Você é daqueles que costumam assistir TV antes de dormir, até pegar no sono? O hábito de acompanhar seu programa favorito e acabar dormindo é bem comum. No entanto, esse inocente costume é capaz de prejudicar a saúde a longo prazo. Isso mesmo, um estudo americano comprovou que dormir com o televisor ligado prejudica a saúde. Confira neste post tudo o que você precisa saber sobre o tema. Venha conferir.
Veja também! Como a luz azul pode prejudicar o sono?
Como a TV pode prejudicar a qualidade do sono?
Um estudo feito nos Estados Unidos pela Johns Hopkins Medicine, revelou que dormir assistindo TV (ou até mesmo assistindo séries em computadores ou tablets) pode trazer prejuízos à qualidade do seu sono. Pesquisadores do sono revelaram em entrevista ao site Popular Science.
A explicação é a seguinte: segundo uma pesquisadora, os principais problemas são os barulhos emitidos. Mesmo que não sejam suficientes para despertar um indivíduo que dorme, os ruídos causam uma pequena excitação no cérebro, o que pode levar à insônia crônica. Na TV, alguma das cenas pode conter sons mais intensos, como quando alguém dispara uma arma ou acelera um carro. Esses ruídos que causam o fenômeno que modifica o ritmo cerebral e interrompe o sono, impossibilitando que seja continuado de onde parou.
A estudiosa ainda afirma que, quando se é jovem, o corpo às vezes compensa uma noite mal dormida, o que faz com que os impactos relacionados à doenças sejam menores e nem sempre notados. Mas, a situação muda quando se envelhece.
Luz emitida por eletrônicos prejudica o sono

Mais um problema em dormir na frente de uma tela em funcionamento é por causa da luz, que pode ser extremamente prejudicial ao sono, pois impede a produção de um hormônio chamado melatonina, responsável por regular o sono.
Como ter uma boa noite de sono?
Dormir bem é extremamente importante para nossa saúde. Por isso, devemos criar hábitos que nos levem a ter uma noite de sono tranquila. Portanto, siga alguma de nossas dicas:
- Evite o uso de aparelhos eletrônicos de 30 a 60 minutos antes de deitar-se;
- Tem o hábito de dormir com a TV ligada? Deixe o volume o mais baixo possível e programe o desligamento automático para um tempo que seja suficiente para você pegar no sono, o que evita com que ela fique ligada a noite toda;
- Melhor ainda é substituir pela leitura antes de dormir;
- Siga a prática da higiene do sono, com atividades rotineiras que auxiliam a dormir melhor.
Lembre-se: dormir bem é fundamental para que o cérebro faça as conexões gastas durante o dia, preparando-o para outras atividades e aumentando a sensação de bem-estar. Dormir bem é saúde!
Conheça a CPAPS!
Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:
4 bons hábitos que ajudam a melhorar seu sono
Deixe um comentário