A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é um problema de saúde que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Também conhecida como bronquite crônica ou enfisema, ela é uma doença respiratória crônica que causa dificuldade para respirar e faz com que o ar permaneça preso nos pulmões.
Já a apneia do sono é um distúrbio que afeta a respiração enquanto as pessoas dormem. Entre suas diversas complicações e sintomas, ela também pode aumentar a quantidade de ácido no estômago, o que pode provocar refluxo e, consequentemente, inflamação nos pulmões. A doença é considerada uma das principais causas de morte nos países desenvolvidos. A seguir, explicamos a relação entre esses dois problemas respiratórios, seus sintomas e como tratá-los.
Conheça a relação entre doença pulmonar e apneia
Algumas pesquisas mostram que a apneia do sono pode contribuir para o desenvolvimento da DPOC, porém, não existe nada comprovado que uma doença esteja ligada diretamente a outra.
O que se sabe é que uma doença pode interferir na gravidade da outra. Na prática, a doença pulmonar obstrutiva crônica bloqueia o fluxo de ar e limita a respiração, podendo piorar casos de apneia do sono. Já ao contrário, a apneia pode aumentar a pressão arterial e limitar o fluxo de ar, gerando a dificuldade de entrada de ar nos pulmões.
Também é importante ficar atento, pois as duas condições de saúde têm alguns sintomas similares. Por conta disso, recomendamos que, ao sentir sintomas de uma dessas doenças, procure um médico especialista do sono.
Saiba quais fatores relacionam a apneia do sono e a DPOC
Obesidade
A obesidade é um dos principais fatores de risco para a apneia do sono, uma vez que a gordura pode interferir no funcionamento da musculatura que regula a respiração.
Quando o indivíduo tem excesso de gordura na região do pescoço, a musculatura responsável pela respiração fica envolvida por tecido adiposo, o que dificulta a respiração, uma vez que o diâmetro das vias respiratórias fica reduzido.
Fatores genéticos
Fatores genéticos também estão relacionados ao surgimento da apneia do sono, uma vez que algumas pessoas apresentam uma alteração na musculatura que regula a respiração, e esta é uma característica herdada de familiares próximos.
Além disso, algumas doenças que afetam o sistema respiratório, como a sinusite, também podem ser causadas por fatores genéticos.
Doença pulmonar crônica
A DPOC é uma doença crônica que caracteriza a obstrução crônica das vias respiratórias e a perda da elasticidade dos pulmões, o que dificulta a respiração. Ela também está relacionada ao surgimento do distúrbio respiratório de apneia do sono.
Entenda o tratamento para doença pulmonar e apneia
No caso de diagnóstico positivo para apneia do sono, o tratamento vai consistir no uso de um CPAP conectado em uma máscara que veda o nariz ou nariz e boca. Essa pressão produzida tem a função de impedir que as vias aéreas se fechem durante o sono, mantendo a respiração correta do usuário.
A DPOC, como é uma doença que afeta o fluxo de ar, também é tratada com terapia respiratória. Porém, o BiPAP é mais indicado do que o aparelho CPAP, pois ele conta com dois níveis de pressão que ajudam o usuário na inspiração e expiração. Para entender mais sobre como o BiPAP pode colaborar no tratamento da DPOC, clique aqui!
Conheça a CPAPS!
Em nossa loja online, você encontra as melhores opções para a sua terapia respiratória. Em caso de dúvidas, temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato conosco pelo whatsapp no (27) 995756948.
Fontes:
Deixe um comentário