Por mais que poucas pessoas relacionem os dois distúrbios, a apneia do sono e o hipotireoidismo podem, sim, ter certa conexão. Buscando esclarecer este assunto, neste blog abordamos melhor a relação entre os dois problemas, assim como contamos mais sobre os sintomas e formas de tratamento contra o hipotireoidismo. Continue a leitura e confira agora mesmo!
Relação entre hipotireoidismo e apneia do sono
Segundo especialistas em saúde, o hipotireoidismo é a doença mais comum da tireoide, e sua associação com a apneia do sono é investigada continuamente. Conforme afirmado pelo portal, os pacientes que convivem com esta alteração da tireoide costumam apresentar uma obstrução das vias aéreas superiores, o que leva a episódios repetitivos da apneia do sono.
Além disso, o artigo traz dados importantes sobre o assunto: entre 25% e 100% dos pacientes acometidos pelo hipotireoidismo podem desenvolver apneia ou outros distúrbios do sono. A explicação para essa relação é muito variada entre os especialistas. Alguns afirmam que se deve à dificuldade da contração e relaxamento muscular, perda de estriações e separação das fibras musculares.
+ Apneia do sono x tireoide: qual a relação?
Entenda melhor o hipotireoidismo
Como o próprio nome da doença já dá a entender, o hipotireoidismo é um problema que ocorre na tireoide – uma glândula que atua na regulação de órgãos importantes como o cérebro, coração e rins – assim como afirma o Ministério da Saúde. Esta doença se caracteriza pela queda na produção de hormônios T3 e T4.

Segundo o órgão, o hipotireoidismo é mais comum em mulheres. Contudo, isso não significa que homens sejam imunes ao desenvolvimento do problema. O chamado hipotireoidismo congênito, por exemplo, pode atingir pessoas de qualquer gênero ou idade, inclusive recém-nascidos.
Hipotireoidismo: sintomas
- Depressão;
- Intestino preso;
- Desaceleração dos batimentos cardíacos;
- Falhas da memória;
- Menstruação irregular;
- Dores musculares;
- Cansaço excessivo;
- Queda de cabelo;
- Pele seca;
- Aumento do colesterol;
- Ganho de peso.
O hipotireoidismo pode matar?
Em sua forma mais leve, o hipotireoidismo pode apresentar diversos sintomas como fraqueza ou sensação de desconforto. Contudo, com o passar dos anos sem um tratamento adequado, esta doença pode levar a sinais mais agressivos que podem impactar muito a vida do paciente. Além disso, é importante ressaltar que, em casos mais graves, o hipotireoidismo pode matar, conforme afirmado por especialistas.
Conheça o tratamento da doença
De acordo com as informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, o tratamento para o hipotireoidismo se dá por meio do consumo diário de levotiroxina – seguindo a prescrição médica de quantidade e dosagem, claro. Contudo, para que os efeitos possam ser notados, é preciso que o paciente faça o uso do composto medicamentoso todos os dias, no mínimo meia-hora antes de tomar café da manhã, ou seja, o remédio deve ser tomado em jejum.
Além disso, é importante ressaltar que os especialistas recomendam que qualquer outro medicamento que o paciente precise tomar ou seja prescrito pelo médico seja consumido, no mínimo, uma hora após o uso da levotiroxina. Isso impede que o outro composto medicamentoso interfira na absorção do remédio para tratamento do hipotireoidismo.
Continue se informando no Blog CPAPS
O que achou deste conteúdo? Aqui no Blog CPAPS divulgamos informações interessantes regularmente. Todos os nossos artigos são voltados para temas relacionados à apneia do sono, respiração saudável, saúde do sono, qualidade de vida e bem-estar. Além disso, aqui você confere várias dicas de como cuidar melhor da sua saúde. Clique aqui e acesse a página principal do nosso blog para continuar conferindo nossas matérias!
Deixe um comentário