Por que você nunca deve compartilhar a máscara CPAP

Se você acompanha a CPAPS, sabe que sempre falamos sobre a importância de manter uma boa higienização completa de todo o kit anti ronco*. Desde o CPAP, ao tubo, filtro e máscara, uma boa limpeza é ideal para manter o bom funcionamento e garantir o sucesso do tratamento. No entanto, há quem pense que, por estar limpo, partes do equipamento podem ser utilizadas por alguém. Às vezes um familiar, amigo ou conhecido pode estar precisando de uma máscara… Então, o que fazer? 

Alguns posts atrás, comentamos sobre os riscos de comprar equipamentos e máscaras usadas. Não é difícil encontrar em diversos sites de compra e venda um CPAP ou acessório em perfeito estado, mas de segunda mão. E, se você é um paciente atento e preocupado com a sua saúde, sabe que essa é uma prática que deve ser evitada.

Por que não devo compartilhar minha máscara?

Ainda que você tenha a melhor das intenções ao compartilhar a máscara com alguém, é preciso entender que essa é uma prática anti-higiênica e tem inúmeros riscos. Com isso, emprestar a máscara não será bom nem para você, nem para a pessoa que precisa. 

Isso acontece porque, ao compartilhar a máscara, você pode acabar transmitindo uma série de germes e bactérias (que vivem no seu próprio organismo e podem ser inofensivas para você), mesmo que tenha feito uma higienização prévia. Afinal, nunca sabemos o que pode ser transmitido entre as mucosas. Especialmente com a pandemia da Covid-19, foi levantado com mais rigor a necessidade de não compartilhar itens de higiene ou que tenham contato direto com a boca, nariz e olhos. O mesmo vale na hora que a pessoa devolver a máscara. Não é possível garantir que a máscara estará em perfeito estado, completamente limpa, e que outros micro-organismos não estão presentes na superfície que vai diretamente ao rosto. 

+ Entenda como manter, de forma segura, o tratamento de apneia do sono durante a pandemia do coronavírus

Além disso, a máscara exige um ajuste de quem fará o uso. Para você, ela tem um formato adequado para seu rosto e cabeça. No entanto, ao emprestar para alguém, ela pode acabar cedendo por uma força realizada para encaixar na outra pessoa. 

Atualmente, existem dois tipos de máscaras no mercado: a nasal e a facial. A primeira, como o próprio nome diz, cobre apenas o nariz. A segunda, nariz e boca. Você pode conferir um conteúdo onde explicamos como escolher a sua máscara clicando aqui! Então, esse é um ponto que deve ser considerado. Cada pessoa em tratamento de apneia do sono necessita de uma atenção específica, e pode se adaptar melhor com uma máscara diferente. 

LEIA TAMBÉM

+ Confira dicas e produtos para evitar o ressecamento nasal pelo uso do CPAP

+ CPAP: Qual o custo-benefício no tratamento da apneia do sono?

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *