O concentrador de oxigênio é um grande aliado para quem sofre com doenças pulmonares ou distúrbios respiratórios e necessita de oxigenoterapia. Nesse post, a CPAPS explica mais sobre como usar esse dispositivo e tira outras dúvidas sobre o concentrador de oxigênio. Confira!
-
Siga as indicações do médico
O concentrador de oxigênio pode contribuir – e muito – para a vida de quem necessita de oxigenoterapia. É o caso de pessoas que sofrem com doenças respiratórias graves como enfisema pulmonar, fibrose cística, displasia broncopulmonar, asma crônica e insuficiência respiratória.
“O dispositivo é usado como fonte de oxigênio suplementar para pessoas que necessitem de oxigenação extra. O tratamento com o concentrador de oxigênio deve ser prescrito pelo médico que faz acompanhamento, que identificará a necessidade de cada paciente”, conta Eduardo Barbosa, fisioterapeuta e especialista da CPAPS.
-
Como usar o concentrador de oxigênio?
O dispositivo capta e filtra o oxigênio do meio ambiente, fazendo uma “purificação” antes de enviar o oxigênio ao usuário do concentrador de oxigênio. Mas alguns detalhes devem ser ajustados, administrados por um técnico ou fisioterapeuta especializado na área respiratória, além de ficar atento a quantidade de oxigênio e a conexão dos acessórios:
-
Quantidade de oxigênio: a quantidade é definida pelo médico, é uma medida em Litros/minuto. Esse ajuste é feito no fluxômetro, instalado exterior do aparelho.
-
Conectar acessórios: para usar o concentrador de oxigênio, você vai precisar de uma cânula nasal ou uma máscara de oxigênio. Para evitar ressecamento nasal, você pode adaptar o umidificador de oxigênio no seu concentrador. Se você for usar extensão, antes de encaixar a cânula, conecte a extensão no equipamento e a cânula na extensão.
-
Manutenção do concentrador de oxigênio
Os acessórios do concentrador de oxigênio precisam ser trocados periodicamente, para manter o conforto e o bom funcionamento no tratamento de doenças pulmonares. As peças como cânula, extensão e umidificador, são descartáveis, precisam ser trocados aos menos a cada 30 dias, ou quando apresentarem furos e obstruções.
O filtro de ar também precisa ser trocado, uma vez que o concentrador de oxigênio utiliza o ar ambiente para gerar a concentração. O período de troca dependerá da recomendação de cada modelo, entretanto, em sua maioria, os filtros de concentrador de oxigênio precisam ser trocados anualmente.
-
Tipos de concentrador de oxigênio
Há dois tipos de concentrador de oxigênio: estacionário e portátil. O primeiro é indicado para uso em ambiente hospitalar e domiciliar, pois, seu funcionamento depende de energia elétrica. Já o portátil é a opção ideal para quem necessita de oxigênio durante uma caminhada ou um jantar com a família, por exemplo. Ele funciona por meio de baterias, utilizando uma quantidade baixa de energia.
“Geralmente, o concentrador de oxigênio estacionário é utilizado por quem faz a oxigenoterapia durante o sono ou por pacientes que já possuem estágios mais avançados de alguma doença. Já o concentrador de oxigênio portátil é indicado para quem necessita de oxigênio complementar durante outros momentos do dia”, explica Eduardo Barbosa.
Aqui no blog da CPAPS, você descobre como higienizar o concentrador de oxigênio.
Conheça a CPAPS!
Em nossa loja online, você encontra os melhores concentradores de oxigênio para o seu tratamento. Caso tenha dúvidas, nós temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato conosco pelo whatsapp no (27) 3045-0605.
Fonte: Eduardo Barbosa – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
Deixe um comentário