Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

Entre os males silenciosos que atingem a população em todo mundo está a hipertensão. Ela atinge 30 milhões de pessoas em todo o Brasil e dificilmente dá algum sintoma, dificultando a detecção e o tratamento precoce. Hoje, dia 26 de abril foi o dia escolhido para promover a conscientização da importância da prevenção e combate da hipertensão. E nós, do CPAPS, somos engajados nesta causa!

A pressão alta acontece quando os vasos sanguíneos perdem a capacidade de se distender, fazendo com que a pressão aumente. Isso pode ser percebido na pressão arterial: se, após ser medida várias vezes, ela for igual ou superior a 14 por 9, o paciente é diagnosticado com pressão alta.

Causas da pressão alta

A pressão alta, na maioria das vezes, pode ser herança genética, quando existem casos na família. Mas ela também pode ser desencadeada com hábitos pouco saudáveis da nossa parte, como falta de atenção e de controle do peso, excessos na ingestão de sal e álcool e a falta da prática de atividades físicas. Por isso ela pode ocorrer também entre os jovens.

Apneia e hipertensão

A hipertensão e a apneia do sono estão relacionadas, pois, quando a pressão alta não é tratada da forma correta com o uso do CPAP ou o tratamento mais indicado, a falta de oxigenação faz com que o corpo libere adrenalina e a pessoa acorde para respirar. Assim a pressão arterial sobe e o coração dispara. Como isso ocorre várias vezes à noite, o problema pode ser agravado.

Tratamento para pressão alta

O tratamento da pressão alta se baseia no controle. Com o uso de remédios que controlam a pressão e com as mudanças para hábitos mais saudáveis, prática de exercícios físicos e com uma alimentação balanceada que regula o consumo de sódio. Mantenha a saúde em dia e proteja-se dos riscos que a pressão alta apresenta!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *