O sono é composto basicamente pelas fases não-REM e REM, que apresentam características e estágios distintos entre elas. Cada uma tem a sua importância durante a noite de sono. Dentre as fases do sono, o chamado REM é quando acontece o descanso profundo e é essencial para a recuperação da energia física para acordar disposto.
Já se perguntou como se chega ao sono profundo e o que acontece nesse processo? Reunimos neste post o que caracteriza cada fase do sono e a importância de alcançar cada uma. Confira!
Conheça as fases do sono
O sono é dividido basicamente em duas fases: NREM e REM. Na transição de uma para a outra, contém estágios que aumentam gradativamente a intensidade do repouso e recuperação da energia e mente.
REM é uma abreviação de Rapid Eye Movement, que traduzindo do inglês significa Movimento Rápido dos Olhos. O nome instituído a essa fase do sono se dá ao intenso movimento ocular durante o sono. Além disso, nessa fase do sono, a atividade cerebral é tão intensa, que pode se comparar a quando está acordado.
Os adultos podem ter, normalmente, em torno de quatro ou cinco períodos de sono REM durante toda a noite de sono. No início do sono, esses períodos são mais curtos, mas no final, podem ser mais longos. Somando os períodos, pode totalizar aproximadamente de 90 a 120 minutos por noite de sono REM.
Leia também:
+ Sonambulismo: o que é, quais são as causas e como tratar
+ Mito x verdade: dormir muito faz mal à saúde
+ Insônia: quais os sinais de alerta e como tratar o problema
Estágios da fase do sono não-REM
A fase do sono não-REM se divide em três estágios:
- 1º Estágio: fase da sonolência, quando se inicia a transição do sono leve para o mais profundo, em que a pessoa pode ser facilmente despertada.
- 2º Estágio: a atividade cardíaca é reduzida e os músculos ficam relaxados, nela também acontece a desconexão do cérebro com os estímulos do mundo real.
- 3º Estágio: caracterizada pelo descanso da atividade cerebral e pelo sono profundo, o que acontece em média 40 minutos por noite.
Fase do sono REM
Na fase do sono REM, acontece o descanso profundo e liberação de hormônios, além do repouso da mente. É uma fase de extrema importância para a recuperação da energia física. Nela também é quando acontece uma intensa atividade cerebral e a consolidação da memória. Outra importante característica desta fase é o intenso movimento ocular.
Saiba tudo sobre saúde do sono na CPAPS
Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Sempre abordamos assuntos como a saúde do sono, saúde respiratória, bem-estar, hábitos saudáveis e apneia do sono. Sempre com muitas dicas para te ajudar a ter uma vida mais saudável. Dá só uma olhada em alguns outros conteúdos que podem te interessar:
+ Qual é o travesseiro ideal para uma boa noite de sono?
+ Sonolência depois do almoço? Como evitar?
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
Deixe um comentário