Cuidados com a saúde no outono: entenda melhor

Sempre que passamos por alguma mudança de estação, é importante que façamos algumas alterações nas formas como cuidamos da nossa saúde. Isso porque o novo clima pode afetar muito o nosso corpo e especialmente a nossa saúde respiratória. E, já que este mês passamos por mais uma troca de estações, nada mais certo do que trazermos diversas dicas para você de cuidados com a saúde no outono. Continue a leitura e confira as dicas que separamos!

Entenda como o outono e a saúde se relacionam

Devido à queda da umidade relativa do ar comum durante o outono, alguns problemas de saúde podem acabar sendo agravados. Dentre eles temos, especialmente, as doenças respiratórias e alergias. Fora isso, durante a estação também é mais comum o aumento nas possibilidades de transmissão e contágio com alguns vírus, como o novo vírus da gripe, por exemplo.

Durante este período do ano, pessoas acometidas por algumas doenças crônicas, como a asma, rinite ou doenças relacionadas ao tabagismo também costumam sofrer mais. Isso se deve à poluição do ar, que é mais agravada durante a estação. Dessa forma, caso sofra com alguns dos problemas que citamos acima, é indispensável que mantenha cuidados redobrados durante o outono.

Além disso, é importante ressaltar que as pessoas com baixa imunidade também precisam se atentar a manter os ambientes mais abertos. Devido a maior possibilidade de transmissão de vírus e agravamento de diversas doenças respiratórias, é importante manter a circulação do ar em casa. No entanto, quais são os outros cuidados que devem ser tomados com a saúde durante o outono? Continue a leitura e confira as dicas que separamos para você!

5 dicas de cuidados com a saúde no outono

Em primeiro lugar, durante o período que estamos vivendo, é importante manter o distanciamento social adequado, evitar aglomerações e manter as dicas de segurança (vacinação, máscara e álcool gel). Em detrimento ao clima do outono, podemos estar mais sujeitos à contaminação com diversos vírus, inclusive o coronavírus ou uma de suas cepas, como a variante Ômicron e subvariante BA.2.

Além disso, vale ressaltar que durante o outono as pessoas ficam mais vulneráveis ao desconforto que a mudança das temperaturas pode causar. Por isso, pessoas que convivem com doenças crônicas como bronquite, asma, sinusite e diversas alergias precisam se atentar aos cuidados com a saúde durante o outono. Confira nossas dicas agora mesmo!

1. Mantenha os ambientes abertos

Locais fechados favorecem uma maior proliferação de diversos vírus transmitidos pelo ar. Por isso, geralmente essas doenças são mais comuns durante o outono, já que as pessoas tendem a manter as casas mais fechadas devido ao esfriamento do clima. Contudo, mesmo em meio aos dias mais frios, é importante evitar ambientes muito fechados, sempre buscando manter uma boa circulação de ar em casa.

2. Hidrate-se constantemente

Doenças respiratórias tendem a ser decorrentes do ar mais frio. Isso ocorre porque esse ar resfriado e mais seco tende a ressecar as vias respiratórias – permitindo que diversos vírus e bactérias se instalem facilmente. Isso promove mais crises alérgicas e o agravamento de doenças respiratórias. Contudo, mantendo o corpo bem hidratado, as chances de um ressecamento são menores. Assim, é possível manter a saúde em dia durante a estação.

3. Cuidado com a higiene das mãos

Conforme afirmado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o ato simples de lavar as mãos já reduz em até 40% as chances de uma pessoa contrair doenças como a conjuntivite, gripe e dores de garganta. Isso porque muitas dessas doenças podem ser contraídas por meio do contato das mãos com ambientes contaminados. Por isso, manter uma boa higiene das mãos, utilizando álcool em gel, é uma forma preciosa de cuidado com a saúde durante o outono.

4. Atente-se à sua alimentação

Uma das principais formas de fortalecer a imunidade é por meio de uma alimentação saudável. É dos alimentos que retiramos a maior parte dos nutrientes indispensáveis para uma vida mais saudável. Por isso, essa regra deve ser levada à risca não só no outono, mas durante todas as estações. Busque manter uma alimentação mais equilibrada, repleta de nutrientes e ingredientes naturais, e, claro, evite alimentos ultraprocessados.

5. Umidifique o ar de casa

O tempo seco do outono e a alta concentração de poluentes são uma das principais causas de doenças durante a estação. Por isso, a utilização de aparelhos para a umidificação do ar de casa é uma ótima maneira de cuidar da saúde de todos em casa. Isso diminui as chances da contração de alguns vírus e diminui as chances do surgimento de alergias durante o período.

Confira mais dicas de saúde no Blog CPAPS!

Gostou das nossas dicas de cuidados com a saúde durante o outono? Aqui em nosso blog, você tem acesso a diversas informações interessantes sobre cuidados com a sua saúde respiratória, qualidade do sono, tratamento da apneia e muito mais. Continue acompanhando todos os nossos artigos e confira todas as dicas de saúde que sempre trazemos para você. Clique aqui e acesse a página principal do nosso blog!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *