Como ter conforto usando CPAP

Ao ser diagnosticado com apneia do sono, a primeira preocupação do paciente é com a adaptação ao tratamento, que é feito por tempo indeterminado. Isso faz com que muitas pessoas fiquem inseguras e negativas quanto ao uso do novo dispositivo.

Geralmente, o primeiro contato com o aparelho acontece através do fornecedor. Assim, além de ter a oportunidade de conhecer melhor o tratamento e os produtos, é possível esclarecer muitas dúvidas sobre a terapia do sono. Inicialmente, é natural ter resistência ao uso do aparelho e enfrentar dilemas do tipo: como ter conforto usando um dispositivo para dormir.

Por isso gostaríamos de compartilhar algumas dicas que obtemos no decorrer do tempo, através da experiência de muitos usuários, e que comprovam que é possível, sim, ter conforto durante o sono com o CPAP, e aproveitar melhor cada minuto de descanso.

Ajuste a sua máscara

O ajuste da máscara é um fator importante para manter o conforto do tratamento. Usar uma máscara com ajuste inadequado ou desalinhado pode afetar a vedação e principalmente o bem-estar, além de influenciar na integridade do tratamento com CPAP.

ajuste-sua-mascara

Cada modelo de máscara possui um guia de ajuste no manual, que deve ser seguido tanto para o bem-estar do usuário quanto para aumentar a durabilidade do acessório, uma vez que o uso sem o ajuste adequado pode causar danos ao equipamento como rasgar a almofada de silicone, por exemplo.

Acomode o tubo/traqueia

O tubo é um acessório que pode incomodar durante a noite, principalmente se o usuário tiver o sono muito agitado, pois ele pode se envolver no paciente.

acomode-o-tubo

As máscaras possuem conectores giratórios de 360º, ou um tubo curto flexível, sendo assim, uma solução é passá-lo por trás do travesseiro, ou em cima da cabeceira da cama. Dessa forma, o paciente terá liberdade para se mover e o tubo não incomodará.

Use um travesseiro adequado

A posição na qual o usuário de CPAP se acomoda para dormir pode variar durante o sono, e isso acontece inconscientemente. Usar a máscara com um travesseiro comum, e deitar de lado, por exemplo, pode deslocá-la ou pressioná-la contra o rosto causando fuga de ar e desconforto, além de algumas vezes acordar com a face marcada devido à posição em que dormiu.

travesseiro-para-cpap

Atualmente existem travesseiros apropriados para usuários de CPAP, graças aos estudos constantes dessas necessidades. O travesseiro Multi – Máscaras da Perfetto, por exemplo, é um modelo que possui encaixe nas laterais, altura ideal para acomodar o pescoço e a cabeça, além de material viscoelástico, muito indicado por médicos e fisioterapeutas, devido ao alinhamento da coluna e melhor repouso do corpo.

Higienize os acessórios

A máscara e os acessórios, depois de algum tempo de uso, podem ficar com fortes odores, causar coriza, tosse e congestão nasal. Além disso, a almofada da máscara absorve a oleosidade e os resíduos da pele, o que afeta a vedação e o conforto durante o sono.

higienize-os-acessorios

Por isso, a almofada deve ser higienizada diariamente, e os demais acessórios como tubo, fixador e armação, podem ser limpos semanalmente.

Na CPAPS.com.br você encontra diversos produtos para o tratamento da apneia do sono, além de uma equipe de especialistas para te orientar via Chat Online ou por telefone, nos números 4007-2922 e 0800 601 9922.

Comentários

  1. Avatar de Kelly
    Kelly

    Tenho indicaçãoe diagnóstico para uso de CPAP, gostariademais informações.

    1. Avatar de Deise Müller

      Bom dia Kelly! Tudo bem?
      Um consultor enviará maiores informações para o seu e-mail.
      Tenha um ótimo dia!

  2. Avatar de Lucimar de Antoni Calixto
    Lucimar de Antoni Calixto

    Bom dia, o aparelho de CPAP deve ficar mais alto, na altura ou mais baixo que o paciente, o meu está acumulando água no cano, que chega a entupir a passagem de ar, ficando com a boca sêca.
    Obrigado pela atenção

    1. Avatar de Júlia

      Olá Lucimar, como vai? O que está ocorrendo é uma condensação de água no tubo, que é ocasionando quando há uma diferença da temperatura pelo ar do ambiente e o fluxo gerado pelo CPAP. Peço que realize os seguintes procedimentos. Caso o seu ambiente possua ar condicionado, indico aumentar a temperatura do mesmo, quanto mais gelado o ar de fora, mais condensação poderá ocorrer. Deixe o CPAP o mais próximo do chão, se possível deixá-lo no chão, assim a condensação da água retornará para o umidificador e não irá gerar esse barulho. Caso permaneça, ou não se sinta confortável em utilizar o CPAP no chão, a utilização de um tubo aquecido resolverá a situação. Para realizar a secagem do tubo, o indicado é que fique longe da luz solar, e antes de utiliza-lo na terapia respiratória. Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento no 0800 601 9922 e converse com um de nossos especialistas! Até logo!!😊😁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *