Você já acordou e sentiu a garganta e a boca secas? Garganta seca ao acordar é uma queixa comum entre quem sofre de apneia do sono, embora não seja um sintoma que se restringe a quem sofre desse problema. Existem também outras possíveis causas para a boca e garganta seca ao acordar. Neste post, nós vamos falar sobre elas, bem como algumas soluções. Continue a leitura!
Garganta seca ao acordar: entenda as causas
Um dos fatores mais comuns que ocasiona em acordar com a garganta ou mesmo a boca seca é simples: durante o sono, a respiração está ocorrendo pela boca, devido às obstruções nas vias respiratórias. Por isso, o primeiro passo é saber o que está causando a resistência respiratória.
Para solucionar o problema da garganta muito seca ao acordar é importante, primeiramente, descobrir o porquê a respiração durante a noite está acontecendo pela boca. Em alguns casos, está atrelada, principalmente, à obstrução nasal.
A obstrução nasal pode ocorrer apenas de um ou dos dois lados, sendo permanente ou transitória e parcial ou completa. Ao ter as vias aéreas respiratórias bloqueadas, você pode acabar realizando a respiração pela boca. E, na manhã seguinte, o resultado pode ser encontrado pelo mau hálito e, consequentemente, pela garganta seca.
Algumas doenças respiratórias e alterações na anatomia do sistema respiratório podem contribuir para esse quadro. Continue a leitura, entenda o que é e fique por dentro de alguns dos motivos para a obstrução nasal noturna:
Rinite
Definida como um processo inflamatório das vias aéreas, a rinite pode ser uma doença aguda ou crônica, ou seja, pode tanto ter curta quanto longa duração. Dentre as principais causas do problema, as infecções virais e alergias se destacam, causando a obstrução nasal e, por consequência, forçando a respiração pela boca, ocasionando na boca seca ao acordar.
A rinite não alérgica comumente tem início após os 20 anos de idade principalmente entre as mulheres, e é um problema que acomete cerca de um terço da população mundial. Em contraponto, a rinite alérgica tem estimativa de acometer entre 9% e 42% dos indivíduos, segundo o Journal of Allergy and Clinical Immunology.
Para tratar o problema, em primeiro lugar, é necessário procurar um médico otorrinolaringologista para consulta e orientação dos possíveis tratamentos para o problema. O especialista saberá a melhor forma de tratar o caso.
Desvio de septo ocasiona garganta seca ao acordar
Também chamado de desvio de septo nasal, esse problema acontece quando o septo não se encontra devidamente centrado no nariz. O septo é a estrutura responsável pela separação entre ambas as fossas nasais. Quando desviado, ele causa obstrução e congestão nasal, além da diminuição de espaço para a passagem de ar, dificultando a respiração. Para entender melhor sobre esse problema, listamos tudo nesse artigo aqui!
O tratamento dependerá da decisão do seu médico. No entanto, é comum a realização de uma cirurgia reparadora, que permite o alinhamento completo do septo nasal, assim, facilitando a respiração nasal durante a noite. Por consequência, esse tratamento proporciona o fim da necessidade da respiração pela boca, e além disso diminui a sensação matinal de garganta seca.
Sinusite
A sinusite é uma infecção nasal temporária, que ocasiona a obstrução nasal, assim dificultando a respiração durante a noite. Quando é tratada com antibióticos e limpeza nasal, acabará, não ocasionando mais complicações respiratórias, e nem nenhuma dificuldade para respirar durante a noite. No entanto, as pessoas que sofrem de sinusite crônica correm o risco de ter apneia do sono, devido à congestão nasal. Por isso, é de extrema importância buscar um especialista otorrinolaringologista e iniciar o tratamento o mais rápido possível!
Apneia do sono
Ela é um distúrbio que causa momentâneas paradas respiratórias ou uma respiração superficial durante o sono, o que ocasiona o ronco durante a noite, um sono turbulento e a respiração, comumente, pela boca, aumentando a sensação de garganta seca pela manhã.
O problema ocorre devido à obstrução das vias aéreas, causado por uma desregulação dos músculos da faringe. No entanto, quando o assunto é a garganta seca durante o tratamento contra a apneia do sono, existem algumas causas e formas de tratamento específicas.
Leia também:
+ Qual a relação entre sinusite e apneia do sono?
+ Deve-se usar água destilada no umidificador para CPAP?
+ 3 riscos de não usar água destilada no umidificador
Entenda como evitar garganta seca ao acordar
Existem muitas formas de evitar e tratar o problema. Como você leu acima, no caso das doenças inflamatórias, como rinite e sinusite, o tratamento pode ser mais simples, dependendo da indicação do seu especialista.
Já no caso do desvio de septo, comumente o tratamento se dá por meio de uma cirurgia corretiva. Porém, quando falamos do problema de garganta seca durante o tratamento contra a apneia do sono existem algumas recomendações que podem ajudar.
Evite vazamento da máscara
O vazamento na máscara de CPAP é inevitável durante o sono quando se faz o tratamento para apneia, em especial para as pessoas que costumam ter um sono mais agitado, onde os movimentos noturnos podem acabar deslocando a máscara de CPAP do rosto.
Esse vazamento se torna um problema quando a máscara se desloca do rosto ou fica mal ajustada por período de tempo muito longo, o que acaba levando a um vazamento mais intenso e consequentemente ao ressecamento, mesmo que utilize umidificador de CPAP.
Para evitar o vazamento da sua máscara, é importante fazer um relatório do seu CPAP com a ajuda de um especialista. Para isso, converse com um consultor via WhatsApp clicando aqui!
Utilize uma queixeira CPAPS

Para quem faz o tratamento da apneia do sono utilizando máscaras nasais e, mesmo assim, permanece acordando com a sensação de garganta seca, o mais indicado é adicionar o uso de uma queixeira ao tratamento. Esse produto ajuda a manter o maxilar estável durante o sono, assim evitando a abertura da boca, o que, comumente, ajuda a diminuir a possibilidade de garganta seca ao acordar.
Invista em um umidificador para CPAP

Se você usa uma máscara facial e tem o costume de abrir a boca à noite, independentemente do motivo, pode acabar acordando com a sensação de ressecamento. Para evitar o problema, você pode investir em um umidificador de ar para CPAP, que atua proporcionando mais conforto para o seu tratamento contra a apneia do sono.
Você também pode se interessar:
+ Principais causas de acordar com a boca seca
+ Máscara de CPAP: o que causa ressecamento de garganta e boca?
Fonte: Otovita
Deixe um comentário