Festas de fim de ano e sono: qual a relação?

O mês de dezembro é marcado por diversas celebrações: encontros de amigo-x, festas de fim de ano, ceia de Natal e Ano Novo. Durante todas essas confraternizações, além de exagerarmos na comida e bebida, acabamos indo dormir mais tarde do que estamos acostumados. Mas como isso pode ser prejudicial ao seu sono? Descubra neste post!

Contudo, isso é uma prática que pode ser muito prejudicial à saúde do seu sono. Isso se deve ao fato de que ao dormirmos muito fora do horário ao qual estamos acostumados, comermos ou bebermos muito antes de dormir interfere muito na qualidade do sono. No entanto, há formas de contornar esse problema e ainda aproveitar a celebração com amigos e família.

É possível aproveitar as festas de fim de ano e ainda assim manter a saúde e o sono em dia! Essas festividades são, geralmente, marcadas por mesas fartas. No entanto, a melhor dica é não exagerar nos alimentos mais pesados e gordurosos, pois eles costumam ter a digestão mais longa e, assim, pode dificultar a chegada do sono. Além disso, tendem a gerar azia e mal-estar, dificultando que você possa dormir bem. Aproveite sem exageros!

Neste post,  selecionamos 5 dicas para que você aproveite as festas de fim de ano sem prejudicar o sono, mantendo o bem-estar e a qualidade de vida. Continue a leitura e fique por dentro das formas de como curtir as festas de fim de ano sem prejudicar a saúde do seu sono.

5 dicas para aproveitar as festas de fim de ano com saúde

Como dissemos acima, há sim formas de aproveitar muito todas as festas de fim de ano sem prejudicar a saúde do seu sono durante toda a curtição. Continue a leitura, confira agora mesmo as nossas dicas e fique por dentro de como aproveitar o seu Natal e Ano Novo com a saúde do sono em dia!

1. Atente-se à alimentação nas festas de fim de ano

alimentacao
Dê preferência a alimentos leves, como peixes e saladas.

Durante as celebrações, é necessário que você escolha muito bem aquilo que vai comer. Esta dica se torna ainda mais importante quando as comemorações acontecem durante a noite, já que alguns alimentos mais pesados podem atrapalhar a qualidade do sono. Por isso, evite comidas muito gordurosas, cheias de carboidratos e de difícil digestão. Assim, pode aproveitar sem perder o sono depois.

+ Alimentação, sono e saúde: entenda a relação

2. Hidrate-se bem

Hidrate-se-bem
Beba um ou dois copos de água a cada drink.

A água ajuda a manter o corpo hidratado e regular o nível de álcool no sangue. Alguns especialistas indicam beber dois copos de água para cada copo de bebida alcoólica. Assim você evita dormir muito bêbado e, além disso, diminui as chances de acordar com uma baita ressaca no dia seguinte.

+ Garganta seca ao acordar: o que pode ser?

3. Atente-se às bebidas alcoólicas no Natal e no ano novo

bebidas-alcoolicas
Evite beber muito durante as celebrações.

As bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho e espumantes, costumam ser muito consumidas nesse período do ano, já que as festas de fim de ano são voltadas à celebração. Contudo, as bebidas alcoólicas relaxam os músculos da garganta e da língua, aumentando a incidência de ronco. Já os refrigerantes, cafés e energéticos também podem atrapalhar o sono, pois são estimulantes.

+ Ronco e álcool: você conhece a relação?

4. Evite o consumo de cigarros, pois atrapalha o sono

consumo-de-cigarros
O cigarro atrapalha a pegar no sono e torna a noite mais agitada.

É comum que, em algumas festas, algumas pessoas optem por fumar enquanto bebem. Contudo, a nicotina dificulta a produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono. Assim, tornando o ato de pegar no sono mais difícil. Além disso, ela estimula a produção de adrenalina, resultando em um sono superficial, fragmentado e até mesmo a insônia.

+ Cigarro antes de dormir: quais os riscos à saúde do sono?

5. Regule o seu sono após as celebrações

Regule-o-seu-sono nas festas de fim de ano
Volte à sua rotina de sono habitual o quanto antes.

A mudança de rotina é inevitável nesta época do ano, pois as festas costumam acontecer à noite, próximo da hora de ir dormir. Para amenizar os problemas com o sono, tente se organizar para voltar à rotina o mais rápido possível, para não prolongar o cansaço excessivo. Assim, você volta à sua rotina de sono normal e saudável.

+ Melatonina: descubra tudo sobre o hormônio do sono

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *