O Outubro Rosa é muito mais do que uma campanha de conscientização; é um movimento mundial que destaca a importância do diagnóstico precoce e do cuidado com a saúde das mulheres. Quer saber como surgiu esse movimento e por que ele é tão essencial?
Continue lendo para descobrir tudo sobre essa campanha, a situação do câncer de mama no Brasil e como a CPAPS se envolve nessa luta. Boa leitura!
Leia também – Outubro rosa: mulheres têm mais chances de ter insônia
Como surgiu o Outubro Rosa?
O Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos na década de 1990, quando ações comunitárias passaram a chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Com atividades como corridas e iluminação de prédios em rosa, a campanha ganhou força e começou a espalhar-se pelo mundo. Hoje, o Outubro Rosa é um movimento global que promove a conscientização e oferece apoio a milhares de mulheres.
Leia também: Apneia em mulheres: roncar baixo também pode indicar distúrbio
Outubro Rosa no Brasil: o cenário atual e dados da doença
No Brasil, o Outubro Rosa tem uma importância especial, já que o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, à exceção do câncer de pele não melanoma.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam que para 2024, são estimados cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama. Esse cenário reforça a relevância do Outubro Rosa em lembrar sobre a importância do diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura e melhora a qualidade de vida das pacientes.
Leia também: Menopausa está ligada à aumento da apneia do sono
Como se prevenir: autoexame e outras medidas
A prevenção é uma das principais mensagens do Outubro Rosa. Realizar o autoexame é um passo essencial que deve ser feito uma vez ao mês, preferencialmente após o período menstrual.
Apalpe as mamas e as axilas com as pontas dos dedos e observe qualquer alteração nos seios, como nódulos, mudanças de cor, sensibilidade ou inchaço. Exames regulares como a mamografia também são indispensáveis, especialmente para mulheres com mais de 40 anos ou com histórico familiar de câncer de mama.
Adotar hábitos saudáveis, como uma boa alimentação, prática de exercícios, evitar o excesso de álcool, fumo e reduzir o estresse, são outras medidas que ajudam na prevenção.
Leia também: Medicamento para evitar o câncer do colo do útero
CPAPS e o Outubro Rosa: compromisso com a saúde e conscientização
A CPAPS apoia o Outubro Rosa promovendo campanhas de conscientização em nossos canais e oferecendo conteúdos informativos sobre cuidados com a saúde feminina. Incentivamos a prevenção e reforçamos nosso compromisso com a qualidade de vida e bem-estar. Durante este mês, estamos ao lado de todas as mulheres, incentivando ações que fazem a diferença na luta contra o câncer de mama.
Viva melhor com a CPAPS!
Agora que você já sabe tudo sobre a campanha Outubro Rosa, o que acha de descobrir novas maneiras de cuidar da sua saúde todos os dias? A CPAPS é referência no tratamento da apneia do sono e tem um blog com dicas diárias para cuidar do seu bem-estar como um todo!
Tenha acesso a conteúdos exclusivos, que trazem novidades e tendências relevantes sobre qualidade do sono e qualidade de vida! Conheça as principais notícias do nosso blog para se atualizar!
Aproveite alguns conteúdos que podem ser do seu interesse!
Saúde mental afeta a qualidade do sono e causa insônia
Homeopatia para insônia: 5 dicas para dormir melhor
Fontes: INCA
Deixe um comentário