Danos que uma noite mal dormida podem causar ao cérebro

Será que você está dormindo o tempo necessário? A Fundação Nacional do Sono, nos Estados Unidos, divulgou, em 2015, um estudo com a recomendação de quantas horas de sono são ideais para manter a saúde em dia. A pesquisa revela que adultos de 18 a 64 anos devem dormir, diariamente, de 7 a 9 horas.

Excesso de trabalho, estresse, insônia, acúmulo de tarefas e distúrbios do sono são alguns dos vilões mais comuns de uma boa noite de descanso. Uma pesquisa realizada em 2013 pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM) aponta que 69% dos brasileiros avaliam seu próprio sono como ruim e insatisfatório – com problemas que vão desde a dificuldade para pegar no sono até acordar diversas vezes durante a noite.

Veja também: Sonolência diurna: quais são as causas?

Continue lendo este post e entenda as principais consequências de uma noite de sono mal dormida e confira dicas de como dormir melhor!

 

Quais são as principais consequências de um sono não reparador?

Você sabia que noites mal dormidas interferem, diretamente, na sua saúde como um todo?

Durante o sono nosso organismo produz um hormônio – leptina – que controla a sensação de saciedade ao longo do dia. Pessoas que dormem pouco produzem menores quantidades desse hormônio e, consequentemente, têm mais propensão a engordar.

Outro processo que acontece em nosso organismo enquanto dormimos é a produção de anticorpos. Portanto, uma noite de sono ruim reduz a função imune e o número de leucócitos – células responsáveis por combater corpos estranhos em nosso organismo – enfraquecendo a imunidade. Além disso, um sono não reparador dificulta a síntese dos hormônios de crescimento e do cortisol, uma vez que ambos são produzidos enquanto dormimos.

Dentre as principais consequências estão despertar cansado, a dificuldade de raciocínio e a ansiedade, que podem interferir na realização de tarefas do cotidiano.

Como dormir melhor?

Existem algumas pequenas e simples estratégias capazes de melhorar completamente seu sono. Confira e adote em sua rotina essas sete dicas:

  1. Escuridão total: apague todas as lâmpadas do quarto – inclusive as luzinhas incômodas de equipamentos;
  2. Silêncio absoluto: evite dormir ouvindo música ou vendo TV, prefira um ambiente totalmente silencioso;
  3. Regule a temperatura: mantenha um clima agradável e confortável conforme sua preferência. Assim não passará frio ou calor e, consequentemente, dormirá melhor;
  4. Celular longe: evite deixar o celular ligado ao lado da cama. As ondas eletromagnéticas obrigam seus neurônios a trabalharem a noite inteira, gerando fadiga ao acordar;
  5. Chá antes de dormir: aposte nos chás de maracujá, camomila ou erva cidreira antes de dormir. São excelentes para relaxar o corpo e a mente;
  6. Óleos no quarto: borrife no travesseiro óleos essenciais, pois estimulam o sono. Ex: 1 gota de bergamota + 1 gota de lavanda + 1 gota de camomila;
  7. Exercícios de respiração: adote a técnica 4-7-8. Feche a boca e inspire o ar pelo nariz por 4 segundos; segure a respiração e conte até 7; solte pela boca duante 8 segundos de uma só vez. Repita esse ciclo três vezes.

Conheça a CPAPS!

 Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

Sonolência diurna: 4 dicas para acabar com o sono durante o dia!

Fases do sono: conheça a importância de cada uma delas

Por que sentimos sono depois do almoço?

 

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

Comentários

  1. Avatar de Marcio Adriano de abreu
    Marcio Adriano de abreu

    Quando estou pegando no sono vem uma coisa não sei o que é quando vejo parece que vou morrer acordo sufocado tocindo sem ar coração acelerado parece que vou ter um infarto o que pode ser isso

  2. Avatar de Adriana Tenório Amaral
    Adriana Tenório Amaral

    Muito bom está pesquisa mim esclareceu bastante.
    Meu maior problema é o meu marido ,ele não dorme sem a TV e o celular ,e isto tem mim deixado muito irritada durante o dia e tbm minha mente ,não consigo mais ter uma boa memória , estou pensando em dormir separada dele em outro cômodo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *