Excesso de peso, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e tabagismo… você sabia que todos esses pontos são fatores de risco para o desenvolvimento da apneia do sono? Mas, saiba que adotar um estilo de vida saudável pode minimizar os efeitos e até mesmo prevenir o ronco e a temida apneia do sono. Continue lendo e veja as dicas da CPAPS!
-
Higiene do sono: um ambiente escuro e calmo pode ajudar a dormir melhor. Portanto, antes de ir dormir, desligue todas as luzes, inclusive a da televisão e a do celular, e não fique exposto a nenhum barulho externo.
-
Evite alimentos estimulantes: chocolates e bebidas com cafeína, como chás, refrigerantes e café, podem atrapalhar o sono, mesmo quando consumidos durante o dia. Esses alimentos estimulam o sistema nervoso central e podem atrapalhar a dormir, principalmente para quem possui distúrbios como a apneia do sono.
-
Aposte nos exercícios físicos: as atividades físicas proporcionam muitos benefícios ao organismo, pois podem reduzir a ansiedade, melhorar a respiração e deixar o corpo mais “cansado” para uma boa noite de sono. No entanto, o indicado é que os exercícios sejam feitos pela manhã ou até três horas antes de dormir, para que a adrenalina não deixe o indivíduo agitado.
-
Adote uma alimentação saudável: uma rotina alimentar mais leve também pode favorecer o sono e prevenir a apneia do sono. Opte por refeições mais leves com frutas e vegetais, por exemplo, e não deixe de ingerir alimentos que provocam a produção de melatonina, o hormônio do sono, como cereja, banana, nozes e aveia. Outra dica são os chás relaxantes para dormir melhor!
Conte com a CPAPS!
Conheça a nossa loja online! Em caso de dúvidas, temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato conosco pelo whatsapp no (27) 3045-0605.
Fonte: Clêdisson Souza – fisioterapeuta – CREFITO – 246452/ES
Deixe um comentário