te ajudar a potencializar seus cuidados com a saúde. Clique aqui e continue acompanhando os nossos artigos!

Comentários

  1. Avatar de Raquel Jordão

    Realmente a dança ela eleva a saúde em outro nível, e sem esquecer que a alegria que envolve música aliada aos seus movimentos fazem as pessoas se sentirem em outro mundo, esquecendo até mesmo dos problemas de seus dias e até elevando o conhecimento de si mesmas. Perfeito o POST. Optchá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *