No mês de Setembro recebemos o início da primavera, essa nova estação tem a tradição de trazer o inicio de um novo clico. A estação representa a transição do frio para o calor, essa nova fase pode trazer problemas para aqueles que sofrem de doenças respiratórias.
Veja também: Oxigenoterapia: confira tudo o que você precisa saber
Os contratempos da primavera
Considerada umas das estações mais elegantes do ano, a primavera é acompanhada da mudança das folhas e de alguns contratempos… Essa estação pode agravar alguns problemas respiratórios, reações alérgicas e algumas outras doenças.
Veja também: Sono de beleza: entenda se é mito ou verdade
Como receber a primavera?
A estação da primavera acontece em seguida do inverno e, durante o mesmo, passamos por longos meses com a casa fechada devido ao frio e quando se inicia a primavera, temos a liberdade de abrir as janelas e portas para receber o calor, promovendo assim uma melhor circulação do ar dentro de casa.
Para este novo momento, existem algumas atividades que podemos realizar para selar a transição das estações e receber a primavera. Começamos guardando nossas roupas de inverno que agora tendem a não precisarem mais de ser utilizadas, deve organizar o seu armário para limpá-lo e organizá-lo, limpar as paredes, janelas, tapetes e carpetes para jogar fora toda a sujeira que estava dentro de casa.
Veja também: Ciclismo: como esse exercício fortalece a saúde respiratória
Por que devemos tomar cuidado com a apneia na primavera?
Um dos fatores que agravam a apneia durante a primavera é a ocorrência da polinização comum da estação climática. O pólen carrega alto potencial alergênico, atingindo principalmente os pacientes que sofrem de doenças respiratórias.
Durante esse período do ano, as alergias e doenças respiratórias se agravam e consequentemente agravam a também a apneia do sono. Isso acontece pois durante este período, as doenças causam inflamações nas vias aéreas superiores dificultando ainda mais a respiração do paciente.
Veja também: Ciclismo: como esse exercício fortalece a saúde respiratória
Atente-se às mudanças de clima do início da primavera
Um grande causador de crises de doenças respiratórias durante o início da primavera são as alterações climáticas que acontecem na transição do inverno para a primavera. O aumento da temperatura com a saída do inverno, junto a umidade do ar, transforma os ambientes propícios a proliferação de fungos, ácaros e bactérias, grandes inimigos das doenças respiratórias.
Após o início da primavera é recomendado manter o nível de umidade do ar acima de 50%. Caso você não possua um umidificador, você pode estar utilizando baldes e bacias com água no ambiente durante os dias mais secos.
Veja também: Apneia do sono em mulheres: saiba como identificar
Como se prevenir no início da primavera
Confira algumas dicas de medidas que podem ser tomadas para as pessoas com doenças respiratórias e que sofrem com o tempo seco para minimizar o desconforto:
- Beba bastante água;
- Hidrate as narinas com soro fisiológico ou água;
- Utilize aparelhos umidificadores ou vaporizadores do ambiente, ou coloque bacias com água nos cômodos para minimizar o desconforto de crianças e idosos;
- Se for alérgico, evite ter carpete nos quartos. No caso do piso liso, será possível passar um pano úmido, pois quando se varre o quarto, espalha-se mais poeira;
- Utilize roupas de cama antialérgicas.
- Evite ter no quarto plantas, animais e bichos de pelúcia;
- Com o tempo seco, principalmente, tenha cuidado com a exposição excessiva ao sol.
Antecipe-se aos transtornos e esteja preparado para qualquer contratempo que a primavera possa trazer, clique no botão abaixo e confira mais conteúdos como este em nosso blog!
Deixe um comentário