Ciclismo: como esse exercício fortalece a saúde respiratória

Praticar exercícios físicos é uma ótima maneira de manter a boa forma do corpo, cuidar melhor do bem-estar e, claro, potencializar a sua saúde. E um bom exemplo de atividade benéfica para o seu autocuidado é o ciclismo, que potencializa a sua qualidade de vida, melhora a saúde emocional e também ajuda na manutenção da saúde respiratória.

Neste post, explicamos melhor a relação entre a prática do ciclismo e a sua saúde respiratória. Além disso, trouxemos alertas interessantes para as pessoas que possuem algum problema respiratório e decidem praticar essa atividade física. Continue a leitura e fique por dentro de tudo sobre o assunto agora mesmo!

Ciclismo e saúde respiratória: entenda a relação

Exercícios aeróbicos no geral sempre são uma ótima forma de cuidar da saúde, e o ciclismo não foge à regra. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, pacientes acometidos com doenças respiratórias podem praticar a atividade. Contudo, é importante que busquem um especialista e sigam a orientação médica na hora de praticar o exercício.

Segundo um especialista em saúde, a prática do ciclismo promove o trabalho conjunto dos dois pulmões, o que ajuda no fortalecimento respiratório. O exercício faz com que o pulmão se expanda mais devido a ventilação, o que, quando praticado regularmente, ajuda a respirar melhor. Além disso, o exercício leva ao movimento de diversos membros e músculos do corpo.

Em adição a isso, outro especialista afirma que a prática de ciclismo com um tempo superior a 30 minutos melhora a capacidade cardiorrespiratória. Isso resulta numa melhor absorção do oxigênio pelo corpo e também promove o desenvolvimento do músculo cardíaco – ajudando numa maior queima calórica. Dessa forma, o ciclismo ajuda a prevenir problemas cardíacos e respiratórios.

Leia também:

+ Esporte e saúde respiratória: entenda como se relacionam

+ Natação ajuda a melhorar a sua apneia do sono? Entenda!

+ Perder peso vai ajudar no tratamento da apneia do sono?

Cuidados com a prática do ciclismo

Embora saibamos que a prática do exercício é muito benéfica para o fortalecimento da saúde respiratória, alguns cuidados são necessários ao aderir ao ciclismo como atividade regular. Conforme afirmado por especialistas em saúde, pessoas que sofrem com alguma doença respiratória precisam ter cautela ao começarem a prática.

Em pessoas que sofrem com essas doenças, a prática de exercícios aeróbicos pode levar a uma sobrecarga respiratória. Contudo, vale lembrar que isso não significa que essas pessoas não possam praticar os exercícios – apenas é válido ter cautela ao iniciar uma rotina, principalmente após muito tempo sem se exercitar.

Portanto, ao decidir começar a praticar exercícios aeróbicos, como o ciclismo, é preciso que você converse com seu médico. Ele poderá te ajudar a desenvolver um plano de exercícios que te ajudará a potencializar a sua saúde respiratória e, ao mesmo tempo, respeitará os seus limites. Dessa forma, poderá cuidar melhor da saúde.

Outros exercícios que você pode praticar

  • Caminhada;
  • Corrida (com supervisão e aval do médico);
  • Academia;
  • Crossfit;
  • Dança;
  • Natação;
  • Demais atividades aeróbicas.

Leia também:

+ 10 dicas para renovar sua saúde respiratória ainda este ano

+ Não praticar exercícios físicos pode dobrar o risco de morte

+ Oxímetro de pulso de dedo: aliado na prática de esportes

Saiba tudo sobre saúde na CPAPS

Aqui em nosso blog, você poderá se inteirar de diversas informações interessantes relacionadas a autocuidado, saúde física, emocional e saúde respiratória. Além disso, sempre falamos sobre cuidados com o sono e estilo de vida saudável. Tudo isso em artigos publicados periodicamente. Clique aqui e confira mais matérias sobre saúde agora mesmo!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *